Buscar

Cobaia resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alunas: Jaqueline Parente e Olissandra Mendes 
Resenha/ Filme “os Cobaias” / Resolução 466/2012. /Declaração Universal Sobre Bioética e Direitos Humanos.
O filme ‘’cobaias’’ é baseado no caso conhecido como ‘’estudo de Tuskegee de sífilis não tratada em homens negros’’. O filme foi lançado em 22 de fevereiro de 1997, mas o caso teve inicio em 1932 através da sífilis ter se tornado uma epidemia naquela região afro-americana no sul dos estados unidos. 
O filme retrata diversas questões éticas, relativas às condições raciais, sociais, culturais e econômicas, como o foco na bioética e direitos humanos. 
Declaração Universal sobre a Bioética e Direitos Humanos, Diz: 
Artigo 3 – Dignidade Humana e Direitos Humanos
a) A dignidade humana, os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser respeitados em sua totalidade.
b) Os interesses e o bem-estar do indivíduo devem ter prioridade sobre o interesse exclusivo da ciência ou da sociedade.
Artigo 4 – Benefício e Dano
Os benefícios diretos e indiretos a pacientes, sujeitos de pesquisa e outros indivíduos afetados devem ser maximizados e qualquer dano possível a tais indivíduos deve ser minimizado, quando se trate da aplicação e do avanço do conhecimento científico, das práticas médicas e tecnologias associadas.
De primeira os homens negros daquela região foram incentivados pela enfermeira Evers a que levou a ideia de proposta do governo para tratamento de cura para da sífilis de uma forma totalmente gratuita, o que era algo novo e ao mesmo tempo estranho, porque ate então nada parecido estava disponível para os negros, pois era a raça menos favorecida pelo governo. Tudo ocorria bem, ate que um dia a verba do programa havia sido cortada, assim chegando ao fim do programa de tratamento.
Depois de um tempo eles retornaram com outra proposta do governo baseada em um estudo realizado em Oslo em pacientes sifilíticos brancos onde mostrava o efeito da sífilis, já o estudo em Tuskegee seria estudar os efeitos da sífilis só que em negros e sem tratamento o que causou indagações entre os médicos e a enfermeira sobre a proposta de estudo, o que lhes acabara convencendo é que a pesquisa duraria de 6 meses podendo se prolongar no máximo 1 ano e que em troca da conclusão desse estudo seria disponibilizado de forma prioritária o tratamento desses pacientes cobaias do estudo. Mas para esses homens negros nada havia mudado, pois acreditavam que estavam sendo curados, pois o verdadeiro motivo não lhes foi apresentados. 
O estudo que duraria de 6 meses a 1 ano, passou a ser 2 anos, depois 6 anos, 10 anos e nada de conclusão do estudo e tratamento, pois os médicos queriam encerrar os fatos do estudo com a autopsia desses cobaias, fazendo com que a enfermeira Evers tomasse um choque de realidade com a problemática que estava sendo vivenciada naquele hospital em sigilo. As pacientes cobaias estavam apresentando piora no decorrer do tempo, pois a sífilis estava avançando de forma drástica e o governo so pensava na conclusão da pesquisa em si para conquistar um grande marco ‘’entrar pra historia’’ esquecendo que os negros também são humanos iguais aos brancos. Já para o doutor Brodus entrar para ‘’historia’’ não fazia sentido e sim mostrar ao governo que se tratando de anatomia humana todos somos iguais perante a qualquer doença, sem levar em consideração a questão da cor.
Os pacientes cobaias foram enganados recebendo ao invés de mercúrio local era outra substancia que não fazia efeito, sendo que já existia a cura pra sífilis através da penicilina, mas todos os hospitais da região receberam uma lista com o nome dos cobaias do estudo de Tuskegee para que não recebessem a vacina de penicilina. As cobaias do estudo eram tratadas com descaso e sem nenhuma preocupação de que a doença causaria dor, sofrimento e morte a esses homens.
Neste filme notamos a violação dos direitos humanos, onde causou o óbito das cobaias do estudo que no inicio eram 412 homens sifilíticos e passaram a ser apenas 127 homens em um estudo que teve fim 40 anos depois do caso vim a tona, tornando publico tamanha crueldade em 1972. Além de tudo isso foi mostrado no filme a dedicação da enfermeira com seus pacientes, fiel ao seu juramento ajudando a tratar desses homens que necessitavam de seus cuidados e não os abandonando durante essa tempestade. 
Naquele tempo não sei se havia uma resolução, pois a resolução que temos hoje é 466/2012 se fosse aplicada na época do estudo iria contra todos os objetivos da pesquisa, pois iria assegurar as referências da bioética como autonomia, não maleficências, beneficência, justiça, equidade, deveres e direitos que dizem a respeito dos participantes, a comunidade cientifica e ao estado. Mas aquele estudo foi uma questão desumana, por que viola todos os direitos dos cidadãos, pois o governo sabia do estudo e após décadas foi fazer esse questionamento, de paralisação e interrogação daqueles profissionais que tinham um juramento a ser cumprido.

Outros materiais