Buscar

Exercícios de educação infantil e psicomotricidade

Prévia do material em texto

Exercícios de educação infantil e psicomotricidade.
1) A partir do século XVI, com o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, as concepções sobre como educar as crianças foram redimensionadas, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Com a Idade Moderna, houve uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Dois movimentos tiveram extrema influencia nesse cenário. Quais foram estes movimentos:
Renascimento e iluminismo
2) Friedrich Fröebel, educador alemão, considerado o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica e o apreender do significado da família nas relações humanas. Sua teoria salientou a importância do desenho e das atividades que envolvessem movimentos e ritmos. Sobre a teoria educacional de Fröebel voltada às crianças, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Priorizou o conhecimento sobre crianças como uma forma de detectar suas características e necessidades, para adequar seu modo de educação a essa realidade infantil.
II. ( ) Proposta pedagógica desse autor apresenta dois pontos fortes: as atividades de cooperação e os jogos livres.
III.( ) Elaborou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
IV. ( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão).
A alternativa correta é: VVFV
3) Na Idade Moderna, começa a existir uma preocupação em como educar as crianças, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Nessa época, também, há uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Nesse período, ocorreram dois movimentos: o Renascimento e o Iluminismo, os quais tiveram extrema influência nesse cenário. Sobre o Renascimento, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I.( ) Começou no século XIV, na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
II.( ) Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, fez parte de uma gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas.
III.( )Foi um período na história do mundo Ocidental – com um movimento cultural marcante na Europa – considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna
IV.( ) Foi um movimento intelectual, surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado “século das luzes”), que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo.
A alternativa correta é:VVVF
3 Observe a descrição a seguir: Combateu os métodos educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças. Costumava reagir à ideia de que a educação deveria ser autoritária usando a expressão: “Por que não se pode aprender brincando?” e é criador do conceito de que podemos e devemos ensinar tudo a todos, considerando, dessa forma, que todos os homens têm direito de conhecer e aprender sobre o mundo em que vivem. Tais considerações se referem a um dos principais pensadores que questionou como deveria acontecer a educação para as crianças. Marque a alternativa correta que informa a que autor se refere: Jan Amos Komenský (1592-1670) –em português conhecido como Comênius ou Comênio.
4) Maria Montessori, médica psiquiatra, iniciou seus estudos e trabalho com crianças deficientes mentais em uma clínica psiquiatra de Roma. Para essas crianças, criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. O sucesso foi imediato e é graças a ela até hoje, na Educação Infantil: a percepção de que as crianças, com materiais adequados e interessantes, respondem aos estímulos com rapidez e entusiasmo. A teoria de educação de Maria Montessori possui três princípios base, assinale a alternativa correta: Individualidade, atividade e liberdade do aluno
5) Com a Constituição promulgada em 1988 surgiu uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”.Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas. Assinale a alternativa que corresponde a essa nova concepção da creche para a educação brasileira.
P
Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados.
7) A história da educação infantil é recente no país, pois foi nas últimas décadas que o atendimento à criança menor de sete anos de idade em creches e pré-escolas nasceu mais significativo e produtivo. Esse crescimento é consequência do aumento da demanda por instituições de educação infantil decorrente da inserção, cada vez maior, da mulher no mercado de trabalho. Sobre a história da educação infantil no Brasil e a forma de como o atendimento a criança era ofertado, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) A primeira função da pré-escola foi a de “guardar crianças”, e só no século XIX nasceu uma proposta mais voltada à ideia de educação do que à ideia de assistência.
( ) O atendimento das crianças era como parte exclusiva da família, em uma concepção que as via como semelhantes a um adulto.
( ) A educação destinada a crianças pequenas teve um caráter de compensação, como se a escola devesse (e pudesse) superar as carências e deficiências culturais, linguísticas e afetivas que haviam sido criadas pelas situações da Segunda Guerra Mundial.
