Buscar

Mônica celebrou contrato de trabalho com Construtora Aurora Ltda. em 19/10/2014. Em 12/04/2016 foi dispensada imotivadamente, com aviso prévio inde...

Mônica celebrou contrato de trabalho com Construtora Aurora Ltda. em 19/10/2014. Em 12/04/2016 foi dispensada imotivadamente, com aviso prévio indenizado, sem receber qualquer valor rescisório ou indenizatório. No dia 19/04/2016 obteve os resultados dos exames que confirmaram sua gravidez de 2 (dois) meses. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
não, pois na segunda parte do item II da Súmula 244 que após o período de estabilidade as garantias restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes.
sim devido a decisão recente em 15.03.2017 o TST não se aplicar o entendimento do item III da Súmula 244, quando se tratar de contrato de trabalho temporário.
Não, pois como versa o item I da Súmula 244 do TST, o desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito de pagamento da indenização.
Sim, vide parte final do item II da Súmula 244 do TST.
A) Caso Mônica ajuíze ação trabalhista após o período da estabilidade garantido à gestante, não terá direito a qualquer efeito jurídico referente à estabilidade.
B) Não há direito da empregada gestante à estabilidade provisória na hipótese de admissão mediante contrato de experiência, uma vez que a extinção da relação de emprego, em face do término do prazo, não constitui dispensa arbitrária ou sem justa causa.
C) O desconhecimento, pelo empregador, do estado gravídico de Mônica afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade.
D) Na hipótese de ajuizamento de ação trabalhista no último dia do prazo prescricional, Mônica terá direito apenas aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade garantido à gestante.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO DO TRABALHO II CC 3
1 pág.

Direito do Trabalho II Faculdade de AlagoasFaculdade de Alagoas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) O desconhecimento, pelo empregador, do estado gravídico de Mônica afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais