Buscar

Avaliação Final discursiva Desenho auxiliado por computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Considere que você está desenvolvendo um projeto de residência, utilizando-se dos recursos do software AutoCAD para a representação gráfica. Partindo do princípio que você está desenhando um cômodo qualquer da residência, por exemplo, um dormitório, descreva o passo a passo, com os respectivos comandos do AutoCAD, para a elaboração de paredes, inserção de aberturas e corte das linhas desnecessárias de paredes.
	Resposta Esperada:
O desenho da residência começa pelas paredes da residência. O desenhista deve ativar o comando line (linha), desenhando-a na interface gráfica. Após, digitar a espessura da parede (por exemplo, 15 centímetros), além de selecionar a linha e de clicar na direção a ser duplicada. Dependendo da situação e da experiência do desenhista, o comando extend (estender) deve ser acionado, fazendo com que as linhas se encontrem em ângulo de 90°. Para inserir as janelas, o desenhista deve ativar o comando block (bloco), selecionando a janela (biblioteca do AutoCAD) e definindo o ponto de inserção da janela em planta. Quanto ao acabamento das paredes, configurando a característica formatação de linhas paralelas (sem interrupção), o desenhista deve utilizar o comando trim (cortar), limitando o corte em relação a uma linha de referência, proporcionando as já citadas linhas paralelas sem interrupção (não interrompidas). As linhas auxiliares, de construção das paredes, devem ser eliminadas para facilitar a leitura e compreensão do projeto.
	2.
	As coordenadas relativas são baseadas no último ponto adicionado no desenho, sendo este classificado como ponto de referência. Quando não se conhece as coordenadas do ponto de referência ou o usuário necessita utilizar a referência de algum objeto que esteja desenhado na interface gráfica, o AutoCAD proporciona a ferramenta "Snap" na barra de rodapé. Ao ativar esta ferramenta, abre-se uma janela de diálogo no qual ficam à disposição do usuário vários comandos para a seleção de pontos de referência. Com base no exposto, disserte sobre as funções dos pontos de referências ENDPOINT, MIDPOINT e CENTER.
	Resposta Esperada:
A opção de seleção de pontos de referências ENDPOINT tem a função deselecionar a extremidade mais próxima de um determinado objeto, podendo ser uma reta, um polígono ou um arco. Já a opção do MIDPOINT caracteriza-se em localizar o ponto do médio de um objeto, podendo ser: linha, arco ou círculo. A opção CENTER localiza o centro do arco ou de um círculo.

Outros materiais