( ) Pré-escola foi utilizada exatamente como preparação para as séries posteriores, especialmente para a primeira série e, também, para tentar reverter o fracasso escolar, sendo reconhecida facilmente por um caráter assistencialista.
VVVV
8) Diferentemente dos países europeus, no Brasil, as primeiras tentativas de organização de creches, asilos e orfanatos eram de caráter assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas. Até o começo desse século, não havia distinção entre o atendimento à crianças realizado na creche e o feito em asilos e internatos. Sobre o atendimento para as crianças pequenas no Brasil, que foi dividido em duas partes, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) As chamadas creches ou asilos da primeira infância, que se propunham a atender crianças de 0 a 2 anos.
( ) Os Jardins de infância, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil.
( ) Salas de asilo para a segunda infância, posteriormente denominadas de escolas maternais, que atendiam crianças de 3 a 6 anos.
( ) Casa das Crianças, prioridade para os anos iniciais do desenvolvimento infantil, o que a torna fundamental para a faixa etária de 0 a 6 anos.
A alternativa correta é: VFVF
9) O modelo de sociedade que floresceu no século XVIII, no mundo industrializado, possibilitou a consolidação da leitura/escrita, embora com o ideal destacado nos movimentos religiosos da época, foram organizadas escolas para pequenos na Inglaterra (petty schools), na França (écoles petites) e em outros países europeus, nas quais a escrita e a leitura eram ensinadas às crianças a partir dos seis anos de idade. Mais tarde, crianças de dois ou três anos já eram incluídas nas charity schools ou dame schools, então criadas na Europa Ocidental. De acordo com o exposto, é correto afirmar que: Esse foi o início do atendimento formalà criança por parte de uma instituição educativa.
10) Na virada para a década de 1880, Rui Barbosa envolveu-se na questão da reforma do ensino. O ensino primário estava praticamente abandonado pelas autoridades e a massa da população continuava analfabeta, sem perspectivas de obter qualquer tipo de educação. Foi então que o professor Leôncio Carvalho enviou a Câmara o projeto de reforma educacional, durante o Período Imperial, no qual, encontra-se a primeira referência oficial à pré-escola no Brasil. Nessa época, Rui Barbosa, parlamentar, ficou responsável por relatar sobre esse projeto na Câmara, o qual após quatro anos de estudo, emitiu dois pareceres a respeito da reforma; sendo que em um deles o parlamentar penetrava nos problemas da organização e administração escolar, defendia a instalação de "jardins de crianças" - os atuais jardins de infância - e educação para ambos os sexos no plano moral, religioso, técnico e artístico. Nesses documentos contêm uma apreciação sobre a metodologia dos jardins de infância. Neles, empregou expressões utilizadas até hoje, como:
atividade livre da criança” e “espontaneidade de ação”
11) No ano de 1999, foram instituídas as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O órgão responsável por isso foi o Conselho Nacional de Educação, que revisou essas diretrizes, em novembro de 2009. Dessa forma, dez anos depois de instituídas pela primeira vez, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ganharam uma nova versão, em maior consonância com o momento vivido nas escolas de Educação Infantil do país. As Diretrizes devem ser consideradas por todos os sistemas de ensino, o que torna obrigatório o segmento dessas ideias na elaboração das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil. Acompanhe a parte do Art. 2º, no qual está faltando um trecho que está colocado nas proposições a seguir. “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para:
Orientar as políticas públicas na área e a elaboração, de planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL,2009, [s. p.]).
12) Tradicionalmente, as construções escolares seguem um Programa de Necessidades previamente estabelecido pelas Secretarias de Educação. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos. Em consonância com essa necessidade de cuidados com as construções escolares o Ministério da Educação – MEC de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, a Secretaria de Educação Básica – SEB do MEC, por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil –COEDI do Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental –DPE apresentaram um documento no qual ressaltam a importância do espaço e da estrutura física das escolas de Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. Baseando-se no que foi descrito sobre a necessidade de construções escolares que seguem um programa previamente estabelecido, indique abaixo o documento que foi apresentado para esse fim.
Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil.
13) Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, essa ideia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon. Sua teoria pedagógica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro; abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. Foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. (trecho adaptado do site http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml).Wallon acredita que a origem do desenvolvimento das pessoas está na:
Emoção, que posteriormente evolui para uma aprendizagem cognitiva.
14) O panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação de seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisam ser combatidos com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos. O Preâmbulo da Declaração dos Direitos da Criança, das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve às crianças o melhor dos seus esforços. A Constituição Federal, em seu art. 227, determina: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Trecho retirado do http://www.oei.es/quipu/brasil/pol_educ_infantil.pdf).Para tanto, o Ministério da Educação elaborou um Plano Nacional de Educação Infantil no qual apresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área da Educação Infantil. Esse documento foi criado especificamente para contribuir com:
O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos.
15) Para que receba um enfoque participativo, uma aula não deve ser feita da mesma forma que outra, uma vez que o conteúdo será retomado com novos nuances ou novos ângulos. Alguns princípios são importantes para que as crianças tenham boas vivências com atividades lúdicas. Analisando as alternativas, assinale a qual princípio se refere o conceito apresentado: Variação metodológica.
16) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) define a Educação Infantil como "primeira etapa da educação básica," (artigo 29) e delega a ela a finalidade de "desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade". Havendo, portanto a necessidade de que haja o compromisso da escola em cumprir a lei, oferecendo às crianças uma educação de qualidade (que também é composta de atendimento, mas, essencialmente, de educação). Sendo assim, segundo Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as ações dos profissionais e, inclusive, as atividades ofertadas às crianças, dentro da prática desenvolvida nas escolas brasileiras, na Educação Infantil. São elas:
I.Tendência romântica: destaca principalmente os interesses da criança por meio das atividades lúdicas. Essa tendência compreende a criança como “semente do futuro”, cabendo ao professor a missão de ser o “jardineiro”, o guardião das crianças e de sua inocência.
II.Tendência cognitiva: tendo como principal inspirador Jean Piaget, essa tendência se propõe investigar como a criança pensa e constrói sua noção sobre o mundo por meio da interação com os objetos. Defende a ideia de que a criança precisa de materiais concretos para interagir e construir seu conhecimento por meio das experiências. A criança é vista como exploradora, e o professor, como desencadeador e estimulador das etapas de desenvolvimento infantil.
III.Tendência crítica: essa tendência destaca a importância de as experiências infantis serem contextualizadas com a realidade cultural, uma vez que não é possível separar cultura e meio ambiente da realidade infantil. É por meio desses elementos, cultura e contexto, que as crianças constroem seus valores.
Estão corretas: todas estão corretas
17) Nas últimas décadas, observa-se uma grande preocupação em relaçãoàs linhas pedagógicas adotadas pelas instituições escolares. Na Educação Infantil não é diferente. O que se verifica nas creches e pré-escolas são tendências bastante distintas, que, no entanto, podem-se mesclar na prática do dia a dia da instituição. Parte significativa das práticas pedagógicas em Educação Infantil tem dificuldade de considerar a criança pequena como um ser capaz e competente. Por isso, afastam o menino e a menina do mundo em que vivem e da cultura em que estão inseridos. Muito difundidas, essas práticas tendem a simplificar os conteúdos e a desconsiderar aquilo que a criança já sabe, imaginando que ela é um receptáculo vazio, que precisa receber as informações lentamente, a conta-gotas. Associa-se também a uma concepção ultrapassada de "pedagogia da prontidão", que compreende a pré-escola somente como uma preparação para a alfabetização e o cálculo. Não leva em conta que a criança tem uma maneira lúdica de interagir com o mundo e que a infância é um tempo em si.(Trecho adaptado do: http://elisabethbauerinfancia.blogspot.com.br/2007/07/prticas-pedaggicas.html). No trecho apresentado vemos o quanto é importante o direcionamento pedagógico na educação infantil. Sendo assim, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, no seu Art 9º dentro dos seus incisos organiza as disposições para essas práticas pedagógicas.
I – Não há necessidade de que se promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança.
II – Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
III – Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
IV –Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais.
Estão corretos os incisos:
Escolha uma: II, III e IV
18) Os contextos históricos nos mostram que os jogos e recreações sempre fizeram parte do cotidiano social e que possibilitavam a realização de diferentes ações entre as pessoas. Dentre estas ocasiões podemos destacar:
I.Em algumas ocasiões, nas festas da comunidade, o jogo funcionava como um grande elemento de união entre as pessoas.
II.Os jogos eram momentos de descontração, além de um momento único de integração.
III.Na maioria das vezes somente os meninos poderiam participar dos jogos e brincadeiras com os adultos.
IV.Devido às competições que os jogos proporcionavam, as pessoas se desentendiam.
Estão corretas: I, II e III
19) Jogar desafia o ser humano a romper com seus limites físicos e intelectuais, além de proporcionar uma grande diversão. Para, Rizzi e Haydt, (1994) os aspectos que caracterizam os diversos tipos de jogos são:
I. A anulação da existência de regras e limitação de espaço.
II. A capacidade de absorver o participante de maneira intensa e total.
III.A predominância da atmosfera da espontaneidade e a limitação de tempo que destaca a necessidade dos participantes movimentarem-se rapidamente.
IV.A possibilidade de repetição (outro aspecto temporal do jogo).
Estão corretas: II, III e IV
20) A escolha do jogo deve ser criteriosa. Há critérios que podem ser usados para uma adequada escolha de elementos lúdicos para o contexto escolar. Relacione os critérios de seleção de jogos com suas respectivas características:
(1)Valor experimental.
(2)Valor da estruturação.
(3)Valor da relação.
(4)Valor lúdico.
( )Quando os elementos lúdicos escolhidos pelo professor possibilitam que as crianças entrem em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações.
( )Aqueles elementos que possibilitam a exploração e a manipulação.
( )Cabe ao professor avaliar se os elementos escolhidos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica.
( )Elementos lúdicos que dão suporte à construção da personalidade infantil.
A sequencia correta é: 3142
21) Nesse momento, há uma grande necessidade de voltar os olhares para reflexões acerca da formação necessária para o professor de crianças pequenas. Hoje, muita coisa mudou em relação ao início da Educação brasileira, e são exigidas outras competências dos que educam as nossas crianças pequenas. Não existe um formato ideal de professor, pois cada um tem seu estilo, sua forma de trabalho, suas especificidades que os qualifica para a sua profissão. Sobre o estilo do educador, é correto afirmar que:
I.O estilo do educador é o conjunto de características que marcam seu selo pessoal na sala de aula, sua forma de agir e de se relacionar. É constituída por um amplo leque de qualidades ligadas às características pessoais do adulto (idade, gênero, habilidades, interesses, etc.) assim como à sua história e ao seu perfil pessoal (suas ideias sobre educação, sua formação, sua experiência, suas habilidades educativas).
II.Dentro do contexto escolar, deve-se ter respeito pelas diferenças de cada profissional, pois são naturais e necessárias em um ambiente como o escolar, em que muitas pessoas circulam ao mesmo tempo. A diversidade é um elemento importante nas redes da Educação Infantil.
III.Dentro do contexto escolar, o professor deve seguir o padrão que a escola pré-determina, independente de seu estilo, pois este não irá se sobressair em sua forma de trabalho.
IV.Na Educação Infantil, o estilo do professor é fator determinante na prática pedagógica. As atitudes e formas de agir do adulto têm uma influência particular sobre o clima na sala de aula e, em grande medida, condicionam que as coisas funcionem ou não.
