Buscar

712919

Prévia do material em texto

6o
Geografia
2o bimestre – Aula 15
Ensino Fundamental: Anos Finais
Projeções cartográficas – Parte 2
ANO
2024_AF_V1
Projeção de Peters;
Projeção de Mercator.
Conhecer duas das principais projeções cartográficas mais utilizadas na representação do espaço geográfico: Peters e Mercator.
Conteúdo
Objetivos
2024_AF_V1
(EF06GE22*) – Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação, entre outros, em diferentes representações cartográficas.
(EF06GE26*) – Identificar diferentes representações do planeta Terra e da superfície terrestre.
5 MINUTOS
Observe as imagens no próximo slide e responda: 
Quais diferenças você consegue observar entre as duas projeções cartográficas apresentadas? 
 Levante a mão para responder
Para começar
2024_AF_V1
5 MINUTOS
 Levante a mão para responder
Para começar
2024_AF_V1
Apesar dos dois mapas mostrarem o planeta Terra planificado, eles são muito diferentes um do outro. 
O primeiro mapa é uma projeção de Mercator e chama a atenção pelo tamanho da Groenlândia e da Antártida. 
O segundo é uma projeção de Peters e chama a atenção pela forma dos continentes que parecem mais alongados, além de mostrar a Groenlândia e a Antártida bem reduzidas nos polos.
Correção
Para começar
2024_AF_V1
Em 1569, o cartógrafo Gerhard Mercator apresentou esta projeção cilíndrica em que os paralelos e os meridianos se cruzam em ângulos retos. É uma projeção muito usada, por isso estamos familiarizados com ela e acreditamos que seja a mais correta, mas nela a parte central está mais proporcional, enquanto os polos aparecem de forma bem exagerada.
Projeção de Mercator
Imagem 1. Projeção conforme, de Mercator.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
A projeção ao lado foi apresentada em 1973 por Arno Peters e foi baseada em uma representação de 1885. É também uma projeção cilíndrica que procura preservar o tamanho dos continentes, mas apresenta distorções na forma. Neste caso, a Europa parece estar achatada, enquanto a América do Sul e África parecem alongadas. 
Projeção de Peters
Imagem 2. Projeção equivalente, de Peters.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Existem muitas projeções e diferentes formas de representar e planificar o planeta Terra. Faça, na internet, uma busca de mapas que não tenham a Europa no centro, como os que mostram o oceano Pacífico ou a América no centro do mapa. Em seguida, compare esses mapas com outros mapas que você conhece. Escreva em seu caderno o que mais chama a atenção em cada mapa, ressaltando as diferenças e semelhanças entre eles. 
5 MINUTOS
Certo é certo
2024_AF_V1
Na prática
É muito interessante observar mapas em que outros continentes ou oceanos estejam no centro da representação. Quase todos os mapas que observamos são eurocêntricos, ou seja, têm a Europa no centro. É importante olhar o mundo de diferentes pontos de vista. Isso permite destacar diferentes aspectos do planeta e focar nossa análise em elementos que, muitas vezes, ficam ocultos nas projeções que encontramos com mais frequência.
Correção
2024_AF_V1
Na prática
Já vimos que as projeções cartográficas são representações da esfera terrestre em superfície plana, ou seja, em um mapa. Vimos também que todas apresentam algum tipo de distorção, mesmo que estejamos habituados a ver algumas representações mais frequentemente que outras. Portanto, é importante lembrar que não podemos considerar algumas como “corretas” e outras como erradas. É importante entender que essas projeções são apenas diferentes e que, dependendo das características que elas preservam nos mapas, terão aplicações e utilidades distintas.
Diferentes formas de representar a Terra
