Buscar

7898b311-c63b-448c-9a5e-3df6ff6bb805.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera 
Licenciatura em pedagogia
Lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade de crianças com deficiência.
Sabrina Nunes Viana Duarte
Cuiabá
2020
Universidade Anhanguera 
Licenciatura em pedagogia
Portfolio referente as disciplinas disponibilizadas neste semestre
Sabrina Nunes Viana Duarte
Cuiabá
2020
Sumario
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Significado de lazer, Inclusão e acessibilidade
4. Tipos de deficiência e Preconceito da sociedade
5. Projetos e programas
6. Projeto LIA
7. Direito de lazer para crianças com deficiência 
8. Conclusões finais
9. Bibliografia 
Introdução
Neste portfólio será abordado assunto sobre lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade de crianças com deficiência. Informando qual o significado de cada ponto aqui apresentado. 
Será informado também, sobre as leis, projetos e materiais usados para melhorar a qualidade de vida das crianças com deficiência.
Vamos ver como houve grande mudança na tratativa das pessoas com deficiência, e quais os resultados das mesma.
Lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade de crianças com deficiência.
 As pessoas deficientes não são anormais, são diferentes. Sendo diferentes fisicamente, apresentam diferentes ideias ou ideais sociais, apresentando diferentes condutas e ações, como todo mundo. 
 Para iniciarmos estes temas acredito que seja preciso aprender qual o significado de cada palavra que conta neste titulo.
· Lazer é uma atividade que nos agrada em nosso momento de descanso, ou seja, é algo que nos traz tranquilidade. 
 Todos os parquinhos públicos deverão ter no minimo 5% de seus brinquedos adaptados, segundo a lei de nº 13.443/17, aprovada em nove de setembro de 2015. 
Mas oque é lazer para uma criança com deficiência? É poder se divertir como as demais crianças e junto com as demais crianças, e aprender brincando. E é ai que entramos no campo da aprendizagem.
· Aprendizagem é o efeito ou consequência de aprender. 
Uma criança com deficiência não consegue aprender da mesma forma que uma criança "normal". E ai que surge o desenvolvimento de métodos de ensino que abrange todas as crianças e faz a inclusão acontecer. A matéria de educação física é para muitos uma disciplina que as crianças com deficiência motora não esta capacitada para fazer. Porém hoje existem projetos e cursos que fazem com que essa disciplina não seja esquecida para essas crianças. E então que entramos na inclusão, porque com a ajuda de outros alunos, o aluno com deficiência física tem mais a possibilidade.
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Lei nº 13.146
· Inclusão é a integração absoluta de pessoas que possuem necessidades especiais ou especificas numa sociedade.
Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Lei nº 13.146
Toda criança ou adulto com deficiência dever ser incluído em qualquer processo de que queira fazer parte. A inclusão ajuda a criança a se desenvolver melhor independente de qual seja sua deficiência.
· Acessibilidade algo acessivo, ou seja, para que toda pessoa tenha acesso, seja disponível ou que possa ser visto.
Art. 3 I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
Toda é qualquer pessoa com deficiência tem o direito de acessibilidade. Uma palavra que ainda causa muito preconceito. 
Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Oque é considerado acessibilidade para pessoas com deficiência? Rampa, piso tátil, barra de apoio, materiais de ensino adequado, transporte escolar, entre outras coisas. Mais será que todas as escolas estão tendo a acessibilidade necessária para o desenvolvimento correto dessas crianças?
Tipos de Deficiência e Preconceitos da Sociedade
Existem as deficiências físicas (de origem motora: amputações, malformações ou sequelas de vários tipos), as deficiências sensoriais, que se dividem em deficiências auditiva (surdez total ou parcial) e visuais (cegueira também total ou parcial e deficiências mentais (de vários graus, de origem pé, Peri ou pós-natal). (RIBAS,1994,p.26)
Cada deficiência tem sua particularidade e especificidade no que se refere à questão da origem e demais complicações que são acarretadas em consequência dessa deficiência.
Decreto n° 5296 art.70°, que altera o art. 4ª do Decreto n° 3298/99 considera: “Deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, [...]”
O ideal seria a real concretização do paradigma da inclusão:
A sociedade torna-se um lugar viável para a convivência entre todas as pessoas, de todos os tipos e condições na execução de seus direitos, necessidades e potencialidades. Nesse sentido os adeptos e defensores da inclusão, chamados de inclusivistas, estão trabalhando para mudar a sociedade, a estrutura dos seus sistemas sociais comuns, suas atitudes, os seus produtos e bens, a sua tecnologia, em todos os aspectos: educação, trabalhos, saúde, lazer, mídia, cultura, esporte, turismo, transporte, etc. (SASSAKI, 2005)
Seguem alguns exemplos de estigma, segundo Sassaki (2005):
• Deficientes físicos (especialmente em cadeiras de rodas ou com muletas) são retratados
sempre como pobres, pedintes ou vendedores de doces ou outros objetos de pequeno valor nos cruzamentos de avenidas.