Assinale a alternativa correta: I, II e IV
22) Os jogos e as brincadeiras são elementos privilegiados de desenvolvimento das crianças, porém não devem ser descontextualizados do universo infantil, nem do que se está trabalhando naquele momento, cabendo aos professores criarem propostas pedagógicas que aliem o aprendizado à grande diversão que o jogo e a brincadeira proporcionam. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) dá um grande destaque às brincadeiras e aos jogos na Educação Infantil por serem tanto formas de linguagem, quanto uma forma natural de a criança se manifestar a respeito do mundo que a cerca, de seus desejos e felicidades. De acordo com o RCNEI, é correto afirma que:
I.O brincar contribui para a interiorização de determinados modelos de adultos, no âmbito de grupos sociais diversos.
II.Através das brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca.
III.A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.
IV.As brincadeiras auxiliam no processo da aquisição da linguagem, desta forma, elas devem ser descontextualizadas da realidade do aluno.
Assinale a alternativa correta:I, II e III
23) Há tempos, para trabalhar com crianças não era necessário ter nenhuma formação, apenas que esta pessoa gostasse de cuidar de criança. O profissional da Educação Infantil apareceu no panorama da educação brasileira sem nenhuma exigência de qualificação, pois seu trabalho era apenas assistencialista. E, para o adulto que estava com a criança, não era exigida nenhuma formação, uma vez que o necessário, na época, era compensar a ausência da família. Com a criação das três primeiras Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, 1971 e 1996, houve uma maior autonomia e flexibilidade nas escolas e em seus diferentes sistemas de ensino. Este quadro começou a mudar, passando então a criança a ter atendimento pedagógico e não apenas assistencialista como outrora acontecia, bem como a exigência de formação adequada para estes profissionais que atuavam nesta área. Como referênciapara a formação de professores da Educação Infantil, o que diz o artigo 62, da LBD 9.394/96:
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade normal..
24) Percebemos, atualmente, que a prática pedagógica precisa de reflexões teóricas, pois optar por uma ou por outra metodologia de ensino, nas propostas curriculares de Educação Infantil, significa demonstrar as ideias teóricas que o professor apresenta sobre o desenvolvimento das crianças e a respeito do que é ensinar/ aprender nessa faixa etária. Neste contexto, a pedagogia de projeto está sendo uma tendência bem aceita nas instituições de ensino. Porém, devem ser estabelecidos alguns diferenciais no que se refere à pedagogia de projetos na Educação Infantil: o projeto pode ser um excelente aliado na educação de crianças, desde que se leve em conta o significado da aprendizagem que se propõe para elas e o quanto serão pesquisadoras de sua própria aprendizagem. Sobre a pedagogia de projetos, é correto afirmar que:
I.Os projetos didáticos organizam-se segundo temas sobre os quais as crianças vão tecer redes de significações. São propostos como estratégias de ensino que buscam superar uma visão de estabilidade e transparência do ambiente em que elas estão inseridas e abrem possibilidades para cada criança indagar, criar relações e entender a natureza cognitiva, estética, política e ética de seu ambiente, atribuindo-lhe significados.
II.Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.
III.Na metodologia de projetos, os alunos deixam de ser meros expectadores das aulas e passam a ser sujeitos de seus próprios conhecimentos, pois lançam mão de pesquisas para encontrar determinados resultados. O professor, dentro dessa visão, passa a ser um pesquisador e não somente um transmissor de conhecimentos.
IV.Os projetos didáticos organizam-se de acordo com os temas que o professor escolhe, seguindo a sua metodologia pré-determinada, não havendo conectividade com o que possa despertar interesse nas crianças.
