Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo. Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos.
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc.
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Do ponto de vista das ciências sociais, especialmente da antropologia, o termo cultura é um dos conceitos centrais, porque permite compreender a construção dos sujeitos envolvidos em seu meio social. Com relação à perspectiva da ciência antropológica e como é compreendido o conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo. Pode ser entendido também com o nível de inteligência que uma pessoa possui, ou se ela é de fato "culta".
( ) A cultura de um grupo pode estar permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos, que se refere à negação e à discriminação de culturas diferentes da sua.
( ) Cultura imaterial refere-se às manifestações da cultura que não possuem consistência física, como a música, a dança, os pensamentos, as tradições e as visões de mundo compartilhadas.
( ) Cultura refere-se a tudo aquilo que envolve os seres humanos em sociedade, como a política, a economia, a religião, a família, assim como os valores, a moral, os costumes e tradições.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.

A constituição da sociedade brasileira foi pautada ideologicamente no ideal de uma democracia racial, discurso conhecimento como o mito da democracia racial. Contudo, as características históricas, sociais e culturais mostram um cenário diverso no qual é possível estabelecer uma relação entre a raça e a hierarquia social e a influência dessa relação nas estatísticas educacionais. Alguns sociólogos buscaram compreender relações de desigualdade na educação em contextos como o apresentado acima. Considerando as análises sociológicas sobre a desigualdade educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
( ) Para Durkheim, a educação possui uma função coletiva e civilizadora e compreende a sociedade como resultado da organização escolar.
( ) Para Bourdieu, o currículo escolar é composto pela diversidade das culturas presentes em uma sociedade com destaque à cultura dos povos nativos.
( ) Nas análises de Bourdieu, é necessário descrever os mecanismos que determinam as diferenças entre os grupos sociais.
( ) Uma das críticas de Bourdieu recai sobre a ideia de "escola libertadora", que tem por função promover a mobilidade social.
( ) A escola, para Bourdieu, cria currículos que dão conta de garantir o sucesso escolar independente da questão de classe.
A V - F - V - V - F.
B F - V - F - F - V.
C V - F - F - V - F.
D F - F - V - F - V.

A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Na obra "A Interpretação das Culturas", escrita pelo antropólogo estadunidense Clifford Geertz, aponta-se o papel da etnografia como aquele voltado a elaborar descrições densas das culturas estudadas pelos antropólogos. Sobre o sentido da descrição densa proposta por Geertz, assinale a alternativa CORRETA:
a) É uma crítica à antropologia, sustentando que a investigação na disciplina deve ter um caráter mais interpretativo e semiótico, voltado a interpretar as teias de significados da cultura.
b) Por descrição densa entende-se a maneira como os antropólogos discutem entre si, isto é, entre seus pares, os resultados de suas investigações no campo junto às sociedades e grupos diferentes.
c) É uma crítica à maneira pouco elaborada de construir etnografias no interior da Antropologia, em razão da ausência de métodos ou existência de instrumentos de pesquisa defasados.
d) Geertz defendeu que para a Interpretação das Culturas é necessário que o antropólogo deixe de lado a etnografia e se ocupe de registrar visualmente os grupos estudados.

Os materiais didáticos em diversas situações abordam de maneira equivocada as temáticas sobre história negra e indígena. É comum nos depararmos com discursos sobre a inferioridade de negros e indígenas com relação aos colonizadores portugueses. Em outras situações, a cultura desses povos é tratada como folclore.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas características dos materiais didáticos:
a) Os materiais didáticos recentes foram capazes de atribuir outras características aos povos negros e indígenas.
b) Os conteúdos presentes nos materiais didáticos apresentam com a mesma profundidade os períodos anteriores e posteriores à colonização.
c) Na obra intitulada Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre supera o discurso da exploração sexual sobre os negros.
d) Capistrano de Abreu, no livro Capítulos de História Colonial, apresenta uma visão eurocêntrica dos indígenas.

A questão racial é fundamental para a compreensão da formação social brasileira, porém a ausência de debate e inclusão desses conteúdos na Educação Básica constitui um processo de invisibilidade da população negra. Essa invisibilidade é contraditória quando olhamos para a distribuição da população brasileira por raça que aponta para 50% de negros na composição racial da população. Superar esse cenário exige a reflexão a respeito desses temas de diferentes formas. A ressignificação de alguns termos como as formas de tratamento pode contribuir para compreender de outra forma a história de nosso país.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo escravo e o termo escravizado possuem conotações muito próximas, podemos considerá-los como sinônimos.
( ) O termo escravizado se refere àquele sujeito que sofreu escravização, ou seja, foi privado de sua liberdade e encontra-se em estado de servidão.
( ) A afirmação que a escravidão era instituída na África contribui para naturalizar a ação dos colonizadores europeus.
( ) Ao fazer uso do termo escravizado, é possível ressignificar a posição do negro como um sujeito livre que foi submetido à escravidão.
( ) É preciso atentar para o uso de termos como o de escravo, que podem colocar os indivíduos fora de seus contextos históricos, sociais e culturais.
a) V - F - V - F - F.
b) F - V - F - F - V.
c) V - F - F - V - F.
d) F - F - V - V - V.