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Cada tipo de projeção tem um objetivo variado, ou seja, cada uma utiliza suas características para diferentes propósitos e aproveita os elementos representados de forma mais fiel. A projeção de Mercator, por exemplo, foi amplamente usada para cartas náuticas, pois preserva os ângulos entre paralelos e meridianos, facilitando a navegação em alto mar. Para mapas urbanos e estudos sobre relevos ou superfícies, as projeções desse tipo também são úteis.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Imagem 3. Carta náutica da Baía de Santos, no litoral do estado de São Paulo.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
A representação ao lado apresenta a sobreposição dos mapas de Mercator e de Peters. Observem que com ela podemos comparar o tamanho, a posição e o formato dos continentes e oceanos. 
Comparando as projeções
Imagem 4. Projeções de Peters e Mercator sobrepostas.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu uma projeção azimutal para ser o símbolo da organização. A ideia foi a de escolher um ponto no Polo Norte para passar a ideia de neutralidade sem dar foco central em nenhum continente. A ideia era representar o intuito da ONU em ser uma organização que defende que todos os continentes tenham a mesma importância.
Nem Peters, nem Mercator
Imagem 5. Bandeira da ONU.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
10 MINUTOS
A projeção de Mercator é  uma das mais utilizadas e reconhecidas no mundo, mas isso não faz dela a forma mais precisa ou correta de se retratar nosso planeta. Um bom exemplo está no exagero da área da Groenlândia, que apesar de ser cerca de 15 vezes menor que a África, aparece quase do mesmo tamanho do continente na projeção de Mercator. Com isso em mente, discuta com sua turma e com o professor a seguinte questão:
Qual é a importância de se conhecer diversas maneiras de representar o planeta Terra?
Discussão disciplinada
2024_AF_V1
Aplicando
Cada projeção cartográfica viabiliza diferentes usos, de acordo com as adequações às suas características. Ao retratar melhor certo aspecto da realidade, como proporção entre áreas ou distâncias entre determinados pontos, uma projeção se torna mais eficiente para objetivos que se beneficiam desse mesmo aspecto. 
2024_AF_V1
O que aprendemos hoje?
Slides 4 e 6 – Imagem 1. Projeção de Mercator. Disponível em: https://www.infoescola.com/cartografia/projecao-de-mercator/. Acesso em: 15 mar. 2024.
Slides 4 e 7 – Imagem 2. O que é a projeção Gall-Peters, mapa que promete acabar com '4 séculos de visão colonialista' do mundo. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/o-que-e-a-projecao-gall-peters-mapa-que-promete-acabar-com-4-seculos-de-visao-colonialista-do-mundo.ghtml. Acesso em: 17 mar. 2024.
Slide 12 – Imagem 3. Trecho da Carta Náutica DHN-No 1711 (Brasil-Costa Sul-Proximidades do Porto de Santos-Escala natural: 1:80.000). Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Trecho-da-Carta-Nautica-DHN-N-1711-Brasil-Costa-Sul-Proximidades-do-Porto-de_fig1_266878147. Acesso em: 17 mar. 2024.
Slide 13 – Imagem 4. Projeções de Peters e Mercator sobrepostas. Disponível em: https://www.reddit.com/r/MapPorn/comments/3ol0wu/peters_vs_mercator_projection_comparison_1229x782/ e https://youtu.be/CGYdRcGdF9I?si=dIG6RZ4Zxl3yzjKe. Acesso em: 17 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Slide 14 – Imagem 5. Bandeira da ONU. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas#/media/Ficheiro:Flag_of_the_United_Nations.svg. Acesso em: 17 mar. 2024.
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011.
LESCURA, Monique G. G. et al. Projeções cartográficas: diferentes maneiras de representar a superfície terrestre e suas distorções. Revista Interdisciplinar de Tecnologias na Educação [RINTE], v. 9, n. 1, Ed. Especial: IX SEC Simpósio de Ensino de Ciências, Lorena, SP, 2023.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo em Ação. Caderno do Estudante, Geografia, 8o ano, 1o bimestre.
2024_AF_V1
Referências
2024_AF_V1
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image10.png
image11.png
image12.jpgimage13.jpg
image14.png
image15.png
image16.jpg
image17.png
image7.png
image8.png
image9.png

Continue navegando