Assinale a alternativa correta: I, II e III
25) As ideias de avaliação trazidas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil destacam que os professores devem ter um olhar sensível e reflexivo sobre a criança, procurando compreender e aceitar seus sinais de aprendizagem, de carinho, de vivências, de esperanças, visto que esta avaliação não tem caráter de promoção para séries subsequentes. O Referencial (1998, p. 66) ressalva a avaliação formativa, levando em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim, as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que as expectativas com relação à aprendizagem devem estar sempre vinculadas às oportunidades e experiências que foram oferecidos a ela. Dentro desta perspectiva, o que seria esta avaliação formativa? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas no que diz respeito a esta avaliação:
( ) Na avaliação formativa, muito mais do que medir o desempenho dos alunos, o processo de avaliação deve mostrar a forma como eles atuam durante a aprendizagem, permitindo uma reorientação da ação pedagógica;
( ) A avaliação não é somente responsabilidade dos estudantes. É responsabilidade, também, do professor, pois os resultados demonstrados serão os reorganizadores da ação docente;
( ) Dentro da avaliação formativa, o aluno deve ser corrigido, o professor deve indicar seus erros;
( ) A avaliação formativa tem um papel muito importante no processo de aprendizagem e funciona não só com os resultados da aprendizagem, mas, também, com o próprio processo de aprendizagem;
Assinale a alternativa correta: VVFV
26) Antigamente, a instrução dos filhos era dever exclusivo dos familiares e, com o tempo, o aumento de conteúdos e a redefinição das famílias, a escola passou a ter a função educativa. Apesar das transformações pelas quais passaram, as famílias continuam funcionando como o eixo principal na formação da identidade pessoal e social de seus membros, cabendo à escola a função de transmitir os conhecimentos sociais e historicamente acumulados pela humanidade e de proporcionar oportunidades de relacionamentos sociais. Com base no texto acima, é correto afirmar que:
I.A família cumpre um papel de mediadora entre a criança e a sociedade e é o primeiro espaço de aprendizagem infantil no que se refere a hábitos, costumes, valores, papéis sociais, atitudes e linguagem, além de desenvolver na criança, por meio da interação, as bases de sua personalidade e identidade;
II.A família e a escola devem caminhar juntas em prol do desenvolvimento de seus filhos, destacando que, mesmo em contextos diferentes, possuem objetivos comuns em relação à mesma criança;
III.A família é uma criação humana mutável, sujeita a determinações culturais e históricas, que se constitui tanto em espaço de solidariedade, afeto e segurança, como em campos de conflito, lutas e disputa.
IV.O diálogo entre família e escola é o ponto principal da construção de vínculos afetivos, que vão se fortalecendo ao longo do tempo.
Assinale a alternativa correta: todas estão corretas
27) Considerando a faixa etária de 6 a 10 anos, as crianças gostam de jogos com regras e é importante que elas sejam seguidas, para total harmonia do trabalho. Porém, em alguma ocasião, as crianças podem ser estimuladas a criar regras para seus próprios jogos, o que, além de tudo, é um exercício de autonomia. Em qual dos aspectos abaixo se refere ao conceito descrito com relação ao emprego de jogos e brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
Fundamentos técnicos
28) É importante considerar as atitudes do educador ao se trabalhar com as crianças, pois a postura do professor promove benefícios para a educação. Arribas, destaca algumas atitudes que se espera do professor, sendo ela:
I.Atitude de antipatia que favorece um clima de bem estar.
II.Atitude aberta a todas as inovações que possam melhorar a aprendizagem dos alunos.
III.Atitude de investigação e de aperfeiçoamento permanente.
IV.Atitude de maioridade entre os seus colegas de trabalho.
Estão corretas: II e III
29) Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros. Assim, assinale a alternativa que apresenta qual deve ser a postura do professor no uso de jogos como atividades educativas.
Calma, incentivo, boa comunicação e entrosamento com seus alunos são aspectos que não devem ser esquecidos quando se escolhe uma metodologia lúdica de trabalho..
