Buscar

Atividade Discursiva O QUE MUDA NAS FERIAS COM A REFORMA TRABALHISTA

Prévia do material em texto

· Atividade Discursiva
“Veja o que mudou na regra de férias com a reforma trabalhista”
Após a Reforma Trabalhista sustentada na Lei 13.467/2017, as férias poderão ser divididas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os restantes devem ter pelo menos 5 dias corridos cada. Tal mudança deve obrigatoriamente ser negociada com o patrão e só ocorrerá com expressa concordância por parte do trabalhador, sendo confirmada em cada ocasião que ocorram as férias. 
O colaborador poderá programar seu descanso três vezes por ano, conforme sua conveniência, sem se preocupar tanto em desfalcar a equipe por muito tempo. O empregador por sua vez também terá maior facilidade no alinhamento de datas de férias até mesmo entre colaboradores da mesma equipe, já que é mais fácil distribuir as tarefas por períodos mais curtos. Com isso a empresa pode até economizar o valor que eventualmente teria que gastar com contratações de temporárias.
Antes, menores de 18 anos e maiores de 50 anos não poderiam de maneira alguma tirar menos do que o período total de 30 dias por vez, mas agora é possível. A nova lei não apresenta nenhum tipo de restrição de idade, permitindo que qualquer colaborador tenha a opção de dividir suas férias em até três períodos.
Os trabalhadores que fazem jornadas de até 5 horas diárias tinham, de acordo com a CLT, apenas 18 dias de direito de férias por ano. Com a reforma trabalhista, o trabalhador passa a ter direito a 30 dias de férias, aplicando-se as normas previstas também para trabalhadores de tempo integral no artigo 130 da CLT.

Continue navegando