Buscar

GEOLOGIA- ESTRUTURA GEOLOGICA

Prévia do material em texto

GEOLOGIA
ERAS GEOLOGICAS
A TERRA POSSUI APROXIMADAMENTE 4,5 BILHÕES DE ANOS E PASSOU POR VARIADAS TRANSFORMAÇÕES EM SUAS ESTRUTURAS, COMPOSIÇÕES E FORMAS DE VIDA. PARA ORGANIZAR E COMPREENDER COMO ESSE PROCESSO OCORREU, DIVIDIU-SE ESSA CADEIA DE ACONTECIMENTOS EM 5 ERAS E 2 ÉON.
ARQUEOZOICA: CARACTERIZADA PELA FORMAÇÃO DA CROSTA TERRESTRE, EM QUE SURGIRAM OS ESCUDOS CRISTALINOS E AS ROCHAS MAGMÁTICAS. ESSE PERÍODO TEVE INÍCIO A, APROXIMADAMENTE, 4 BILHÕES DE ANOS ATRÁS.
PRÉ-CAMBRIANO
PROTEROZOICA: INÍCIO A CERCA DE 2,5 BILHÕES DE ANOS ATRÁS. OCORREU INTENSA ATIVIDADE VULCÂNICA, QUE PROMOVEU O DESLOCAMENTO DO MAGMA DO INTERIOR DA TERRA PARA A SUPERFÍCIE, ORIGINANDO OS GRANDES DEPÓSITOS DE MINERAIS METÁLICOS. OCORREU TAMBÉM UM GRANDE ACÚMULO DE OXIGÊNIO NA ATMOSFERA. SURGIU AS PRIMEIRAS FORMAS DE VIDA UNICELULARES AVANÇADAS.
FANEROZOICO
PALEOZOICA: SURGIU 550 MILHÕES DE ANOS ATRÁS. SURGIU OS CONJUNTOS MONTANHOSOS COMO OS. ESSA ERA GEOLÓGICA TAMBÉM SE CARACTERIZA PELA OCORRÊNCIA DE ROCHAS SEDIMENTARES E METAMÓRFICAS, FORMAÇÃO DE GRANDES FLORESTAS, SURGIMENTO DOS PRIMEIROS INSETOS E RÉPTEIS.
MESOZOICA: INICIOU-SE A CERCA DE 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS,OCORREU INTENSO VULCANISMO E CONSEQUENTE DERRAME DE LAVAS EM VÁRIAS PARTES DO GLOBO. SEDIMENTAÇÃO DOS FUNDOS MARINHOS, QUE ORIGINOU GRANDE PARTE DAS JAZIDAS PETROLÍFERAS HOJE CONHECIDAS. OUTRAS CARACTERÍSTICAS DESSA ERA GEOLÓGICA SÃO: DIVISÃO DO GRANDE CONTINENTE DA PANGEIA, SURGIMENTO DE GRANDES RÉPTEIS, COMO, POR EXEMPLO, O DINOSSAURO, SURGIMENTO DE ANIMAIS MAMÍFEROS, DESENVOLVIMENTO DE FLORES NAS PLANTAS. NESSA MESMA ERA SURGEM DINOSSAUROS E ELES SÃO EXTINTOS
CENOZOICA; ESSA ERA É DIVIDIDA EM DUAS EPOCAS: 
-TERCIÁRIO: CARACTERIZADO PELO INTENSO MOVIMENTO DA CROSTA TERRESTRE, FATO QUE ORIGINOU OS DOBRAMENTOS MODERNOS, COM AS MAIS ALTAS CADEIAS MONTANHOSAS DA TERRA. NESSA ERA GEOLÓGICA SURGIRAM AVES, VÁRIAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS, ALÉM DE PRIMATAS.
-QUATERNÁRIO: ERA GEOLÓGICA QUE TEVE INÍCIO HÁ CERCA DE 1 MILHÃO DE ANOS E PERDURA ATÉ OS DIAS ATUAIS. AS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS NESSE PERÍODO FORAM: GRANDES GLACIAÇÕES; ATUAL FORMAÇÃO DOS CONTINENTES E OCEANOS; SURGIMENTO DO HOMEM.
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
DURANTE MUITO TEMPO, O SER HUMANO ACREDITAVA QUE, POR DENTRO, O PLANETA ERA COMPOSTO BASICAMENTE POR ROCHAS. MAS NA VERDADE, APENAS UMA CAMADA MUITO FINA DA SUPERFÍCIE APRESENTA ESSA CARACTERÍSTICA, HAVENDO COMPOSIÇÕES E TEMPERATURAS DIFERENTES NOS MILHARES DE METROS EXISTENTES ABAIXO DO SOLO. A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA FOI CLASSIFICADA EM TRÊS PRINCIPAIS CAMADAS: A CROSTA, O MANTO E O NÚCLEO, HAVENDO ENTRE ELAS ALGUMAS DESCONTINUIDADES: A DE MOHOROVICIC E A DE GUTENBERG.
