Buscar

AVALIAÇÃO 2 FLEX POLITICAS EDUCACIONAIS

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	 (3459310)
	
	Disciplina:
	Políticas Educacionais (PED99)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:523188) ( peso.:1,50)
	Prova:
	1245666
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Fundo Nacional de Educação foi criado com o objetivo de oferecer aos estudantes e escolas melhores condições de estrutura, de qualidade de ensino, através de programas e projetos. Dentre estes programas, encontramos alimentação escolar, livro didático, dinheiro direto na escola, entre outros. Com relação ao dinheiro direto na escola, qual a sua finalidade?
	 a)
	Enviar dinheiro às escolas municipais que tenham maior número de alunos com necessidades especiais, competindo assim com as ONGs.
	 b)
	Enviar dinheiro às escolas públicas a partir de 20 alunos, as escolas de educação básica das redes estadual, municipal, escolas de educação especial mantidas por ONGs.
	 c)
	Enviar dinheiro às escolas que tenham maior número de alunos matriculados na rede de ensino estadual e educação especial mantidas pelas ONGs.
	 d)
	Enviar dinheiro às escolas religiosas e estaduais que possuam cotas para alunos afrodescendentes e de alunos vindos da Europa.
	2.
	O sistema educacional brasileiro possui em sua estrutura leis que a amparam e que determinam a maneira que este sistema educacional funcionará. Dentro desta perspectiva, encontramos as modalidades e níveis de ensino existentes em nosso sistema educacional. O sistema educacional possui modalidades e níveis. Sobre essas modalidade e níveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As modalidades são: construtivista, sociointeracionista e tradicional. Os níveis são: informal, formal e não formal.
(    ) As modalidades são: conteudista, Escola Nova, não construtivista. Os níveis são: dialógico, fundamental e formal.
(    ) As modalidades são: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Os níveis são: infantil, fundamental, médio e superior.
(    ) As modalidades são: tecnicista, escolanovista, construtivista. Os níveis são: informal, gradual, intencional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	No artigo 31, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos como está organizada a Educação Infantil, trazendo à tona como avaliar a partir de registros de desenvolvimento das crianças; a carga horária; o atendimento às crianças com no mínimo 4 horas; controle de frequência; expedição de documento que atestem os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Podemos perceber que  a avaliação neste nível de ensino é realizado através de acompanhamento e de observação através de registros e não numérica. Com base no exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quantitativo.
(    ) Qualitativo.
(    ) Demonstrativo.
(    ) Quantitativo e qualitativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Dentro da revolução informacional, deparamo-nos cotidianamente com informações que nos chegam on-line (comunicação instantânea) e que acabam modificando a vida da cada cidadão. Isso acabou acarretando o surgimento de novas características que determinam a maneira de falar das novas gerações. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- O aparecimento de uma nova linguagem de comunicação, a qual circula em todas as novas tecnologias, como as redes sociais.
II- O desaparecimento gradativo da língua portuguesa nas escolas e no vocabulário dos educandos em todas as modalidades de ensino.
III- O surgimento e o acesso a novas informações de maneira rápida que auxiliam no desenvolvimento e atualização das pessoas.
IV- A possibilidade de armazenamento de informações e a busca rápida a qualquer momento pelas pessoas através das TICs.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O Brasil assinou um documento na Tailândia que determinava alguns objetivos e os trouxe na mala com a responsabilidade que colocá-los em práticas. Este documento foi assinado por todos os países que se fizeram presentes e que fazem parte da organização - Banco Mundial. Frente a isso, o Brasil retirou deste documento orientações para a elaboração de um plano. Sobre este plano, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Plano Nacional de Educação Para Todos.
(    ) Plano Decenal de Educação Para Todos.
(    ) Plano Anual de Educação Para Todos.
(    ) Plano Curricular de Educação Para Todos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	A globalização é uma característica da atualidade e se fortaleceu no final do século XX. Refere-se à queda da maioria dos regimes socialistas do mundo. Sobre a globalização, analise as sentenças a seguir:
I- Significa a aproximação cultural, econômica e comercial entre as diferentes áreas do globo.
II- Pode direcionar tanto para a possibilidade de unificação do planeta, como uma forma de expansão da hegemonia do sistema econômico.
III- Não tem relação com o avanço tecnológico e a expansão dos meios de comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Ao tratarmos da economia e da necessidade de modificarmos a acelerada presença da violência e do empobrecimento da população mundial, percebe-se que o Banco Mundial, em sua aplicação e observação nos países do terceiro mundo e em desenvolvimento do nosso país, necessita realizar e visualizar a economia destes países. Sobre a forma como realizar e visualizar a economia dos países, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Algo a ser modificado e que as mudanças devem ocorrer a partir da educação, modificando seus currículos, a forma de gestão educacional.
(    ) Necessita-se observar que países do terceiro mundo e em desenvolvimento não possuem condições de retirar-se deste emaranhado  de violência e empobrecimento cultural.
(    ) Precisa-se de políticas educacionais que coloquem como táticas a reorganização e a autonomia das escolas, profissionalização dos professores e avaliações eficazes.
(    ) Busca-se com o Banco Mundial a manutenção da população carente com uma educação de baixa qualidade, obedecendo aos objetivos delineados pela instituição mundial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Dentro dos diversos documentos que o Ministério da Educação nos apresenta para a melhoria a qualidade do ensino, encontramos a Base Nacional Comum Curricular. Este documento tem objetivos e finalidades que determinarão os novos caminhos da educação. Como podemos entender a BNCC?
	 a)
	Como saberes pré-determinados que enfatizam atividades classificatórias e deterministas.
	 b)
	Como saberes produzidos e que buscam o desenvolvimento das linguagens, do trabalho.
	 c)
	Um documento voltado aos interesses de uma classe minoritária e no poder.
	 d)
	Os conhecimento apreendidos e avaliados pela escola técnica.
	9.
	No governo de Fernando Henrique Cardoso, em detrimento ao artigo 30, que trata da Educação Infantil, buscou desenvolver um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que possui três volumes, tendo neste documento objetivos, conteúdos, estratégias, formas de avaliar e os princípios relativos a este nível de ensino.Sobre os princípios que regem a Educação Infantil e que se encontram neste referencial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O respeito à dignidade e aos direitos da criança; o direito da criança em brincar, expressar seus sentimentos.
(    ) O direito de manter a criança em espaço fechado; cuidar e alimentar a criança até a chegada do responsável.
(    ) Cuidados com a criança de forma individualizada; discriminação nos momentos de socialização.
(    ) Atendimento por meio de participação e inclusão em diferentes atividades, desenvolvimento da identidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F -  F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	Ao tratarmos do trabalho do professor em sala de aula, deparamo-nos com diversas práticas que são determinadas diariamente pelos profissionais da educação. Estas práticas de ensino são determinadas pelos objetivos e autonomia do profissional que buscam a construção do conhecimento com seu educando. Sobre como a prática de ensino pode ser determinada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um movimento em que o professor determina seus objetivos e gera cultural intelectual.
(    ) Um movimento que é produzido de um conhecimento pré-determinado pelos superiores.
(    ) É uma ação que gera com sua vivência novas possibilidades de construir o conhecimento.
(    ) É uma ação que faz o professor pensar, refletir sobre seu trabalho e seu dia a dia em sala de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
Parte inferior do formulário
Acadêmico:
 