(ENADE, 2013) Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista.
A partir do texto apresentado, política social é:
a) Tem como objetivo a superação do sistema capitalista.
b) É terreno de conflito de classes.
c) Responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.
d) É um meio de superação da sociedade democrática.

(ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo.
Com base no texto apresentado, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo. Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos.
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc.
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Do ponto de vista das ciências sociais, especialmente da antropologia, o termo cultura é um dos conceitos centrais, porque permite compreender a construção dos sujeitos envolvidos em seu meio social. Com relação à perspectiva da ciência antropológica e como é compreendido o conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo. Pode ser entendido também com o nível de inteligência que uma pessoa possui, ou se ela é de fato "culta".
( ) A cultura de um grupo pode estar permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos, que se refere à negação e à discriminação de culturas diferentes da sua.
( ) Cultura imaterial refere-se às manifestações da cultura que não possuem consistência física, como a música, a dança, os pensamentos, as tradições e as visões de mundo compartilhadas.
( ) Cultura refere-se a tudo aquilo que envolve os seres humanos em sociedade, como a política, a economia, a religião, a família, assim como os valores, a moral, os costumes e tradições.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.

A constituição da sociedade brasileira foi pautada ideologicamente no ideal de uma democracia racial, discurso conhecimento como o mito da democracia racial. Contudo, as características históricas, sociais e culturais mostram um cenário diverso no qual é possível estabelecer uma relação entre a raça e a hierarquia social e a influência dessa relação nas estatísticas educacionais. Alguns sociólogos buscaram compreender relações de desigualdade na educação em contextos como o apresentado acima. Considerando as análises sociológicas sobre a desigualdade educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
( ) Para Durkheim, a educação possui uma função coletiva e civilizadora e compreende a sociedade como resultado da organização escolar.
( ) Para Bourdieu, o currículo escolar é composto pela diversidade das culturas presentes em uma sociedade com destaque à cultura dos povos nativos.
( ) Nas análises de Bourdieu, é necessário descrever os mecanismos que determinam as diferenças entre os grupos sociais.
( ) Uma das críticas de Bourdieu recai sobre a ideia de "escola libertadora", que tem por função promover a mobilidade social.
( ) A escola, para Bourdieu, cria currículos que dão conta de garantir o sucesso escolar independente da questão de classe.
A V - F - V - V - F.
B F - V - F - F - V.
C V - F - F - V - F.
D F - F - V - F - V.

A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Na obra "A Interpretação das Culturas", escrita pelo antropólogo estadunidense Clifford Geertz, aponta-se o papel da etnografia como aquele voltado a elaborar descrições densas das culturas estudadas pelos antropólogos. Sobre o sentido da descrição densa proposta por Geertz, assinale a alternativa CORRETA:
a) É uma crítica à antropologia, sustentando que a investigação na disciplina deve ter um caráter mais interpretativo e semiótico, voltado a interpretar as teias de significados da cultura.
b) Por descrição densa entende-se a maneira como os antropólogos discutem entre si, isto é, entre seus pares, os resultados de suas investigações no campo junto às sociedades e grupos diferentes.
c) É uma crítica à maneira pouco elaborada de construir etnografias no interior da Antropologia, em razão da ausência de métodos ou existência de instrumentos de pesquisa defasados.
d) Geertz defendeu que para a Interpretação das Culturas é necessário que o antropólogo deixe de lado a etnografia e se ocupe de registrar visualmente os grupos estudados.

Os materiais didáticos em diversas situações abordam de maneira equivocada as temáticas sobre história negra e indígena. É comum nos depararmos com discursos sobre a inferioridade de negros e indígenas com relação aos colonizadores portugueses. Em outras situações, a cultura desses povos é tratada como folclore.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas características dos materiais didáticos:
a) Os materiais didáticos recentes foram capazes de atribuir outras características aos povos negros e indígenas.
b) Os conteúdos presentes nos materiais didáticos apresentam com a mesma profundidade os períodos anteriores e posteriores à colonização.
c) Na obra intitulada Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre supera o discurso da exploração sexual sobre os negros.
d) Capistrano de Abreu, no livro Capítulos de História Colonial, apresenta uma visão eurocêntrica dos indígenas.

