Buscar

Lista 1- Economia internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Economia Internacional 
Lista 1 
1) O movimento de capital e de trabalho tem se tornado importante, motivo de debate no mundo. Por que ocorreu essa mudança, principalmente atualmente, do que na época em que foram elaboradas as teorias de Comércio? 
R:No começo, as teorias relacionadas ao comercio estavam ligadas a mercadorias, pois não haviam muitas locomoções de pessoas, hoje, com as inovações e quebras de paradigmas a parte migratória tem um importante papel no fluxo de capitais. Por exemplo os trabalhos em outros países, porem uma parte da renda recebida pode ser enviada para a família no país doméstico. Por tanto, as interações entre países, não ficam mais na importação e exportação de bens, agora tem-se outras maneiras de circular o capital financeiro pelos mercados.
2) O movimento de capital depende das decisões dos investidores em alocar seu capital no país estrangeiro. Dessa forma, explique a diferença entre o investimento estrangeiro direto (IED) e o investimento de portfólio. 
R: O Investimento estrangeiro direto tem relação com controle e propriedades, pode ser de 3 tipos, investimentos em ações seja ordinária ou preferencial. Abertura de filiais em outros países. Ter uma subsidiaria estrangeira, ou seja, comprar mais de 50% de uma empresa. Já o Investimento em portifólio não envolve propriedades, nem controles, é apenas fluxo de capitais. 
3) Investidores americanos têm adiado suas apostas no Brasil diante do baixo crescimento econômico e do pouco estímulo fiscal oferecido hoje pelo país. As previsões do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro —abaixo de 1% para este ano— atreladas à queda da produtividade e a taxas de juros menos atraentes para o capital estrangeiro desanimaram os donos do dinheiro. Empresários e agentes do mercado financeiro têm buscado na Ásia alternativas mais rentáveis em um cenário marcado também pela guerra comercial entre Estados Unidos e China e pela ameaça de uma recessão global. Fonte: Folha (2019). Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/09/baixo-crescimento-deixa-brasil-menos-atraente-para-investidores.shtml. Acesso em Maio de 2020
Mesmo antes da pandemia, a Economia Brasileira já não conseguia atrair investidores para o mercado nacional. Com base no texto e nas razões para o movimento internacional de capital, explique os motivos que levaram a essa falta de atratividade do Brasil para o resto do mundo. 
R: O Brasil tem passado nos últimos anos por uma recessão, e um baixo crescimento histórico, lembra-se do PIB que aumentou 1,1% no ano passado (2019), isso leva a descrença entre os investidores. Pois para os mesmos, além da burocracia, o baixo retorno não está tornando o Brasil mais atrativo para investimentos estrangeiros. O momento político conturbado ao qual o Brasil se encontra e se encontrava também levam a essa desconfiança. Por tanto a baixa expectativa de retorno, a incerteza política, o baixo crescimento está fazendo o Brasil cair na lista de países que se pode investir.
4) Dadas as seguintes afirmativas, que se referem as transações econômicas entre residentes de um país A e os não residentes neste país, 
I. São registradas no Balanço de Pagamentos apenas as transações referentes às exportações e importações de bens e serviços, num determinando período de tempo. 
II. O Balanço de Pagamentos registra todas as transações, com exceção das que dizem respeito ao envio e recebimento de rendas por parte das empresas multinacionais, num determinado período de tempo. 
III. O Balanço de Pagamentos registra, sem exceção, todas as transações econômicas entre os residentes e os não residentes de um país, num determinado período de tempo. 
Verifica-se que: 
a) todas são verdadeiras. 
b) somente a II é verdadeira.
c) somente I e II são verdadeiras. 
d) somente III é verdadeira. 
e) somente II e III são verdadeiras.
5) Julgue os itens subsequentes, como verdadeiros ou falsos, relativos ao balanço de pagamentos.
(V) Caso uma empresa brasileira tenha financiado, por meio de um banco norte-americano, importações de matéria-prima no valor de US$ 2 milhões, esse montante deverá ser registrado como débito na balança de transações correntes e como crédito na conta capital e financeira.
(V) No balanço de pagamentos brasileiro, os gastos com viagens internacionais dos brasileiros e os empréstimos concedidos pelo Banco Mundial são registrados, respectivamente, na balança de serviços e renda e na rubrica outros investimentos da conta financeira.
(V) A análise macroeconômica das economias abertas permite examinar questões referentes ao balanço de pagamentos e ao mercado de câmbio. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A venda de aviões pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) para executivos norte-americanos aumenta simultaneamente as exportações líquidas do Brasil e a detenção de ativos estrangeiros por brasileiros.
6) Dadas as seguintes afirmativas, que se referem as transações econômicas entre residentes de um país A e os não residentes neste país, 
I. São registradas no Balanço de Pagamentos apenas as transações referentes às exportações e importações de bens e serviços, num determinando período de tempo. 
II. O Balanço de Pagamentos registra todas as transações, com exceção das que dizem respeito ao envio e recebimentos de rendas por parte das empresas multinacionais, num determinando período de tempo.
III. O Balanço de Pagamentos registra, sem exceção, todas as transações econômicas entre os residentes e os não residentes de um país, num determinando período de tempo. 
Verifica-se que 
a) somente I e II são verdadeiras. 
b) somente II e III são verdadeiras. 
c) somente II é verdadeira. 
d) somente III é verdadeira. 
e) todas são verdadeiras.
7) 
“ A reforma do sistema político através de um aperfeiçoamento das instituições democráticas e do funcionamento do sistema legal; um maior empenho na atração de investimento estrangeiro, na criação de centros de pesquisa e na reorganização das empresas estatais; a adopção de novos meios de aplicação do investimento direto estrangeiro, nomeadamente através de fusões, aquisições, fundos de investimento e seguradoras; e finalmente, a manutenção de um espírito persistente de luta anti-corrupção através de um sistema de supervisão.
Foi ainda proposto que, de acordo com a sugestão de Deng Xiaoping, fossem instaladas Zonas Especiais orientadas para a exportação em Shenzhen, Zhuhai e Shantou, em Guangdong, e Xiamen, em Fujian. Nestas cidades os chineses da diáspora e investidores de Hong Kong, Macau, entre outros, seriam autorizados a efetuar investimento direto em novas fábricas, estabelecendo uma gestão empresarial comum das mesmas que incluísse locais e investidores estrangeiros.
De 1980-85 foram traçadas as estratégias industriais das ZEEs. Nesta fase, todas as ZEEs concentraram os seus esforços na construção de infraestruturas para criarem um ambiente de investimento favorável. De acordo com as estatísticas, nos finais de 85, o investimento acumulado das 4 ZEEs em construção perfazia 7,63 biliões de Yuans. Desenvolveram-se cerca de 60 Km2 de terreno para construção e construíram-se um complexo de edifícios fabris, edifícios comerciais, infraestruturas turísticas e edifícios residenciais. Entretanto cada ZEE absorvia ativamente capital estrangeiro, importava tecnologia avançada e promovia um rápido crescimento económico, tendo a indústria como suporte principal. Nos fins de 85, o investimento direto estrangeiro usado foi de cerca de 1,17 biliões de dólares, perfazendo 1/5 do total nacional. O valor da produção total industrial em 1985 atingia os 4,86 biliões de Yuans”. Fonte: Castel-Branco da Silveira, A. F. R. Administração n.º 53, vol. XIV, 2001-3.º, l147-1183. Disponível em: https://www.safp.gov.mo/safppt/download/WCM_004299. Acesso em Maio de 2020
O texto trata do movimento de capital para China, principalmente, a partir da década de 1980. Explique qual é o tipo de fluxo de capital que ocorreu nas zonas econômicas especiais da China e como estas contribuíram para o desenvolvimentoindustrial chinês a partir dessa alteração dos fluxos de capital no país com o resto do mundo.
R: A china obteve como fluxo de capital em suas zonas econômicas o investimento estrangeiro direto (IED), com empresas de fora muitas vezes se instalando, ou criando subsidiarias, o que trouxe um crescimento econômico para o país. Nessas zonas o foco era trazer investimentos de fora para alavancar a indústria chinesa, que estava em crise, além de se mostrar vantajoso para quem iria investir, contou também com uma mão de obra gigantesca e barata, o que favoreceu ainda mais as instalações de empresas estrangeiras, o fato que beneficiou a China foi que essas empresas de fora deveriam se associar a uma empresa chinesa, seja publica ou privada. Diante de tantos benefícios a China conseguiu seguir com o plano de recuperar seu mercado, e hoje é portadora do segundo maior PIB do mundo.

Continue navegando