Buscar

TRABALHO FINAL SIOPE

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Eufrázia Moreira Schayder Carvalho
EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICIPIO DE RIO NOVO DO SUL 
SIOPE
Dolores Andrade Paixão
Rio Novo do Sul
2019
INTRODUÇÃO
 O SIOPE (Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação) é um sistema via internet onde todo cidadão pode ter acesso. É instrumentalizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) é ele que arrecada, opera e divulga dados alusivos aos orçamentos públicos em educação dos entes federados.
 O SIOPE tem como objetivo garantir transparência e divulgação das informações sobre financiamento e investimento público em educação. Ele é de grande importância para os gestores educacionais dos estados e municípios, contribui no planejamento, concedem informações atuais sobre as receitas públicas, recursos relacionados à educação.
Este trabalho visa analisar, através de pesquisas bibliográficas a importância e a contribuição que o SIOPE tem para o controle social dos investimentos com a educação pública.
DESENVOLVIMENTO
O SIOPE é um sistema de informação sobre orçamentos públicos em educação, um sistema eletrônico de acesso público via internet, operacionalizado pelo fundo nacional de desenvolvimento da educação, que coleta e divulga informações referentes aos orçamentos públicos em educação da União, Estado, do Distrito Federal e do Município.
Diante disso o principal objetivo do SIOPE é estabelecer base de dados nacional bem detalhada sobre investimentos públicos em educação, proporcionando a transparência e a publicidade em relação às informações sobre financiamento e investimentos público em educação, fortalecer os procedimentos de controle social, contribuir para a garantia do cumprimento e da eficácia nos investimentos públicos no setor educacional e para qualidade dos serviços prestados a sociedade.
SIOPE, sistema de grande importância para a gestão e para o acompanhamento dos investimentos com a educação pública. Proporciona uma melhor aptidão da gestão dos recursos, servindo de ferramenta para os gestores educacionais no planejamento e na execução das políticas educacionais.
Com o SIOPE, os gestores têm a probabilidade de poder conduzir melhor os recursos e de aprimorar a implantação das políticas educacionais, sendo assim nessa perspectiva, fazendo o bom uso do SIOPE, no qual é instrumento de reflexão dos dados apresentados pelos gestores e sociedade em geral, pode favorecer uma melhor qualidade do processo educativo.
A implantação deste sistema se atribui de uma importância particular para os gestores educacionais dos estados e municípios, pois vai auxiliá-los no planejamento das ações, oferecendo informações atualizadas sobre as receitas públicas e os equivalentes recursos vinculados à educação.
Além de ser uma ferramenta de auxílio para os órgãos gestores dos recursos educacionais, o SIOPE favorece a realização do controle social por parte da população e os órgãos fiscalizadores, Tribunais de Conta, Ministério Público, conselhos atrelados à educação, sobre os recursos educacionais. Com o conhecimento do sistema SIOPE e sabendo fazer à interpretação de suas informações a população poderá ter a chance de sugerir na gestão dos recursos, qualificando sua participação no processo de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas educacionais. Sobre o conceito de controle social Silva (1996, p. 18) define que: “controle social é a participação da sociedade no acompanhamento e verificação da execução das políticas públicas, avaliando objetivos, processos e resultados”. Com esse poder e responsabilidade cabe à população zelar pelo acompanhamento e controle dos gastos públicos, pela implementação das políticas públicas. Em relação às políticas educacionais, o SIOPE ajuda com esse procedimento de controle social, tornando transparentes as informações sobre os gastos com a educação. De acordo com Silva (1996, p. 22): “Qualquer cidadão que possua interesse em acompanhar os investimentos públicos realizados pode ter acesso às informações por meio dos relatórios gerados automaticamente pelo sistema do SIOPE”.
