Buscar

Atividade discursiva processos logisticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Muitas organizações, embora tenham uma marca forte aliada a qualidade, com boas estratégias de marketing e vendas; podem não ser competitivas no mercado. E sabe qual a razão disso? Simples. Não possuem um bom planejamento logístico. Isso mesmo, sem um bom planejamento logístico, o cliente não receberá a sua compra no prazo estipulado, ou ainda, poderá receber um produto que não é o que ele comprou. Poderá também recebê-lo no prazo, mas danificado.
 Dentro do contexto apresentado é possível identificar os conceitos de Nível de Serviço Logístico, Medição de Desempenho e Custo Logístico. Explique os conceitos e relacione-os ao planejamento logístico.
            Nível de Serviço Logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. O nível de serviço logístico é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos seus clientes para assegurar sua fidelidade. Como o nível de serviço logístico está associado aos custos de prover esse serviço, o planejamento da movimentação de bens e serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento de seus pedidos. O Nível de Serviço Logístico é umas das partes fundamentais, pois é onde se agrega valor ao serviço prestado, muitas empresas perdem seus clientes por conta de não ter um Nível de Serviço Logístico de boa qualidade.
            Um sistema de medição de desempenho é constituído por um conjunto de medidas (ou indicadores) utilizadas para quantificar a eficiência ou a eficácia de um processo. As medidas de desempenho podem ser classificadas de diferentes maneiras, conforme as necessidades de informação da empresa e a sua estrutura de organização e decisão (COSTA, 2003; SINK e E TUTTLE, 1993; NEELY, 2004).
            Os indicadores também podem ser estabelecidos para avaliar se o resultado foi alcançado ou o desempenho do produto ou do próprio processo. Os indicadores de resultado avaliam o atendimento aos objetivos definidos pela empresa. Os indicadores de processo avaliam se as características do processo atendem as necessidades do cliente (LANTELME et al., 2001; BEATHAM et al., 2004).
            Esta classificação é utilizada para dar à empresa uma melhor visão de como integrar os indicadores ao gerenciamento de seus processos. A distinção entre um indicador de resultado e de processo deve ser feita considerando-se individualmente os diferentes processos a serem avaliados (LANTELME et al., 2001).
    Como se pode verificar de acordo com os autores citados a Medição de Desempenho serve para medir de forma quantitativa a qualidade do serviço em questão, é essencial ao planejamento logístico para entender o quão o serviço estar, se a produção está de acordo com estabelecido e se os resultados estão satisfatórios.
            Custos Logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos de transporte. Os Custos Logísticos só não são mais importantes que os custos da mercadoria, eles são fundamentais para o planejamento logístico pois são a partir deles que tem a informação se a empresa estar bem e se os custos estão mais altos que os lucros, e se vale a pena continua com ramo no mercado.

Continue navegando