Buscar

Avaliação Parcial - Nutrição Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campus: Nova Friburgo
Disciplina: Nutrição em Saúde Coletiva
Professor: Ana Alice Taborda
Aluna: Carla Helena Fernandes Marins
Matrícula: 201701179873
1.“A Política Nacional de Alimentação e Nutrição, aprovada em 1999, compõe o conjunto de políticas do governo voltadas à concretização do direito universal humano à alimentação e nutrição adequadas. O propósito é a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos”. 
Com base nessas considerações, descreva o contexto e o propósito da reformulação da PNAN, publicada em 2011, e como as diretrizes dessa política contribuem para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.
A fim de atualizar e aprimorar as bases e diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, foi consolidado uma nova PNAN em 2011, para servir como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua nova edição, a PNAN apresenta como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. A PNAN está organizada em diretrizes a serem seguidas com foco na vigilância, promoção, prevenção e cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e nutrição. Uma vez que essas diretrizes não encontram-se integradas às demais ações geram insegurança alimentar e nutricional da população, a exemplo da obesidade, desnutrição e carências nutricionais específicas. Portanto a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional exige uma conjunção de políticas públicas.
2. Leia os trechos a seguir e nomeie os fenômenos que ocorreram na situação A e na situação B: 
a) “Em 2015, 75,8% das mortes no Brasil foram atribuídas às doenças crônicas não transmissíveis e somente 12,4%, às doenças infecciosas, maternas e neonatais. Essa distribuição contrasta com a de 1930, quando as doenças infecciosas respondiam por cerca de 50% das mortes nas capitais brasileiras" (SCHMIDT et al., 2011). 
Esse fenômeno é o da Transição epidemiológica, tem como característica mudança de um padrão onde as doenças infecciosas e parasitárias ocasionavam altas taxas de mortalidade para um padrão em que as doenças degenerativas do organismo tornam-se a maior causa de mortalidade na população.
b) “Nas últimas três décadas estudos evidenciam aumentos contínuos e expressivos na frequência da obesidade e do excesso de peso em todas as classes de renda e faixas etárias a partir dos cinco anos de idade" (IBGE, 2010).
Esse fenômeno é o da Transição nutricional, que tem como característica básica o aumento no risco de sobrepeso, obesidade e doenças cardiovasculares devido ao exagerado consumo de alimentos com baixa qualidade nutricional e alto valor energético, além da redução nos índices de atividade física.
3. Comente qual é a diretriz da PNAN que aborda a finalidade de levantar dados a respeito do padrão alimentar e monitorar o estado nutricional dos indivíduos atendidos pelo SUS, em todas as fases do curso da vida.
A Diretriz 3 – Vigilancia Alimentar e Nutricional, pois ela contempla atividades continuadas e rotineiras de observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais da população.
4. Descreva a importância do Programa Bolsa Família (PBF) para a garantia da segurança alimentar e nutricional no Brasil (6 linhas).
Diante do número elevado de desnutrição que está ligado fortemente com a baixa renda o Programa Bolsa Família que é uma política social de transferência de renda, tem efeito importante na redução da fome, pobreza e desnutrição infantil, reduzindo a desigualdade social, pois através do acesso a renda os beneficiários possui mais autonomia, poder de compra, melhorando significativamente a sua qualidade de vida. Portando esse programa pode ser considerado como ferramenta de proteção social na promoção do acesso à educação, serviços de saúde, na garantia a da segurança alimentar e o acesso a uma alimentação adequada como direito humano.

Continue navegando