Buscar

atividade primeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Alfredo Nasser
Aluna: Esterfany Pires Rosa
QUESTÃO 01: 
Referência : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502010000400011&lang=pt
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho acarreta alterações somatosensoriais em função da perda de informações provenientes dos mecanorreceptores presentes no LCA. Esses receptores constituem importante fonte de informação sensorial, afetando o desempenho de vários atos motores, dentre os quais o controle postural. O apoio unipodal causa um aumento significativo na oscilação postural quando comparado ao bipodal. No apoio unipodal a base de suporte é menor e todo o peso corporal é transmitido a uma só perna, sendo necessária uma contração ativa mais eficaz de determinados grupos musculares para responder a mudanças do centro de massa. Conforme o gráfico abaixo há evidências na literatura de que indivíduos com maior excursão do CP apresentam prejuízo no controle postural.Alterações no controle postural, indicadas pela área de deslocamento do CP, foram observadas na comparação do JNL do GL com os apoios nos dois joelhos do GC, apesar de o JLN, por definição, estar intacto.
Sendo assim marque a alternativa CORRETA:
A) Não está relacionado ao mecanismos de controle motor;
B) Membro pode estar sobrecarregado para compensar a falta de estabilidade de restritores estáticos e dinâmicos, levando a um pior desempenho quando comparado ao grupo controle.
c) A informação sensorial na perna lesada é aumentada devido à lesão do LCA, com conseqüente aumento de mecanorreceptores e deficiência por parte do sistema neuromotor no controle de dois membros em diferentes posições articulares.
D) Não há necessidade de importância na prática clínica, enfocando a avaliação de ambos os membros e buscando formas para suprir a restrição sensorial decorrente da lesão do LCA.
Questão 02: 
Referência: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502010000100016&lang=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502015000100023&lang=pt
Após a entorse de tornozelo, cerca de 40% dos indivíduos continuam a relatar uma sensação de instabilidade articular. A presença deste sintoma pode ocorrer mesmo quando não há perda de retenção mecânica passiva (ruptura ligamentar). Essa disfunção músculo-esquelética caracterizada pela presença da sensação de instabilidade articular é denominada instabilidade funcional do tornozelo (IFT). Em teoria, uma possível explicação para ocorrência da IFT é que, após entorse de tornozelo, ocorre edema articular, o que pressiona estruturas proprioceptivas articulares e leva a alterações no controle neuromuscular (inibição artrogênica). Assim, essas alterações neuromusculares podem acarretar em inibição de músculos estabilizadores (por exemplo os músculos fibular curto e longo), o que levaria a perda crônica da propriocepção e atrofia muscular, Nesse sentido, a IFT, além de ser caracterizada pela perda de habilidade de recuperar o suporte estático e dinâmico articular (tendência do pé em "falsear"), pode apresentar os seguintes sinais e sintomas: propriocepção articular comprometida, recorrência de entorses laterais do tornozelo, défi na funcionalidade, menor controle neuromuscular, défi de força dos músculos fi es e desequilíbrio na força muscular entre inversores e eversores.
Baseado no texto assinale a alternativa relacionada:
I) A estabilidade lateral do tornozelo é dada pela estrutura óssea e por um mecanismo de sustentação composto por três principais ligamentos (talofibular anterior, talofibular posterior e talo-calcâneo).
II) Apesar da freqüência de ocorrência da entorse de tornozelo e do potencial de restrição da atividade, ainda não há consenso sobre a melhor abordagem clínica a ser utilizada. A dificuldade em definir a melhor intervenção no tratamento da entorse do tornozelo decorre, dentre outros fatores, da falta de instrumentos e medidas adequadas para avaliar o efeito terapêutico das intervenções nesse tipo de lesão.
III) Os achados do nosso estudo demonstraram que indivíduos com IFT apresentam redução da força eversora do tornozelo e menor valor de razão de pico de torque EVE/INV em relação à indivíduos saudáveis.
IV) O achado mais relevante do presente estudo foi que indivíduos com IFT apresentam aumento da força eversora, bem como um equilíbrio entre a força eversora e inversora do tornozelo.
A- As alternativa I e IV estão correta
B- A alternativa II está correta
C- As alternativas I,III,IV estão correta
D- As alternativas I,II,III estão correta
Questão 03: 
Referência :
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162011000300003
As lesões musculares são a causa mais frequente de incapacidade física na prática esportiva. Estima-se que 30 a 50% de todas as lesões associadas ao esporte são causadas por lesões de tecidos moles.Apesar de o tratamento não cirúrgico resultar em bom prognóstico na maioria dos atletas com lesão muscular, as consequências da falha do tratamento podem ser dramáticas, postergando o retorno à atividade física por semanas ou até mesmo meses. O conhecimento de alguns princípios básicos da regeneração e dos mecanismos de reparo do músculo esquelético pode ajudar a evitar perigos iminentes e acelerar o retorno ao esporte. As fibras musculares geralmente se originam em um osso ou tecido conectivo denso e se inserem a outro osso através de uma inserção tendínea.As lesões musculares podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações. Mais de 90% de todas as lesões relacionadas ao esporte são contusões ou estiramento. Já as lacerações musculares são as lesões menos frequentes no esporte.A força tênsil exercida sobre o músculo leva a um excessivo estiramento das miofibrilas e, consequentemente, a uma ruptura próxima à junção miotendínea.
Baseado no texto qual altenativa correta:
A) Os estiramentos musculares são tipicamente observados nos músculos superficiais que trabalham cruzando duas articulações, como os músculos reto femoral, semitendíneo e gastrocnêmio.
B) Os músculos biarticulares não têm velocidade de contração e capacidade para mudança de comprimento maiores, contudo, maior capacidade de suportar tensão. Geralmente estão localizados em compartimentos profundos.
C) A mobilização precoce induz a uma diminuição da vascularização local na área da lesão, menor a regeneração das fibras musculares e menor paralelismo entre a orientação das miofibrilas regeneradas em comparação à restrição do movimento. Contudo, re-rupturas no sítio original do trauma são comuns se a mobilização ativa iniciar-se imediatamente após a lesão.

Continue navegando