 
(345931
0)
 
 
Disciplina:
 
Políticas Educacionais (PED99)
 
Avaliação:
 
Avaliação
 
II 
-
 
Individual FLEX ( Cod.:523
188
) ( peso.:1,50)
 
Prova:
 
1245666
 
Nota da Prova:
 
10,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
O Fundo Nacional de Educação foi criado 
com o objetivo de oferecer aos estudantes e escolas melhores 
condições de estrutura, de qualidade de ensino, através de programas e projetos. Dentre estes programas, 
encontramos alimentação escolar, livro didático, dinheiro direto na escola, entre outros. 
Com relação ao 
dinheiro direto na escola, qual a sua finalidade?
 
 
a)
 
Enviar dinhei
ro às escolas municipais que tenham maior número de alunos com necessidades especiais, 
competindo assim com as ONGs.
 
 
b)
 
Enviar dinheiro às escolas públicas a partir de 20 alunos, as escolas de educação básica das redes estadual, 
municipal, escolas de educação espec
ial mantidas por ONGs.
 
 
c)
 
Enviar dinheiro às escolas que tenham maior número de alunos matriculados na rede de ensino estadual e 
educação especial mantidas pelas ONGs.
 
 
d)
 
Enviar dinheiro às escolas religiosas e estaduais que possuam cotas para alunos afrodescendentes e de 
alunos vindos da Europa.
 
