Buscar

APX2 - Turismo e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO PRESENCIAL ADAPTADA – APX2
Período – 2020/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Celina Angélica Lisboa Valente Carlos
Aluno(a):RENILDES ALMEIDA DE SOUZA DINIZ Matrícula:16215100073
Prezado/a aluno/a, atenção:
A APX2 de Turismo e Sociedade está composta de 4 (quatro) questões. Observe o número mínimo de linhas solicitado nas respostas das questões discursivas e a justificativa da alternativa escolhida nas questões objetivas. Boa avaliação!
01. Um dos temas mais discutidos na Sociologia do Lazer é a relação entre Trabalho e Lazer. Sobre esta relação, assinale a alternativa correta. (2,0 pontos).
(a) O lazer é determinado por fatores que independem da sua relação com o mundo do trabalho. 
(b) O lazer deve ser interpretado como uma atividade de oposição ao trabalho, evitando qualquer semelhança entre ambos. 
(c) O lazer deve ser interpretado como uma prática social compensatória, pois serve para compensar as insatisfações vividas no trabalho. 
(d) Trabalho e lazer são fenômenos sociais contraditórios, pois podem expressar formas de alienação e opressão e representar uma possibilidade de liberdade e desenvolvimento humano. 
Justificativa: No Período do trabalho, muitos empregados ficam com desgaste emocional, físico, mental , emocional por precisar de atingir metas, produção e com isso há desgastes. Vale ressaltar que todos o empregador exige muito do empregado.
02. No decorrer das transformações ligadas ao turismo, a massificação das viagens, o aumento das excursões de um dia oportunizam a diferenciação do público para os balneários. Araújo e Andrade (2011) destacam que “à medida que os balneários mais acessíveis às grandes e pequenas cidades industriais iam se popularizando, os visitantes de status social mais elevado iam se distanciando à procura de paisagens, acomodações e tons sociais mais superiores”. Sobre a hierarquia e segregação dos espaços de lazer e turismo, assinale a alternativa incorreta. (2,0 pontos).
(a) Os espaços turísticos tendem a ser produzidos e organizados a partir de mecanismos de segregação e diferenciação social. 
(b) As políticas públicas de lazer e turismo garantem a permanência das camadas populares nos espaços turísticos contemporâneos. 
(c) Políticas e subsídios ligados ao turismo social constituem uma alternativa para o acesso dos grupos sociais de baixa renda ao lazer turístico.
(d) O uso e apropriação de lugares e paisagens para fins turísticos evidenciam a segregação de classes sociais nas cidades capitalistas atuais. 
(e) A carência de políticas públicas de lazer favorece a privatização de espaços e atividades destinados ao lazer, tornando este acessível àqueles que podem pagar pelo seu uso. 
Justificativa:Não tem a garantia , pois ainda estas políticas publicas ainda está iniciando, falta vontade política para que haja igualdade nestes aspectos, a partir do momento que é selecionado os dias para as classes sociais irem aos espaços de lazer.
03. Considerando os 6 tipos de lazer identificados na aula 14, descreva e classifique cada experiência de lazer que tem vivenciado durante o período de isolamento social.Mínimo de 10 linhas.(3,0 pontos).
· Lazer Contemplativo- Concentração de beleza plástica, tudo aquilo que é considerado bonito e agradável de ser visto.
· Lazer recreativo- São atividades ou conteúdo de lazer que utilizam a terapia ocupacional para com as pessoas. ( parquinhos, praças, locais com bancos fixos para jogar cartas, dominós,xadrez, conversas.
· Lazer Cultural – São atividades de lazer conteúdos que envolve a cultura de alguma forma, seja ela apresentação de ensinamento ou conhecimento.
· Lazer esportivo- São atividades de conteúdo de lazer que visam ao atendimento da aquisição de benefícios à saúde física e mental dos usuários.
· Lazer aquisitivo- São as atividades ou conteúdos de lazer que ocorrem em equipamentos ou edificações destinados às compras de objetos de uso pessoal ou doméstico com shoppings, restaurantes, lanchonetes, barraquinhas, etc..
· Lazer turístico - São atividades ou conteúdos de lazer em grupo ou individualmente, onde haja deslocamento e utilização de equipamentos típicos da atividade turísticas , tais como hotéis, pousadas e entretenimentos.
04.Selecione abaixo um dos temas abordados na disciplina Turismo e Sociedade e uma imagem que represente questões relativas ao tema/conteúdo escolhido. Apresente de que forma isto se relaciona com turismo.Mínimo de 10 linhas. (3,0 pontos)
Temas: (a) Lazer; (b) Turismo social; (c) Segregação espacial; (d) Desigualdade social; (e) Não-lugar.
Imagem 01 Imagem 02 Imagem 03
Imagem 04 Imagem 05
Fonte imagens: Uğur Gallen, 2018.
As imagens são bem chocantes, cada uma delas nos leva a uma reflexão de como a desigualdade social , se alastra de forma que os direitos das pessoas não são garantidos.
 A imagem 01 falando sobre o lazer , onde duas crianças com realidades totalmente diferentes são oferecida a maneira do uso do lazer.
 A criança está em um parque na sua cidade, ou condomínio usufruindo do que é proposto para aquele momento e com segurança , onde a outra criança está em um local que usufruindo de algo sem estrutura, segurança não tem nenhuma e percebe que não tem uma Política Pública para aquela comunidade ou socidade.
Boa avaliação!

Outros materiais