A questão racial é fundamental para a compreensão da formação social brasileira, porém a ausência de debate e inclusão desses conteúdos na Educação Básica constitui um processo de invisibilidade da população negra. Essa invisibilidade é contraditória quando olhamos para a distribuição da população brasileira por raça que aponta para 50% de negros na composição racial da população. Superar esse cenário exige a reflexão a respeito desses temas de diferentes formas. A ressignificação de alguns termos como as formas de tratamento pode contribuir para compreender de outra forma a história de nosso país.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo escravo e o termo escravizado possuem conotações muito próximas, podemos considerá-los como sinônimos.
( ) O termo escravizado se refere àquele sujeito que sofreu escravização, ou seja, foi privado de sua liberdade e encontra-se em estado de servidão.
( ) A afirmação que a escravidão era instituída na África contribui para naturalizar a ação dos colonizadores europeus.
( ) Ao fazer uso do termo escravizado, é possível ressignificar a posição do negro como um sujeito livre que foi submetido à escravidão.
( ) É preciso atentar para o uso de termos como o de escravo, que podem colocar os indivíduos fora de seus contextos históricos, sociais e culturais.
a) V - F - V - F - F.
b) F - V - F - F - V.
c) V - F - F - V - F.
d) F - F - V - V - V.

(ENADE, 2013) Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista.
A partir do texto apresentado, política social é:
a) Tem como objetivo a superação do sistema capitalista.
b) É terreno de conflito de classes.
c) Responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.
d) É um meio de superação da sociedade democrática.

(ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo.
Com base no texto apresentado, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Prévia do material em texto