MANTO: SEGUNDA CAMADA DA TERRA, É A MAIS PROFUNDA DAS CAMADS, E APRESENTA TEMPERATURAS INTERNAS QUE CHEGAM A ALCANÇAR OS 2.000ºC, O QUE PROPICIA O DERRETIMENTO DAS ROCHAS, TRANSFORMANDO-AS EM MAGMA. SUA COMPOSIÇÃO É DE SILICATOS DE FERRO E DE MAGNÉSIO. NO MANTO INTERNO, O MATERIAL É MAIS LÍQUIDO, HAJA VISTA QUE AS TEMPERATURAS SÃO MAIORES; JÁ NO MANTO EXTERNO O MATERIAL MAGMÁTICO É MAIS PASTOSO.
NÚCLEO: ESTÁ ABAIXO DA DESCONTINUIDADE DE GUTENBERG E DO MANTO, É O MAIS QUENTE DAS CAMADAS DA TERRA E TAMBÉM É DIVIDIDO EM EXTERIOR E INTERIOR. SUA COMPOSIÇÃO PREDOMINANTE É O NIFE (NÍQUEL E FERRO).
O NÚCLEO EXTERNO ENCONTRA-SE NO ESTADO LÍQUIDO, ENQUANTO O NÚCLEO INTERNO ENCONTRA-SE NO ESTADO SÓLIDO. EM RAZÃO DE O NÚCLEO INTERNO SER UMA “BOLA” MACIÇA CERCADA POR UMA ESFERA LÍQUIDA, SEU MOVIMENTO DE ROTAÇÃO É MAIS RÁPIDO DO QUE O DA TERRA, O QUE AJUDA A EXPLICAR AS ORIGENS E OS EFEITOS DO MAGNETISMO DO NOSSO PLANETA
CROSTA: É A PRIMEIRA DAS CAMADAS DA TERRA, SENDO TAMBÉM A MENOR E MAIS “FINA” ENTRE ELAS. SUA PROFUNDIDADE OSCILA ENTRE 5 KM (EM ALGUMAS ÁREAS OCEÂNICAS) E 70 KM (EM ZONAS CONTINENTAIS). ESSA CAMADA É SUBDIVIDIDA EM CROSTA SUPERIOR, TAMBÉM CHAMADA DE CAMADA SIAL, E CROSTA INFERIOR, CHAMADA DE CAMADA SIMA. A PRIMEIRA É COMPOSTA PREDOMINANTEMENTE POR SILÍCIO E ALUMÍNIO (O QUE EXPLICA A SUA DENOMINAÇÃO) E ABRIGA AS FORMAS DE RELEVO E TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS REALIZADAS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. JÁ A SEGUNDA É COMPOSTA POR SILÍCIO E MAGNÉSIO E PODE SER MELHOR VISUALIZADA EM REGIÕES OCEÂNICAS, ONDE A CAMADA SIAL NÃO EXISTE OU É MUITO FINA. APESAR DE SER A CAMADA MAIS FRIA DA TERRA, A CROSTA PODE APRESENTAR UMA TEMPERATURA PRÓXIMA AOS 1000ºC EM DETERMINADOS PONTOS.
DESCONTINUIDADE DE GUTENBERG: ELA ENCONTRA-SE TOTALMENTE EM ESTADO LÍQUIDO E APRESENTA TEMPERATURAS MAIORES QUE AS DO MANTO.
 DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC OU SIMPLESMENTE MOHO. NELA, AS VARIAÇÕES SÍSMICAS COSTUMAM SER MAIS RÁPIDAS E MAIS FLUIDAS EM RELAÇÃO À SUA COMPOSIÇÃO EXTERNA.
SISTEMA TERRESTRE
EXISTEM QUATROS “ESFERAS” QUE COMPÕEM O NOSSO PLANETA. ELAS NÃO SÃO ESFERAS PROPRIAMENTE DITAS, MAS FAZEM PARTE DA ESTRUTURA DA TERRA, SÃO ELAS: ATMOSFERA, LITOSFERA, HIDROSFERA E BIOSFERA.
 É A CAMADA DE AR QUE ENVOLVE O NOSSO PLANETA. ELA É COMPOSTA POR GASES – COM DESTAQUE PARA O OXIGÊNIO, O NITROGÊNIO– E TAMBÉM É A CAMADA RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DO PLANETA, BEM COMO PELAS TRANSFORMAÇÕES CLIMÁTICAS.
