Buscar

Prova I Psicologia Organizacional e do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Disciplina: Avaliação:
Psicologia Organizacional e do Trabalho 
Avaliação I - Individual FLEX ( peso.:1,50)
Prova:
Nota da Prova:	10,00
Legenda:	Resposta Certa	Sua Resposta Errada
1. A percepção pode ser entendida como um processo em que as pessoas selecionam, organizam e interpretam estímulos, como informações, objetos, eventos etc. A interpretação é uma decodificação que empresta valor ao estímulo. A percepção dentro das organizações é responsável por afetar muitos aspectos do comportamento das pessoas, por este motivo é muito importante entender a percepção, sendo esta uma competência gerencial que contribui para a criação de um bom clima dentro da empresa. Com relação aos fatores que influenciam as diferenças na percepção, assinale a alternativa CORRETA:
a) A forma que o estímulo é percebido não possui relação direta com sua intensidade, frequência, tamanho e outras características, pois estas não afetam a capacidade de percepção dos estímulos.
 b) Diferentes pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estímulo. Assim, a realidade percebida por uma pessoa não necessariamente será percebida da mesma forma por outros indivíduos, havendo percepções diferentes conforme muda o observador.
c) O ambiente organizacional não possui influência significativa com relação ao estímulo.
d) As atitudes, as motivações, os interesses, as experiências e as expectativas dos observadores possuem pouca responsabilidade pela determinação de como os estímulos são percebidos e avaliados por eles.
2. A Psicologia é um ramo da ciência que interage com várias áreas do conhecimento, por exemplo: Medicina, Serviço Social, Pedagogia e Estatística. A relação com cada uma das áreas complementa algumas das práticas psicológicas. Neste sentido, qual o ramo da Psicologia que trata da utilização de números no estudo dos fenômenos naturais e está presente na aplicação de testes psicológicos?
a) Social.
b) Saúde.
 c) Psicometria.
d) Trânsito.
3. A qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que aqueles que gostam das suas carreiras têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho. Todavia, para falarmos de qualidade de vida, é preciso seguir alguns critérios. Sobre esses critérios, analise as opções a seguir:
I- Remuneração justa e suficiente, segurança e salubridade, leis e normas sociais. II- Horários diferenciados, quando o trabalhador solicitar a qualquer tempo.
III- Oportunidade de progresso e segurança, integração social.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a opção I está correta.
b) As opções I e II estão corretas.
c) As opções II e III estão corretas.
d) As opções I e III estão corretas.
1/4
4. A Psicologia Organizacional e do Trabalho atua na relação do indivíduo e do grupo de pessoas com o trabalho e nas organizações, com objetivos que visam à qualidade de vida no trabalho em todos os seus aspectos, tanto benéficos para o trabalhador quanto para os interesses da organização. Sobre as características da Psicologia Organizacional e do Trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- Intervém somente nos fenômenos e processos relativos aos indivíduos e suas relações interpessoais. II- Auxilia as organizações apenas na obtenção de mais produtividade dos seus recursos humanos.
III- Busca cuidar do bem-estar e da saúde mental dos trabalhadores. IV- Atua diretamente na Qualidade de Vida no Trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.
5. O Psicólogo Organizacional acumula muitas atividades na sua atuação dentro das organizações, podendo compartilhar essas atividades com um grupo de trabalho ou então fazê-las individualmente, como também desenvolvê-las em organizações sociais formais ou informais. Sobre a atuação do Psicólogo Organizacional e suas respectivas responsabilidades enquanto profissional, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolvimento de equipes.
II- Avaliar programas de desenvolvimento de recursos humanos.
III- Utiliza métodos como entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais, dinâmicas de grupo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional.
IV- Age como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem e atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
6. Desde o seu surgimento, o campo de estudos e atuação da Psicologia, expandiu-se gradativamente. Dentre as áreas de atuação e pesquisa, frutos dessa expansão, destaca-se a Psicologia Organizacional e do Trabalho, que se refere à aplicação da Psicologia à Gestão de Pessoas. Portanto, a respeito da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Surgiu em meados do século XVIII e tinha como objetivo encontrar as pessoas adequadas para os novos postos de trabalho advindos da Revolução Industrial.