30) Froebel é um dos autores mais respeitados quando se fala em educação da primeira infância. É dele a ideia de que as necessidades das crianças precisam ser levadas em conta para que elas possam aprender. De acordo com o contexto, assinale a alternativa que apresenta como Froebel era considerado:
Escolha uma:
b. O pai da pré-escola.
O pai da pré-escola por sua proposta de educação infantil em que inaugurao kindergarten (jardim de infância alemão), destacava a ação (e, consequentemente, o jogo) como parte da educação das crianças pequenas.
31) A lateralidade é dominada pelo cérebro, sendo que os movimentos da parte esquerda do corpo são estimulados pelo hemisfério cerebral direito e vice-versa. As causas que originam a lateralidade da criança ainda não apresentam uma conclusão definitiva, porém alguns cientistas sustentam a ideia da determinação genética. Sendo assim, uma característica adquirida dos pais. Segundo estudo realizado no início dos anos 90, filhos de pais destros têm 9,5% de chance de ser canhotos. A possibilidade aumenta de 19,5%, quandoo pai ou a mãe é canhoto. Em casos que o pai e a mãe são canhotos, o filho poderá apresentar 26% de chance de ser canhoto.
Lateralidade. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/lateralidade.htm. Acesso em: 11 de outubro 2019.)
I. A criança pode apresentar facilidade em ambos os lados do corpo, esta estimativa não e muito comum, mas pode acontecer.
II. Os pés e as mãos devem ter a mesma predominância de lado, assim como os olhos, caso um destes três não esteja em sintonia, pode-se chamar de lateralidade cruzada.
III. A lateralidade contrariada e denominada quando a criança e forçada a mudar a preferência de um dos lados.
Está correto o que se afirma em: todas estão corretas
32) O reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica foi um marco importante a esse segmento de ensino pelo fato de denotar pertencimento na área educacional. As práticas pedagógicas, com isso, mudaram. As necessidades e especificidades de crianças com 0 a 5 anos de idade se tornaram o centro das ações educativas e o olhar para o desenvolvimento dos infantes voltou-se para seu desenvolvimento integral. Qual documento evidenciou esse reconhecimento? Identifique
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº9.394/96
33) Vygotski, psicólogo russo, contrariou a concepção naturalista de desenvolvimento humano à medida que trouxe a cultura e a linguagem como aspectos essenciais ao progresso da espécie humana. Existe, para esse autor, dois níveis de aprendizagem, o nível de desenvolvimento real e o potencial. Em qual desses níveis a escola deve concentrar as propostas educativas? Avalie:
I. No nível de desenvolvimento real, pois não se deve exigir aquilo que a criança não consegue fazer de forma autônoma;
II. No nível de desenvolvimento potencial pelo fato de a escola ter de trabalhar no potencial de cada criança.
III. No nível e desenvolvimento real, o professor precisa ajudar a criança a fazer o que ainda não sabe, mas pode fazê-lo sob sua tutela.
Está correto o que se afirma em: somente a III
34) Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais. No início, a psicomotricidade fixava-se apenas no desenvolvimento motor. Depois, estudou a relação entre o desenvolvimento motor e intelectual da criança e só agora estuda a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e as suas relações com o desenvolvimento intelectual da criança. Muitos são os campos que abordam as questões da psicomotricidade sendo assim a terapia psicomotora...
Atua como parte integrante da Educação Básica durante a fase pré-escolar e escolar, indicam a terapia psicomotora especialmente às crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica e ocupa-se do atendimento individual ou em pequenos grupos, de crianças, adolescentes e adultos portadores de sintomas de ordem psicomotora;
35) A metodologia do trabalho com projetos é uma alternativa utilizada de forma significativa no cenário educacional do segmento infantil. Fernando Hernandez e John Dewey são alguns dos expoentes dessa pedagogia. Sobre ela é correto afirmar que:
B alunos sujeitos
Para estudar 
https://larmontessori.com/o-metodo/

Continue navegando