TAMBÉM CHAMADA DE CROSTA TERRESTRE, A LITOSFERA É A CAMADA SUPERFICIAL SÓLIDA DO NOSSO PLANETA, SENDO COMPOSTA PELAS ROCHAS, PELO SOLO E PELAS FORMAS DE RELEVO. É NELA QUE HABITAMOS, CONSTRUÍMOS NOSSAS SOCIEDADES, CULTIVAMOS NOSSOS ALIMENTOS E REALIZAMOS NOSSAS PRÁTICAS ECONÔMICAS.
É A CAMADA DE ÁGUA DA TERRA, SENDO COMPOSTA PELOS RIOS, LAGOS, OCEANOS E MARES, ALÉM DA UMIDADE PRESENTE E QUE TAMBÉM INFLUENCIA O CLIMA. A EXISTÊNCIA DE ÁGUA NO NOSSO PLANETA É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA.
É A CAMADA DA VIDA, ENVOLVENDO TODOS OS SERES QUE HABITAM O NOSSO PLANETA, O QUE INCLUI OBVIAMENTE OS SERES HUMANOS. A BIOSFERA SÓ PODE EXISTIR A PARTIR DA COMBINAÇÃO DAS DEMAIS ESFERAS.:
ESTRUTURA GEOLOGICA DA TERRA
A  LITOSFERA, CAMADA SÓLIDA E MAIS EXTERNA DA TERRA(O CHÃO), NÃO É HOMOGÊNEA, OU SEJA, ESSA CAMADA NÃO POSSUI A MESMA COMPOSIÇÃO EM TODA A SUA EXTENSÃO. 
AS ROCHAS QUE FORMAM A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA ESTÃO EM CAMADAS, AS QUAIS VARIAM DE ACORDO COM OS ACONTECIMENTOS AO LONGO DA EVOLUÇÃO TERRESTRE. 
PRINCIPAIS ESTRUTURAS:
ESCUDOS CRISTALINOS
BACIAS SEDIMENTARES
DOBRAMENTOS MODERNOS
SÃO FORMAÇÕES GEOLÓGICAS CONSIDERADAS ANTIGAS, FORMADAS NA ERA PRÉ-CAMBRIANA/ INICIO DA PALEOZOICA
APRESENTANDO UMA ELEVADA QUANTIDADE DE GRANDEZAS MINERAIS (COMO O OURO, O FERRO, O ALUMÍNIO E MUITOS OUTROS).
GEOLOGICAMENTE ESTÁVEIS, OU SEJA, COM POUCOS TERREMOTOS E VULCANISMOS, COSTUMANDO DAR ORIGENS A REGIÕES DE PLANALTOS.
SÃO COMPOSIÇÕES ROCHOSAS FORMADAS NA ERA PALEOZOICA POR ROCHAS SEDIMENTARES, QUE SURGIRAM A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS DURANTE O TEMPO.
SÃO IMPORTANTES POR APRESENTAREM, DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES LOCAIS, UMA GRANDE QUANTIDADE DE FÓSSEIS, CAVÃO NATURAL E ATÉ PETRÓLEO.
AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO FORMADAS NESSAS ÁREAS SÃO AS PLANÍCIES, PLANALTOS SEDIMENTARES E DEPRESSÕES.
SÃO FORMAÇÕES GEOLÓGICAS CONSIDERADAS RECENTES, CUJO INÍCIO OCORREU NA ERA CENOZOICA
SÃO RESULTANTES DAS AÇÕES DO TECTONISMO, GERALMENTE DO CHOQUE OU CONFLITO ENTRE DUAS PLACAS TECTÔNICAS.
 DEVIDO A GRANDE PRESSÃO DO CONTATO ENTRE AS PLACAS, ESSAS ÁREAS PASSARAM POR VÁRIAS ELEVAÇÕES DO TERRENO, O QUE DEU ORIGEM ÀS MAIORES CADEIAS DE MONTANHAS DO MUNDO: ALPES, HIMALAIA, ROCHOSAS ETC.
TIPOS DE ROCHAS
LEMBRE-SE QUE ROCHA É UM AGREGADO NATURAL FORMADO POR UM OU MAIS MINERAIS. SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO É CONTÍNUO E AS PRIMEIRAS ROCHAS SURGIRAM APÓS A FORMAÇÃO E RESFRIAMENTO DA TERRA. AO LONGO DA HISTÓRIA GEOLÓGICA DA TERRA, AS ROCHAS SE FORMAM E SE MODIFICAM CONSTANTEMENTE. ROCHAS ANTIGAS SÃO TRANSFORMADAS EM ROCHAS NOVAS. É O CHAMADO "CICLO DAS ROCHAS".