12/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Aline Scheffer da Silva (2652365)
Disciplina: Antropologia Social e Cultural (PSI24)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639524) ( peso.:3,00)
Prova: 19482554
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise
por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de
funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo.
Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as sentenças a seguir:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas
específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos
informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos. 
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete,
utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos,
cientistas etc. 
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e
interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas.
2. Do ponto de vista das ciências sociais, especialmente da antropologia, o termo cultura é um dos conceitos centrais,
porque permite compreender a construção dos sujeitos envolvidos em seu meio social. Com relação à perspectiva
da ciência antropológica e como é compreendido o conceito de cultura, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo. Pode ser entendido também com o nível de
inteligência que uma pessoa possui, ou se ela é de fato "culta".
( ) A cultura de um grupo pode estar permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos, que se refere à
negação e à discriminação de culturas diferentes da sua.
( ) Cultura imaterial refere-se às manifestações da cultura que não possuem consistência física, como a música,
a dança, os pensamentos, as tradições e as visões de mundo compartilhadas.
( ) Cultura refere-se a tudo aquilo que envolve os seres humanos em sociedade, como a política, a economia, a
religião, a família, assim como os valores, a moral, os costumes e tradições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) V - F - F - F.
 c) F - V - V - V.
 d) F - F - V - V.
12/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
3. A constituição da sociedade brasileira foi pautada ideologicamente no ideal de uma democracia racial, discurso
conhecimento como o mito da democracia racial. Contudo, as características históricas, sociais e culturais mostram
um cenário diverso no qual é possível estabelecer uma relação entre a raça e a hierarquia social e a influência
dessa relação nas estatísticas educacionais. Alguns sociólogos buscaram compreender relações de desigualdade
na educação em contextos como o apresentado acima. Considerando as análises sociológicas sobre a
desigualdade educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Para Durkheim, a educação possui uma função coletiva e civilizadora e compreende a sociedade como
resultado da organização escolar. 
( ) Para Bourdieu, o currículo escolar é composto pela diversidade das culturas presentes em uma sociedade
com destaque à cultura dos povos nativos. 
( ) Nas análises de Bourdieu, é necessário descrever os mecanismos que determinam as diferenças entre os
grupos sociais. 
( ) Uma das críticas de Bourdieu recai sobre a ideia de "escola libertadora", que tem por função promover a
mobilidade social. 
( ) A escola, para Bourdieu, cria currículos que dão conta de garantir o sucesso escolar independente da questão
de classe. 
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V - F.
 b) F - F - V - F - V.
 c) V - F - F - V - F.
 d) F - V - F - F - V.
4. Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma
determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
 a) Relativismo cultural.
 b) Antropologia.
 c) Etnocentrismo.
 d) Cultura.
5. A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se
elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma
delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir: 
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas
análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no
evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos
através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre
as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I e II estão corretas.
 c) Somente a afirmativa III está correta.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
12/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
6. Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como
uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou
inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa
antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se
para as suas tradições e estruturas. 
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das
sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à
realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local
onde vivem os grupos pesquisados, os nativos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I e IV estão corretas.
 c) As afirmativas II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
7. Do ponto de vista da Antropologia Cultural, a cultura é seu principal conceito, compreendido como uma
característica indissociável e distintiva da espécie humana, tomado como central nas pesquisas que visam a
compreender as relações humanas em um dado grupo social. Nesse sentido, sobre o conceito de cultura e suas
características, analise as afirmativas a seguir:
I- Por cultura pode ser compreendida a maneira como as pessoasaprendem e reproduzem suas relações sociais. 
II- A cultura deve ser entendida apenas como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas,
louças, roupas e outros utensílios.
III- As principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo e as relações políticas e
econômicas.
IV- São valores, crenças, comportamentos, expressões artísticas, que são transferidos de geração para geração
em uma sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I e III estão corretas.
 d) As afirmativas II e III estão corretas.
8. Na obra "A Interpretação das Culturas", escrita pelo antropólogo estadunidense Clifford Geertz, aponta-se o papel
da etnografia como aquele voltado a elaborar descrições densas das culturas estudadas pelos antropólogos. Sobre
o sentido da descrição densa proposta por Geertz, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Geertz defendeu que para a Interpretação das Culturas é necessário que o antropólogo deixe de lado a
etnografia e se ocupe de registrar visualmente os grupos estudados.
 b) Por descrição densa entende-se a maneira como os antropólogos discutem entre si, isto é, entre seus pares, os
resultados de suas investigações no campo junto às sociedades e grupos diferentes.
 c) É uma crítica à antropologia, sustentando que a investigação na disciplina deve ter um caráter mais
interpretativo e semiótico, voltado a interpretar as teias de significados da cultura.
 d) É uma crítica à maneira pouco elaborada de construir etnografias no interior da Antropologia, em razão da
ausência de métodos ou existência de instrumentos de pesquisa defasados.
9. Os materiais didáticos em diversas situações abordam de maneira equivocada as temáticas sobre história negra e
indígena. É comum nos depararmos com discursos sobre a inferioridade de negros e indígenas com relação aos
colonizadores portugueses. Em outras situações, a cultura desses povos é tratada como folclore. Assinale a
alternativa CORRETA que apresenta essas características dos materiais didáticos:
 a) Os materiais didáticos recentes foram capazes de atribuir outras características aos povos negros e indígenas.
12/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
 b) Os conteúdos presentes nos materiais didáticos apresentam com a mesma profundidade os períodos anteriores
e posteriores à colonização.
 c) Na obra intitulada Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre supera o discurso da exploração sexual sobre os
negros.
 d) Capistrano de Abreu, no livro Capítulos de História Colonial, apresenta uma visão eurocêntrica dos indígenas.
10. A questão racial é fundamental para a compreensão da formação social brasileira, porém a ausência de debate e
inclusão desses conteúdos na Educação Básica constitui um processo de invisibilidade da população negra. Essa
invisibilidade é contraditória quando olhamos para a distribuição da população brasileira por raça que aponta para
50% de negros na composição racial da população. Superar esse cenário exige a reflexão a respeito desses temas
de diferentes formas. A ressignificação de alguns termos como as formas de tratamento pode contribuir para
compreender de outra forma a história de nosso país. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo escravo e o termo escravizado possuem conotações muito próximas, podemos considerá-los como
sinônimos. 
( ) O termo escravizado se refere àquele sujeito que sofreu escravização, ou seja, foi privado de sua liberdade e
encontra-se em estado de servidão. 
( ) A afirmação que a escravidão era instituída na África contribui para naturalizar a ação dos colonizadores
europeus. 
( ) Ao fazer uso do termo escravizado, é possível ressignificar a posição do negro como um sujeito livre que foi
submetido à escravidão. 
( ) É preciso atentar para o uso de termos como o de escravo, que podem colocar os indivíduos fora de seus
contextos históricos, sociais e culturais. 
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F - F.
 b) F - V - F - F - V.
 c) V - F - F - V - F.
 d) F - F - V - V - V.
11. (ENADE, 2013) Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os
direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por
sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e
aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social é:
 a) Tem como objetivo a superação do sistema capitalista.
 b) É terreno de conflito de classes.
 c) Responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.
 d) É um meio de superação da sociedade democrática.
12/06/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
12. (ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características
próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção,
cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As
causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco
de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período,
caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial,
ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do
comércio mundial. A "questão social" adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe
trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela
demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o
desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a
sensação de "encolhimento" do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez
das comunicações. Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização. 
II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos
países do Cone Sul. 
III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo
período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial. 
IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a
economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na
esfera global. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas III e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina