Buscar

Complementar Ativo Intangivel

Prévia do material em texto

Ativo Intangível:
São definidos como os valores gastos em elementos patrimoniais intangíveis, mas que, dependendo da empresa, são necessários para sua atividade operacional. Pela Lei nº 11.638 de 28/12/2007, os intangíveis são direitos que tem por objeto bens incorpóreos destinado as operações da companhia. Podem incluir o Goodwill adquirido, que é o valor resultante de uma aquisição de empresa em valor superior ao valor de mercado do seu Patrimônio Líquido.
a) Marcas, patentes, fundo de comercio adquirido.
b) Direitos de exploração de jazidas.
c) Goodwill adquirido
As referências ao gastos e despesas incorridos, definem e reconhecem as despesas aplicáveis quando incorridos:
1- Atividades destinadas à obtenção de novo conhecimento 
2- Busca, avaliação e seleção final das aplicações dos resultados de pesquisas ou outros conhecimentos.
3- Busca de alternativas para materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou serviços.
4- Formulação, projeto, avaliação e seleção final de alternativas possíveis para materiais, dispositivos, produtos, sistemas ou serviços novos ou aperfeiçoados.
O valor amortizável de um ativo intangível com vida útil definida deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada. Entretanto um ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado. É importante notar que a vida útil deve ser definida em função dos benefícios.
A importância de avaliar esses bens está diretamente relacionada à sua transação no mercado, seja como garantias fiduciárias, principalmente para empresas prestadoras de serviços que não tem lastro em bens de capital; integralização de capitais na empresa para posterior abertura do capital ou outras operações financeiras e comerciais; venda de uma empresa; abertura da empresa para franquias, e entrada ou saída de sócios, bem como na dissolução da sociedade e distribuição acionária no aporte de novos capitais.
 Referências bibliográficas
http://fenacon.org.br/noticias/saiba-por-que-ha-normas-contabeis-mais-restritas-para-pmes-2787/ Acesso em 28.08.2020
JUNIOR, Jose Hernandez Perez; BEGALLI, Glaucos Antônio. Elaboração e Analise das Demonstrações Contábeis. In: ANALISE das demonstrações contábeis. [S. l.]: Atlas, 2017. cap. 10, p. 91.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica: atualizado conforme as leis n. 11.638 e b. 11.941/2009. In: CONTABILIDADE Básica. 30. ed. [S. l.]: Saraiva, 2017.

Continue navegando