Buscar

Atividade 1 - Políticas de Comércio Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Políticas de Comércio Internacional 
Consoante com as decisões em Breton Woods, faça um resumo das principais decisões neste fórum e seus impactos ao mundo no pós-Guerra. 
O acordo de Bretton Woods, definido a partir das deliberações de um encontro realizado pelos aliados na cidade de mesmo nome em 1944, no estado de New Hampshire, EUA, traçou os “novos” rumos da organização monetária internacional o pós guerra, frente a iminente vitória da 2ª Guerra Mundial pelos aliados.
Tiveram com figuras principais em sua construção Harry Dexter White, do Tesouro americano, que defendia a adoção do dollar como moeda física referencial para a nova ordem econômica e John Maynard Keynes, economista inglês, que defendia por sua vez a criação de uma nova moeda que circularia apenas entre Bancos Centrais dos países signatários.
 
Nesta briga, Dexter White se saiu vencedor em grande parte pelo fato dos EUA realmente se mostrarem aptos a conduzir os rumos da retomada econômica mundial.
O padrão Bretton Woods serviu para regular a emissão monetária dos países signatários, com base na paridade fixa do dollar americano em relação ao Ouro, de forma que nesse contexto o único país que precisaria ter reservas em Ouro seriam os EUA.
Ficou estabelecido que $ 35 dollares seriam equivalentes a 1 Onça de Ouro, ficando sob a responsabilidade do governo americano garantir a convertibilidade em Ouro de todas as reservas dos países signatários.
Criou-se ainda a indexação da taxa de câmbio entre o dólar e as demais moedas, com limite de variação fixado em de 1%, seja para cima ou para baixo 
Na prática o sistema foi totalmente favorável aos EUA que passaram a ter controle da distribuição dos capitais e sistema financeiros globais, tutelando principalmente a economia dos países subdesenvolvidos.
Além da paridade cambial, e diversos outros pontos importantes, há de se destacarem a criação do FMI, do BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e a proposta da criação da OIC – Organização Mundial de Comércio, que apesar de não aceita, resultou em um acordo que tratava sobre a redução de tarifas e comércio global, sendo o embrião do GATT - Acordo Geral de Tarifas de Comércio, que por sua vez foi a base da OMC criada em 1995.
O FMI, segundo o Wikipedia “emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra, além disso foi necessário a sua criação para evitar a repetição das desastrosas políticas econômicas que contribuíram para a Grande Depressão de 1929.
Foi criado em regime de quotas, onde os países com problemas econômicos, recebem recursos de forma temporária, desde que se submetam aos regramentos e orientações do Fundo, principalmente no aspecto fiscal, que tem por objetivo evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos, planejando e monitorando programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.
Segundo o economista Lawrence McQuillan, do Pacific Research Institute for Public Policy, em São Francisco, nos Estados Unidos, “o FMI surgiu para trazer mais estabilidade ao câmbio dos países capitalistas e para levantar fundos que auxiliassem as nações com dificuldades financeiras. “Seu objetivo era reduzir a freqüência e a gravidade de déficits na balança de pagamentos dos países”, 
O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, por sua vez foi criado basicamente para auxiliar os países europeus na reconstrução do pós-guerra, tendo portanto um aspecto social, Posteriormente renomeado para Banco Mundial, após o período inicial de reconstrução, mudou seu foco principal para o desenvolvimento humano das nações, atuando conjuntamente com a ONU. 
Hoje atua na captação e repasse de recursos a juros subsidiados, ou até sem juros, a países que comprovem capacidade de pagamento, visando o desenvolvimento econômico e social dos mesmos.
Apesar do início promissor, o sistema Bretton Woods chegou ao fim em 1971, quando o presidente americano Nixon, decretou o fim da garantia da conversibilidade dollar x ouro, não sendo mais os EUA responsáveis por garantir o sistema.
Essa ruptura gerou várias consequências, dentre elas a disparada das inflações e das dívidas externas, já que agora as moedas locais não mais contavam com o “indexador” do dollar. 
O principal motivo apontado para o rompimento foi a degradação da moeda americana, causada entre outras coisas pelos autos custos com a Guerra do Vietnã, além de vários outros problemas que começaram a surgir no sistema, causando diversos questionamentos por parte dos demais países. Assim, o dólar tornou-se uma moeda fiduciária; isto é, perdendo o aspecto de título conversível, não sendo mais lastreado por nenhum metal. 
Apesar de ter sofrido com algumas críticas desde sua criação, é inegável que no período compreendido entre 1944 e 1971, o mundo observou um período de grande desenvolvimento econômico, validando-o de certa forma como o sistema ideal para aquele momento.
Fontes:
https://www.infoescola.com/historia/acordo-de-bretton-woods/
https://maisretorno.com/blog/termos/b/bretton-woods
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_Monet%C3%A1rio_Internacional#Formas_de_financiamento
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-fundo-monetario-internacional/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Internacional_para_Reconstru%C3%A7%C3%A3o_e_Desenvolvimento

Outros materiais