SIOPE
O município de Fazenda Rio grande no Paraná, cumpriu a Legislação vigente e preencheu e transmitiu os dados que integram o SIOPE nos últimos cinco anos.
A vinculação de receita será analisada com base de dados do SIOPE que se configura com a Constituição Federal de 1988, que pela primeira vez a declaração dos direitos sociais, destacondo- se, a educação como direito público. No entanto para garantir o direito a educação, é necessária, dentre outros fatores, o financiamento, para garantir a efetivação de uma educação pública gratuita e de qualidade.
Com base nos dados retirados do SIOPE foi possível formatar a tabela abaixo com os principais indicadores de investimentos obrigatórios em educação, realizadas pelo Município no ano de 2016:
	Percentuais legais do SIOPE
	Índices constitucionais e legais calculados pelo SIOPE.
	%
	% investida de fato
	Percentual de aplicação das receitas de impostos e transferências vinculadas à educação em MDE.
	Mínimo 25%
	25,32
	Percentual de aplicação das receitas do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério. 
	Mínimo 60%
	91,92
	Percentual de aplicação das receitas do Fundeb em despesas com MDE, que não remuneração do magistério. 
	Máximo 40%
	4,18
	Percentual de aplicação das receitas do Fundeb não aplicadas no exercício. 
	Máximo 5%
	3,9
	ENTREVISTA COM CONSELHEIRO DO CACS/FUNDEB
	NOME DO COSELHEIRO: JOSÉ DANIEL FABRÍCIO
	1- SITUAÇÃO DO CONSELHO: (X) TITULAR
 ( ) SUPLENTE
	2- SEGMENTO REPRESENTADO: SECRETÁRIA 
 DE
 EDUCAÇÃO 
	3-VIGÊNCIA DO MANDATO: 2017 Á 2018
	4-HÁ QUANTO TEMPO ATUA EM CONSELHOS? TRÊS ANOS
	5-CONHECE O SIOPE? (X) SIM
	 ( ) NÃO
	6-JÁ ENTROU NA PÁGINA DO FNDE PRA REALIZAR (X) SIM
CONSULTA NO SIOPE? ( ) NÃO
	7-TEM ACOMPANHADO OS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO (X) SIM 
EFETUADOS PELO DISTRITO FEDERAL OU MUNICÍPIO PELO ( ) NÃO
SIOPE?
	8-TEM HÁBITO DE COMPARAR ESSES DADOS COM OS DEMAIS ( ) SIM 
ESTADOS E/OU MUNICÍPIOS? (X) NÃO
	9- NA SUA PERCEPÇÃO, EM QUE MEDIDA O SIOPE CONTRIBUI PARA FACILITAR O ACOMPANHAMENTO E O CONTROLE SOCIAL TORNANDO MAIS TRANAPARENTE A DESTINAÇÃO DOS RECURSOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO BÁSICA?
R: NA PERCEPÇÃO DO CONSELHEIRO, ELA SE DÁ NA MAIORTRANSFERÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO E NA AMPLIAÇÃO DA
PLATAFORMA DE ACESSO E CONTROLE SOCIAL.
CONCLUSÃO
Compreender a importância do SIOPE como uma ferramenta fundamental, que garante a transparência e dos recursos públicos destinados à educação. Abordamos como essencial durante o desenvolvimento do trabalho a transparência que a ferramenta traz para educação e aprofundarmos no questionamento o que é SIOPE? Qual sua importância no sistema da gestão educacional publica? Fazendo dessas perguntas dentro do contexto do tema um claro possível entendimento dessa ferramenta que é fundamental para que os cidadãos tenham acesso e façam valer os seus direitos.
Com o SIOPE podemos observar onde foi aplicado o recurso com MDE e fiscalizar a aplicação do Fundeb. O povo tem o direito de conhecer os atos praticados na administração pública para o exercício do controlesocial.
REFERÊNCIAS
https://www.webartigos.com/artigos/siope-e-sua-importancia-nos-investimentos-direcionados-a-educacao-publica/154112
FNDE, Fundo de Desenvolvimento da Educação.

Continue navegando