 
2.
 
O si
stema educacional brasileiro possui em sua estrutura leis que a amparam e que determinam a maneira que 
este sistema educacional funcionará. Dentro desta perspectiva, encontramos as modalidades e níveis de ensino 
existentes em nosso sistema educacional. O s
istema educacional possui modalidades e níveis. Sobre essas 
modalidade e níveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
 
(
 
) As modalidades são: construtivista, sociointeracionista e tradicional. Os níveis são: informal, formal 
e 
não formal.
 
(
 
) As modalidades são: conteudista, Escola Nova, não construtivista. Os níveis são: dialógico, fundamental 
e formal.
 
(
 
) As modalidades são: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Os 
níveis são: in
fantil, fundamental, médio e superior.
 
(
 
) As modalidades são: tecnicista, escolanovista, construtivista. Os níveis são: informal, gradual, 
intencional.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
a)
 
F 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
b)
 
V 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
c)
 
V 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
d)
 
F 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
3.
 
No a
rtigo 31, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos como está organizada a Educação 
Infantil, trazendo à tona como avaliar a partir de registros de desenvolvimento das crianças; a carga horária; o 
atendimento às crianças com no mínimo 4 horas; 
controle de frequência; expedição de documento que 
atestem os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Podemos perceber que
 
a avaliação 
neste nível de ensino é realizado através de acompanhamento e de observação através de registros e não 
n
umérica. Com base no exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
 
 
(
 
) Quantitativo.
 
(
 
) Qualitativo.
 
(
 
) Demonstrativo.
 
Acadêmico: 
 (3459310) 
 
Disciplina: 
Políticas Educacionais (PED99) 
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:523188) ( peso.:1,50) 
Prova: 1245666 
Nota da Prova: 10,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O Fundo Nacional de Educação foi criado com o objetivo de oferecer aos estudantes e escolas melhores 
condições de estrutura, de qualidade de ensino, através de programas e projetos. Dentre estes programas, 
encontramos alimentação escolar, livro didático, dinheiro direto na escola, entre outros. Com relação ao 
dinheiro direto na escola, qual a sua finalidade? 
 a) 
Enviar dinheiro às escolas municipais que tenham maior número de alunos com necessidades especiais, 
competindo assim com as ONGs. 
 b) 
Enviar dinheiro às escolas públicas a partir de 20 alunos, as escolas de educação básica das redes estadual, 
municipal, escolas de educação especial mantidas por ONGs. 
 c) 
Enviar dinheiro às escolas que tenham maior número de alunos matriculados na rede de ensino estadual e 
educação especial mantidas pelas ONGs. 
 d) 
Enviar dinheiro às escolas religiosas e estaduais que possuam cotas para alunos afrodescendentes e de 
alunos vindos da Europa. 
 
2. O sistema educacional brasileiro possui em sua estrutura leis que a amparam e que determinam a maneira que 
este sistema educacional funcionará. Dentro desta perspectiva, encontramos as modalidades e níveis de ensino 
existentes em nosso sistema educacional. O sistema educacional possui modalidades e níveis. Sobre essas 
modalidade e níveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As modalidades são: construtivista, sociointeracionista e tradicional. Os níveis são: informal, formal e 
não formal. 
( ) As modalidades são: conteudista, Escola Nova, não construtivista. Os níveis são: dialógico, fundamental 
e formal. 
( ) As modalidades são: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Os 
níveis são: infantil, fundamental, médio e superior. 
( ) As modalidades são: tecnicista, escolanovista, construtivista. Os níveis são: informal, gradual, 
intencional. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) 
F - V - F - V. 
 b) 
V - F - V - F. 
 c) 
V - V - V - F. 
 d) 
F - F - V - F. 
 
3. No artigo 31, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos como está organizada a Educação 
Infantil, trazendo à tona como avaliar a partir de registros de desenvolvimento das crianças; a carga horária; o 
atendimento às crianças com no mínimo 4 horas; controle de frequência; expedição de documento que 
atestem os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Podemos perceber que a avaliação 
neste nível de ensino é realizado através de acompanhamento e de observação através de registros e não 
numérica. Com base no exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Quantitativo. 
( ) Qualitativo. 
( ) Demonstrativo.

Continue navegando