Buscar

EXERCICIO DE DIREITO DO TRABALHO 8ª PERIODO ASA VALOR 20 PONTOS

Prévia do material em texto

EXERCICIO DE DIREITO DO TRABALHO 8ª PERIODO ASA VALOR 20 PONTOS.
1-Configura-se hipótese de extinção do contrato de trabalho por vontade do empregador exceto:
a)dispensa por justa causa
b)dispensa sem justa causa
c)distrato
d)morte do empregada
2-É pressuposto da aplicação da justa causa:
a)não eventualidade da falta
b)imediatidade da punição
c)pronunciamento judicial
d) licença prévia do empregado
3- o Sindicato dos professores do município de Caxoeira do Brumado está negociando com o colégio Padre Belchior situado no referido município a fixação das condições de trabalho para vigorar nos próximos dois anos. O instrumento resultante desta negociação será:
a)contrato coletivo de trabalho
b)convenção coletivo de trabalho
c)contrato plúrimo de trabalho
d)acordo coletivo de trabalho
4- Quanto aos princípios de Direito Coletivo do Trabalho:
I. O princípio da interveniência sindical na negociação coletiva propõe que a validade do processo negocial coletivo submeta-se à necessária intervenção do ser coletivo institucionalizado obreiro. No caso brasileiro, o sindicato.
II. O princípio da criatividade jurídica da negociação coletiva traduz a noção de liberdade das partes para criar cláusulas contratuais, que por serem inseridas em um instrumento negocial, não possuem força normativa.
III. O princípio da adequação setorial negociada trata da possibilidade de os sindicatos e empresas estabelecerem entre si, cláusulas normativas específicas para a aplicação em determinado setor da empresa, atendendo aos seus interesses particulares.
a)I, II e III.
b)I e II, 
c)apenas.II e III, 
d)apenas.I,
5- Justiça do Trabalho reconheceu a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho de Gabriela. Em consonância com Súmula do TST, Joana, advogada de Gabriela, comunicará a sua cliente que ela possuirá direito a receber:
a) cinquenta por cento do valor do aviso prévio, bem como o décimo terceiro salário e as férias proporcionais na sua integralidade.
b) cinquenta por cento do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário das férias proporcionais e multa do FGTS.
c) aviso prévio integral de acordo com a nova legislação vigente, décimo terceiro salário e férias proporcionais.
d) aviso prévio integral de acordo com a nova legislação vigente, apenas.
6- Ramiro e João trabalharam para a sociedade empresária Braço Forte Ltda. Ramiro foi dispensado por justa causa João pediu demissão e a sociedade empresária o dispensou do cumprimento do aviso prévio.
Sobre as verbas rescisórias, devidas a cada um dos empregados a partir do
caso descrito, assinale a afirmativa correta.
a)No caso de Ramiro, este tem direito apenas ao recebimento das férias vencidas e, no caso de João, apenas o saldo de salários.
 b)No caso de Ramiro, terá direito de receber somente o saldo de salário e as férias proporcionais; e, no caso de João, receberá apenas o decimo terceiro salário proporcional.
 c)No caso de Ramiro, este deverá receber apenas o saldo de salário; e, no caso de João, deverá receber o saldo de salario, férias proporcionais e 13º salário proporcional.
 d)Em ambos os casos, as verbas rescisórias devidas serão apenas o saldo de salário, e as férias proporcionais.
7-São casos de rescisão indireta do contrato de trabalho exceto:
a)incontinência de conduta
b)correr perigo manifesto de mal considerável
c)condenação criminal do empregador
d)embriaguez habitual
8- Na morte do empregador pessoa física o contrato de trabalho:
a)extingue-se automaticamente em razão da pessoalidade
b)extingue-se mediante pronunciamento judicial
c)continua a vigorar se o empregado não considerar o contrato rescindido
d)não pode se extinguir em razão do principio da continuidade da relação de emprego
9-quais são os tipos de conflitos coletivos existentes e explique a natureza de cada um deles
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-Consideradas as afirmações abaixo, marque a resposta correta:
I - As modalidades de extinção do contrato de emprego classificam-se, segundo as causas de ruptura do vínculo em: extinção decorrente da conduta do empregado, lícita ou ilícita; extinção decorrente da conduta lícita ou ilícita do empregador; e extinção contratual decorrente dos fatores excepcionais, estranhos à conduta de empregado ou empregador. Na última modalidade enquadram-se, como exemplos, a aposentação compulsória do empregado e a morte do empregado.
II - Ocorrendo dispensa arbitrária ou despedida sem justa causa, são devidos ao empregado: aviso prévio, décimo terceiro salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de um terço, liberação do FGTS do período contratual acrescido da multa de quarenta por cento . Pode, ainda, receber as guias para fruição do seguro-desemprego, observadas as exigências legais.
III - Quando o empregado pede demissão, se contar com menos de um ano de contrato de emprego, terá direito, apenas, ao décimo terceiro salário proporcional. Se tiver mais de um ano de contrato, receberá o décimo terceiro salário proporcional e as férias proporcionais acrescidas de um terço.
IV - A morte do empregado causa, necessariamente, a dissolução do contrato de emprego, considerado o requisito pessoalidade. Os efeitos financeiros serão como se o empregado tivesse pedido demissão. No entanto, se a morte for provocada por culpa do empregador, serão devidos os títulos indenizatórios próprios da rescisão indireta do contrato de emprego. Exceto o aviso prévio.
V - A morte do empregador pessoa natural não levará à extinção do contrato de emprego se o empreendimento prosseguir por meio dos sucessores e o empregado não tiver interesse no término do contrato. Se, porém, o empregado não quiser prosseguir no emprego, tem direito às mesmas verbas previstas para o caso de despedida sem justa causa, exceto quanto saque dos depósitos do FGTS . 
a)Somente I e II estão corretas.
 b)III, IV e V estão corretas.
 c)Somente V está errada.
 d)Todas as afirmações estão corretas.

Continue navegando