SEDIMENTARES: ESSE TIPO DE ROCHA TEM SUA FORMAÇÃO A PARTIR DO ACÚMULO DE RESÍDUOS DE OUTROS TIPOS DE ROCHAS. SÃO EXEMPLOS DE ROCHAS SEDIMENTARES: AREIA, ARGILA, SAL-GEMA E CALCÁRIO.
IGNEAS OU MAGMÁTICAS: SÃO ROCHAS FORMADAS PELO ESFRIAMENTO E SOLIDIFICAÇÃO DE ELEMENTOS ENDÓGENOS, NO CASO, O MAGMA PASTOSO. SÃO EXEMPLOS DE ROCHAS MAGMÁTICAS: GRANITO,BASALTO, DIORITO E ANDESITO.
ROCHAS METAMORFICAS: TÊM SUA ORIGEM NA TRANSFORMAÇÃO DE OUTRAS ROCHAS (MAGMÁTICAS E SEDIMENTARES), QUANDO SUBMETIDAS A CERTAS CONDIÇÕES DE UMIDADE, CALOR E PRESSÃO NO INTERIOR DA TERRA. A ROCHA TRANSFORMADA ADQUIRE NOVAS CARACTERÍSTICAS E TEM SUA COMPOSIÇÃO ALTERADA. SÃO EXEMPLOS DESSAS ROCHAS: O MÁRMORE, O QUARTZITO, O GNAISSE.
INTEMPERISMOE EROSÃO
INTEMPERISMO E EROSÃO SÃO DOIS PROCESSOS RELATIVOS À TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO, NOS QUAIS OCORREM O DESGASTE E O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS, ALÉM DA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.
INTEMPERISMO: 
EROSÃO
TIPOS DE EROSÃO
TAMBÉM CHAMADO DE METEORIZAÇÃO, É O PROCESSO DE DESGASTE DAS ROCHAS POR MEIO DE ELEMENTOS QUÍMICOS (DECOMPOSIÇÃO), FÍSICOS (DESAGREGAÇÃO) OU BIOLÓGICOS. 
 POR SUA VEZ, É UM FENÔMENOS NATURAL QUE PODE SER INTENSIFICADO PELA MÃO HUMANA. TRATA-SE DO DESGASTE DO SOLO, CAUSADO PELO TRANSPORTE E A DEPOSIÇÃO DAS ROCHAS E DOS SOLOS. GERALMENTE, A EROSÃO DÁ SEQUÊNCIA AO QUE FOI INICIADO PELOS PROCESSOS INTEMPÉRICOS
Erosão Pluvial: como o próprio nome indica, é causada pela água das chuvas.. Quando os solos estão sem vegetação , os efeitos da erosão pluvial são mais graves.
Erosão Fluvial: esse tipo de erosão é causado pela água dos rios, quando não há uma vegetação nas margens dos cursos d'água, elas são erodidas pela força das águas
Erosão Marinha: causada pelo desgaste de rochas e solos litorâneos pela água do mar, contribuindo para a formação de praias e de paisagens costeiras, tais como as falésias.
Erosão Eólica: é causada pela ação dos ventos, que provoca o intemperismo das rochas e também atua no transporte de sedimentos para zonas mais distantes dos pontos de erosão.
Erosão Glacial: ocorre com o congelamento dos solos e a consequente movimentação em blocos. Também atua no congelamento da água que se dilata e provoca alterações na composição e disposição das rochas e dos solos.
Erosão Gravitacional: esse tipo de erosão costuma ocorrer em localidades muito inclinadas, como em cadeias montanhosas. Consiste na ruptura e transporte de sedimentos proporcionados pela ação da gravidade, com a deposição gradual de partículas de rochas das localidades mais altas para os pontos de menor altitude.
CLASSIFICAÇÃO DOS MINERAIS
Os minerais são recursos naturais encontrados no subsolo e de grande valia para a produção industrial por servir de matéria-prima para confecção de bens de consumo, além de servir como fonte de energia. são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.
MINERAIS METÁLICOS: QUE CONTÉM EM SUA COMPOSIÇÃO ELEMENTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE METAL, QUE POSSIBILITAM UMA RAZOÁVEL CONDUÇÃO DE CALOR E ELETRICIDADE. EXEMPLOS: FERRO, ALUMÍNIO E COBRE.
MINERAIS NÃO METÁLICOS: MINÉRIOS QUE NÃO CONTÉM EM SUA COMPOSIÇÃO PROPRIEDADES DE METAL. EXEMPLOS: DIAMANTE, CALCÁRIO E AREIA, DENTRE OUTROS
RECURSOS ENERGÉTICOS FÓSSEIS: MINÉRIOS QUE CONTÉM EM SUA COMPOSIÇÃO ELEMENTOS DE ORIGEM ORGÂNICA. EXEMPLOS: PETRÓLEO, GÁS NATURAL E CARVÃO

Continue navegando