Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDDE SOCIAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
ANTONIO AUGUSTO MACHADO GARCIA
AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA2)
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
NOVA FRIBURGO – RJ
2019
Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa
 Fundada em 1977, a Samarco Mineradora é uma empresa de capital fechado que atua no segmento de mineração. Seu principal produto são as pelotas de minério de ferro comercializadas para a indústria siderúrgica de países das Américas, do Oriente Médio, da Ásia e Europa. Com 42 anos de história no setor mineral brasileiro, a empresa possui duas unidades operacionais: Germano, em Mariana e Ouro Preto (MG), onde era realizada a extração e o beneficiamento de minério de ferro em três concentradores, e Ubu, em Anchieta (ES), onde estão quatro usinas de pelotização. As unidades são interligadas por três minerodutos de 400 quilômetros de extensão, que atravessam 25 municípios dos dois estados. 
 Uma empresa com responsabilidade social visa o bem-estar de todos, tanto o dos colaboradores, quanto o das pessoas que contratam seus produtos e/ou serviços. Lembrando que esse tipo de valor tem que ser algo genuíno e voluntário, que tem que partir da empresa sem nenhum tipo de interesse associado a não ser o de causar um impacto positivo a sua volta. Aqui, é necessário pensar na visão de um todo, no aspecto comunitário. Afinal, a empresa é feita por pessoas, tanto as que trabalham nela quanto as que fazem negócios com ela, podendo ser acionistas, consumidores e fornecedores. 
 Com uma maior visibilidade em torno das problemáticas ambientais, as organizações, que se encontram inseridas em ambientes mutáveis e complexos, necessitam evoluir suas doutrinas, para atender as novas perspectivas de mercado. As organizações devem se preocupar com os possíveis impactos ambientais gerados por suas atividades, para buscar desenvolver a gestão sustentável demandada no atual contexto empresarial. Quando uma organização mostra que tem compromisso com a comunidade interna e externa à sua empresa, as pessoas sentem-se mais seguras e confiantes para fazer negócio com ela. Dessa forma, há muitas vantagens em ser uma empresa socialmente responsável. A sua marca passa a ter uma reputação melhor e também a ser mais reconhecida no mercado pelas ações que promove.  Além disso, empresas do tipo costumam atrair os melhores talentos além de se tornarem altamente competitivas. 
 As empresas baseadas nos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos. Embora traga medidas de desempenho em sustentabilidade e responsabilidade social, esta ferramenta não se propõe a medir o desempenho das empresas nem reconhecer empresas como sustentáveis ou responsáveis. 
 Conheça as demais funcionalidades do sistema: 
Relato de Sustentabilidade: Este mecanismo facilita a identificação de informações em sustentabilidade para as partes interessadas e a partir da perspectiva delas. Com o propósito de estabelecer o diálogo com elas, as empresas serão estimuladas a compartilhar seções ou indicadores específicos. Da mesma forma, os diferentes grupos que as compõem serão estimulados a compreender, a partir de informações e dados de RSE/sustentabilidade, como as empresas podem, de fato, contribuir para o desenvolvimento sustentável. 
Aprofundamento temático e Monitoramento de compromissos e pactos: Empresas signatárias de pactos e compromissos em sustentabilidade promovidos pelo Instituto Ethos terão como ferramenta para avaliar e acompanhar seu desempenho individual e o das empresas participantes desses fóruns, sendo disponibilizados também para as empresas que ainda não aderiram a estes pactos e compromissos, mas que desejam se aprofundar nos temas propostos. Além desses indicadores também podemos nos basear na norma ISO 26000, que define responsabilidade social como a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: 
 Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade; 
 Leve em consideração as expectativas das partes interessadas: 
 Esteja em conformidade com a legislação aplicável;
 Seja consistente com as normas internacionais de comportamento e 
 Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.   
 Com toda essa movimentação sustentável, a responsabilidade social cresceu ainda mais e empresas conseguem até mesmo, focar nisso a ponto de usar a boa imagem social como marketing para garantir o ganho de mais clientes. Mas existem aquelas que não atentam para esse fator e acabam perdendo espaço no mercado. Saber trabalhar a responsabilidade social evitará que uma empresa cometa alguns erros:  
 Visão e valores dispersos e desalinhados (79%) – O conceito de sustentabilidade é restrito a apenas um departamento ou uma liderança sem permear toda a empresa o que impossibilita a compreensão de todos os colaboradores, causado a dispersão e diversidade na discussão do tema.
 Inconsistência de governança (74%) – Apesar de admitirem sua importância, as empresas ainda tratam a sustentabilidade como uma prática solta dentro da empresa. O tema ainda não ganhou o apoio das lideranças. Além disso, não existem sistemas de gestão bem estruturados (executivos, orçamentos, metas, responsabilidades, entre outros). 
 Inconsistência na fixação de prioridades (65%) – A sustentabilidade pode não atingir o objetivo de todos os envolvidos, devido às prioridades desencontradas, seja por falta de materialidade (aspirações, desejos e ideais poucos factíveis) ou relevância. Dessa forma, gera frustração e resultados pouco tangíveis para a empresa ou, até mesmo, prejuízos financeiros e de reputação. 
BIBLIOGRAFIA: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/pontos-iso.asp#caracteristicas 
https://www.childfundbrasil.org.br/blog/6-exemplos -de-responsabilidade-social-para-empresas/ 
http://raizesds.com.br/pt/responsabilidade-social-corporativa/ https://blog.egestor.com.br/5-dicas-de-acoes-de-responsabilidade-social-para-pequenas-empresas/

Continue navegando