• Deficientes mostrando sua deficiência como fonte de tristeza e infelicidade para si mesmos e para os membros sua família.
• Deficientes considerando-se inválidos para exercer qualquer espécie de profissão.
• Pessoas com deficiência física severa ou deficiência múltipla mostradas vivendo em instituições de caridade.
• Paraplégicos e tetraplégicos vistos como incapazes de procriarem e desprovidos de sexualidade.
A sociedade insiste em permanecer inflexível, atribuindo as mesmas
obrigações para um deficiente como se esse fosse uma pessoa não deficiente. (ADAMS, et.al.1995, p. 1)
Projetos e Programas 
Com o programa Toda criança na escola, preconiza a universalização do
atendimento educacional com qualidade. O documento do MEC ressalta que:
Com base no reconhecimento da diversidade existente na população escolar e na necessidade de respeitar e atender essa diversidade, o presente trabalho focaliza o currículo como ferramenta básica da escolarização; busca dimensionar o sentido e o alcance que se pretende dar às adaptações curriculares como estratégias
e critérios de atuação docente; e admite decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de os alunos aprenderem, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. (BRASIL, MEC, 1999, p. 15)
Os professores devem ser capacitados e constantemente atualizados em metodologias e técnicas de ensino, mas, na realidade, isso não acontece. É muito difícil, para não dizer impossível que um único professor atenda em uma mesma classe um aluno cego, um surdo e um com paralisia cerebral, por exemplo. Atualmente, o professor não apresenta habilitação para esse tipo de atuação e nem as próprias escola possuem estruturas para receber
tais estudantes.
Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade.
O Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) surgiu no ano de 2013 em Curitiba/PR. Em novembro de 2018, um grupo de mães de Bauru/SP se reuniu para trazer este projeto ao município.
Cobramos das autoridades a implantação brinquedos adaptados em parquinhos públicos. Reunimos famílias, amigos, profissionais na busca pelo Lazer, Inclusão e Acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também tem assegurado este direito.
O projeto busca construir parquinhos, para crianças com necessidades especiais, criando assim a inclusão com as demais crianças.
Direito ao Lazer para pessoas com deficiência
O presente manual preocupa-se em criar parâmetros de acesso ao portador de
deficiência não só ao hotel, mas aos locais turísticos em geral, sugerindo adaptações, como rampas, patamares, portas e sinalizações especiais, que garantam a circulação e o acesso, interno e externo, a apartamentos, banheiros, calçadas, travessias, estacionamento e meios de transporte. (EMBRATUR, Manual de recepção e acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a empreendimentos e equipamentos turísticos)
Art. 17. Os serviços do SUS deverão promover ações articuladas para garantir à pessoa com deficiência e sua família a aquisição
de informações, orientações e formas de acesso às políticas públicas
disponíveis, com a finalidade de propiciar sua plena participação social.
Parágrafo único. Os serviços de que trata o caput deste artigo podem
fornecer informações e orientações nas áreas de saúde, de educação,
de cultura, de esporte, de lazer, de transporte, de previdência social,
de assistência social, de habitação, de trabalho, de empreendedorismo,
de acesso ao crédito, de promoção, proteção e defesa de direitos e nas
demais áreas que possibilitem à pessoa com deficiência exercer sua
cidadania.
Conclusões finais
Essas palavras trabalham juntas para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência. Como futura educadora acredito que ainda precisamos fazer mais por nossas crianças, acredito que essa é uma das coisas que devamos dar uma nova analisada para que essas crianças, todas elas possam ser mais felizes e para que possam se desenvolver mais. Situações inclusivas, voltadas para a Cultura, a Educação, o Lazer e demais setores sociais, contemplando a diversidade, tentando reduzir os perversos efeitos das situações discriminatórias, preconceituosas, excludentes a que qualquer pessoa, com deficiência ou não, está exposta na vida social.
A escola deve trabalhar com a acessibilidade viável nas áreas comunicacional, arquitetônica, programática, metodológica e atitudinal, tanto na sala de aula quanto nas demais dependências da instituição, buscando sempre recursos e estratégias que promovam acesso e permanência dos acadêmicos com deficiência em todo contexto educacional.
Bibliografia
https://www.dicio.com.br/lazer/ 
https://www.dicio.com.br/aprendizagem/ 
https://www.dicio.com.br/inclusao/ 
https://www.dicio.com.br/acessibilidade/ 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/lei/l13146.htm
http://www.galvaofilho.net/TA_educacao.pdf
https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/gt11-deficientes.pdf
https://www.projetolia.com.br/?fbclid=IwAR0TiJKTbqzOY9UzCOuC7JQEGjpW8scq0WJbw4QblehQXhyFB2_xNqtY8o
Aulas disponibilizadas no espaço do AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando