Buscar

ad2 turismo etnico

Prévia do material em texto

AD2 TURISMO ÉTNICO
Explique a importância do Turismo Étnico no Brasil e como o patrimônio cultural da comunidade de Filipa (Maranhão, Brasil) contribuiu para o etnodesenvolvimento do local, por meio de um aproveitamento turístico baseado nos princípios da sustentabilidade cultural. 
(Mínimo: 15 linhas, máximo 20 linhas).
O turismo étnico é caracterizado por um povo que coloca sua singularidade cultural como atrativo turístico, que desenvolve o turismo étnico entre povos quilombolas. O Brasil por ser um país multicultural, o seu expressivo pluralismo étnico poderia ser explorado para fins turísticos, valorizando as diversas etnias nativas brasileiras.
A exibição de culturas distintas é requerida pelos turistas para tais comunidades, e isso pode levar a processos de intensa revitalização cultural nelas. Por outro lado, muitas vezes os turistas não estão preparados para entender que a alteridade cultural exibida por essas comunidades pode não ser coincidente com a que eles esperam encontrar nas aldeias, fazendo com que estigmatizem os nativos como aculturados, incivilizados e, portanto, desinteressantes.
No caso da comunidade quilombola Filipa, o turismo étnico se desenvolveu através do fortalecimento dos valores culturais, identitários e coletivos e, que contou com a participação da população que desenvolveu o turismo através de parcerias, que culminou no aumento de visitantes interessados em conhecer a cultura local.
É de suma importância compreender que o turismo étnico só é possível quando as comunidades étnicas conseguirem seguir o exemplo da comunidade mencionada anteriormente, que alicerçou esse tipo de turismo, respeitando os anseios, as necessidades de seu povo e, principalmente, lembrando-se de suas origens, divulgando e repassando sua cultura para seus descendentes, a fim de que, possa haver um turismo responsável e sustentável.
Bibliografia:
http://www.mobilizadores.org.br/entrevistas/o-potencial-do-turismo-etnico-para-o-desenvolvimento-de-comunidades/ acesso em 20 abr. 19.
CARVALHO, K. D. & SILVA, R. E. Turismo Étnico em comunidades quilombolas: perspectiva para o etnodesenvolvimento em Filipa (Maranhão, Brasil). Acesso em 20 abr. 19.

Continue navegando