(	) Dentre os precursores da psicologia organizacional, destacam-se os psicólogos Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott, conhecidos por seus trabalhos relativos aos testes de seleção de empregados.
(	) Além da Revolução Industrial, outros fatores históricos de grande influência, que contribuíram com o desenvolvimento dos estudos ligados à psicologia organizacional foram a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) F - V - V.
b) V - F - V.
c) F - V - F.
d) V - F - F.
7. O assédio moral no trabalho é uma violência contra o trabalhador, e tem como característica condutas abusivas das chefias com relação aos seus subordinados. Os procedimentos do assédio moral são diversos, mas há em comum a violência fria, verbal, depreciativa, hostil, intolerante, injuriosa, entre outras violências. A partir disto, considerando o que são ações e atitudes típicas de assédio moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) A chefia orienta seus subordinados de modo confuso, impreciso e contraditório. (	) A chefia solicita trabalhos urgentes e sem necessidade para seus subordinados.
(	) A chefia manda o seu subordinado realizar uma tarefa abaixo da sua capacidade e posição profissional. (	) A chefia faz comentários em público, elogiando o trabalho dos seus subordinados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - F - V.
 d) V - V - V - F.
8. Dentro da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, alguns estudos e seus respectivos pesquisadores merecem destaque, visto que seus trabalhadores influenciaram fortemente o desenvolvimento desta especialidade da Psicologia. Sobre os principais estudos da história Psicologia Organizacional e do Trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott. II- Frederick Winslow Taylor.
III- Frank e Lillian Gilbreth. IV- Elton Mayo.
(	) Foi o responsável pelos estudos Hawthorne, que demonstraram a influência de aspectos psicológicos e subjetivos no desempenho das atividades laborais.
(	) É considerado o pai da administração científica e corresponde à principal influência sobre o campo de estudos da psicologia organizacional.
(	) Psicólogos alemão e estadunidense, tornaram-se conhecidos por serem os proponentes da criação de métodos de seleção de empregados e pelo o uso de testes psicológicos como parte desses métodos.
(	) Estudaram a projeção de ambientes e sistemas de trabalho que fossem capazes de contribuir com a máxima eficiência durante a execução das tarefas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) IV - II - I - III.
b) I - III - II - IV.c) IV - I - II - III.
d) II - IV - III - I.
9. A Revolução Industrial ocorreu no final do século XVIII, na Inglaterra, mas já no início do século XIX tinha se expandido para muitos países. Uma das características desta revolução foi a transformação na forma de produção, consequentemente, na organização e relação da humanidade com o trabalho. A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu na metade do século XIX. Considerando as relações entre a Revolução Industrial e a Psicologia Organizacional e do Trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para atender a demanda criada pela Revolução Industrial.
II- A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para fazer a crítica e combater as transformações promovidas pela Revolução Industrial na forma de produção.
III- A Revolução Industrial não tem relação com o surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho, pois trata-se de uma coincidência histórica e apenas no século XX foi estabelecida uma relação entre elas.
IV- A Psicologia Organizacional e do Trabalho é divida em três partes, que são: antes da Revolução Industrial, durante a Revolução Industrial e depois da Revolução Industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
 c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença IV está correta.
10. Gardner (1995), propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual se refere à existência de um conjunto de diferentes inteligências manifestadas pelo ser humano. Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) As oito inteligências propostas são: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal.
(	) Os diferentes tipos de inteligência, propostas por Gardner, são independentes umas das outras. (	) Os diferentes tipos de inteligência se manifestam de maneiras semelhantes nas pessoas.
(	) A inteligência interpessoal está associada às habilidades que os indivíduos apresentam em utilizar a língua para comunicação e expressão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
 a) V - V - F - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando

Outros materiais