Buscar

APS PISC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Thales Henrique de Oliveira e Sousa 
matricula: 201751014 
Curso: Enfermagem 
 
Disciplina Programa de interação Saúde e Comunidade (PISC)
ATIVIDADE 1: o estudante deverá pesquisar individualmente artigos científicos sobre atenção básica em saúde em sua profissão e realizar uma síntese dos principais pontos encontrados nos artigos pesquisados.
A partir da leitura e analise posso identificar as praticas dos enfermeiros na atenção básica à saúde.
 
Que atende diversas áreas de atuação, que são: consulta de enfermagem, procedimentos, atividades de promoção á saúde, imunização, acolhimento, atividades de prevenção, encaminhamentos, vigilância epidemiológica, reunião de equipe, ações de reabilitação, sala de espera.
As praticas do serviço inclui as ações do enfermeiro no âmbito hospitalar, porém, podem ser promovidas com ações à saúde na comunidade, onde o enfermeiro consegue identificar as necessidades dos usuários. Definindo assim o melhor procedimento a seguir, que podem ser praticas técnicas ou educativas. Quando falamos em práticas técnicas, onde é realizados curativos, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia, realização do teste do pezinho, as coletas para exame cito patológico, solicitações de exames , realização de exame para prevenção de câncer de mama, instalação de sonda vesicais e de nebulização, prevenção de doenças, medições antropométricas e de estado nutricional, aplicação de injeções, entrega de medicamentos e avaliação de exames laboratoriais solicitados pelos médicos. Das ações educativas, engloba: crianças, adolescentes, adultos, mulheres, saúde mental, diabéticos, hipertensos, tuberculosos entre outros. São atribuições do enfermeiro: atenção às urgências e emergências, apoio ao atendimento médico, assistência pré-natal, classificação de risco, atendimentos clínicos.
Complementando na comunidade com as visitas domiciliares, e através do dialogo vertical demonstra e dão suporte aos clientes, em períodos de mudança de tratamento ou de crises, e nesta abordagem fazem a transmissão de orientações a população. Sobre situações especificas como: hipertensão, diabetes, asma, saúde mental e tabaco, terceira idade, gestantes, membros do bolsa família, e como medicas de prevenção como: higiene bucal, drogas, sexualidade, gravidez precoce. Através de atividades lúdicas. 
Os enfermeiros da atenção básica são responsáveis por treinar e supervisionar os técnicos e/ou os auxiliares de enfermagem e os agentes comunitários, além de cumprir atividades de educação continuada/permanente com os referidos profissionais. Participando nos conselhos locais e municipais de saúde , captação de recursos financeiros, a promoção da integração e do bom relacionamento com a equipe de saúde, os registros no sistema de informação, a contratação e a capacitação de recursos humanos, organizar a escala de folga e de férias, os agendamentos de consultas com especialistas, notificação de doenças e o registro da produção da equipe.
Concluindo assim que o enfermeiro tem uma importante missão que a implementação dos princípios do modelo assistencial, centrado nas necessidades de saúde da população, tendo em vista sua expressiva e estratégica inserção no sistema de saúde, inclusive no nível da atenção básica. 
Referências:
https://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-24-02721.pdf
Práticas do enfermeiro no contexto da atenção básica: scoping review1

Continue navegando