Buscar

PROJETO INTEGRADOR 1

Prévia do material em texto

http://portal.mte.gov.br/trab_temp/
PROJETO INTEGRADOR
CAMPO GRANDE
(2013)
ANTONIA SENA SILVA RA 1091377
ENILDA DE SOUZA VIEIRA DE PAULA RA 1091379
RAFAEL MARQUES DA COSTA RA 1096039
DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS DA CULTURA E PRATICA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano Batatais, Para a disciplina Consultoria Interna e Externa em Recursos Humanos: Projeto Integrador parte ll, como requisito para obtenção de avaliação semestral, ministrada pelo professor Antonio Marcelo Brandão.
CAMPO GRANDE – MS
24/10/2013
AGRADECIMENTOS:
- A Deus pela vida e saúde.
- As nossas famílias.
- A todos que sempre estiveram próximosque nos amparou quandoprecisávamos e hoje comemoram conosco mais essa vitória em nossas vidas, que é a finalização de um sonho, nossa formatura.
- A todos os colegas professores e alunos companheiros que me auxiliam nos estudos.
Conteúdo
Conteúdo 4
1. INTRODUÇÃO 5
1.1. DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS DA CULTURA E PRATICA ORGANIZACIONAL 5
2. Desenvolvimento 6
2.1. Pesquisa de Clima Organizacional 6
2.2. Conclusão 9
2.3. Demonstrativo do grau de satisfação dos colaboradores e participantes 10
2.4. Anexos 12
2.5. Questionario 12
1. INTRODUÇÃO
1.1. DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS DA CULTURA E PRATICA ORGANIZACIONAL
As organizações que pretendem prosperar e alcançar seus objetivos devem ser preocupar cada vez mais com o clima organizacional existente nela. Estudos comprovaram que o maior patrimônio que uma empresa pode possuir são seus colaboradores, que motivados se tornam competentes e comprometidos com aquilo que fazem, empenhando-se ao máximo. Como afirma Marras (2000), as organizações atravessam um momento em que as pessoas estão sendo redescobertas na sua essência e plenitude. Estão sendo percebidas como dotadas de habilidades e capacidades intelectuais, ativas, provocadoras de decisões, capazes de empreender ações e promover inovações no dia-a-dia.
Por isso é fundamental que as organizações invistam no potencial humano e analisem os fatores que podem influenciar diretamente na motivação das pessoas no ambiente de trabalho a fim de proporcionar um clima organizacional agradável, criando soluções que possibilitem o alcance das metas institucionais, de grupo e individuais.
O objetivo do projeto integrador é “estimular e aprofundar a pratica de estudos independentes e interdisciplinares, com o foco na permanente atualização profissional de forma contextualizada, buscando adquirir relações com o mundo do trabalho” o nosso conhecimento no que tange a cultura organizacional e seus elementos para que possamos interpretá-la e compreendê-la. E levar essa informação para que as pessoas saibam da importância da cultura individual e organizacional das pessoas que as compõem, e a pesquisa realizada mostra o grau de comprometimento que envolve a questão em si em sua totalidade. Os elementos que a constrói, e que mesmo estudadas aleatoriamente, por questões didáticas, os fenômenos organizacionais sempre acontecem e precisam ser estudados em todos os ângulos. E as organizações devem buscar um equilíbrio na cultura a fim de proporcionar o clima organizacional que é favorável.
2. Desenvolvimento
2.1. Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa reuniu os colaboradores, em grupos divididos e aplicou o primeiro questionário sobre comunicações dentro do seu setor de trabalho. Essa primeira fase da análise do clima organizacional, ainda provoca incômodo aos colaboradores porque acreditam que falar sobre o que discordam dentro de seu serviço, pode vir a serem prejudiciais para o relacionamento com colegas e demais pessoas da empresa.
Nunes (2008) define que,
Recorrendo ao conceito clássico, podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada.
Atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
Visualizando a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, esse projeto analisou a Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio de MS, localizada na Avenida Mato Grosso, Parque dos Poderes. Onde os participantes foram os Agentes de Segurança Patrimoniais, e a pesquisa foi feita com visitas individuaisno qual foi deixado o questionário que era preenchido e depositado em uma urna que mais tarde era apanhada. Aplicado o questionário e realizando a analise e interpretação desses dados obtidos, buscando conhecer como os seus colaboradores pensam e se sentem, em relação às diferentes variáveis que afetam o clima organizacional e levantar informações que possam auxiliar na identificação dos principais problemas enfrentados pelos funcionários no ambiente de trabalho. Diagnosticados os principais fatores como: relacionamentos entre as pessoas do mesmo setor, com superiores; crenças; valores; benefícios; plano de carreira e modos de reconhecimento se faz necessária a criação de soluções que tragam melhorias na qualidade de vida, no clima organizacional, na cultura organizacional e na convivência entre os funcionários.
Os colaboradores participantes descreveram-se como “satisfeitos”, assinalando essa opção com maior número de escolhas, afirmando assim que há comunicação interna e essa se faz eficiente.
Ao final desse projeto, é apresentado um gráfico, evidenciando em cada um dos itens questionados, a opinião dos colaboradores participantes.
Figura 1 – Tabulação dos dados das entrevistas
Questão: Conceito “Muito Satisfeito a Muito Insatisfeito” para cada um dos itens de avaliação do questionário da pesquisa.
É importante ressaltar que muitas dessas respostas podem não ser condizentes com a verdade, como citado acima, o funcionário sente-se pressionado a participar da pesquisa e pode omitir seus pensamentos porreceio que haja retaliação.
A relação com a chefia é aparte que causa maior impacto na vida profissional do colaborador, pois se trata da forma que ele se vê diante das considerações com seus gerentes. Quando questionados sobre sua opinião em relação ao seu superior, é visível que existe um longo caminho entre o que se espera e o que acontece. Nesse caso, as opiniões se coincidem, possuindo quase todos os mesmo padrões de pensamento.
O clima organizacional é o resultado de emoções no ambiente de trabalho, ou seja, se os colaboradores estão insatisfeitos, certamente não contribuirão. O trabalho em equipe exige participação para alcançar bons resultados e promover um convívio saudável e agradável. Um excelente exemplo de cooperação e trabalho em equipe são as formigas, que em grupo, são extremamente organizadas, apresentando paciência, resistência, ousadia e companheirismo. Organizada inteligentemente através da divisão de tarefas, exercendo cada qual a sua tarefa de forma incansável, motivadas e sem reclamar, respeitam as suas companheiras e as tarefas que elas desempenham. Essa questão foi apontada de forma positiva. Os colaboradores promovem entre si, a colaboração mútua, ajudam e são ajudados. Acreditam na cooperação e sua eficiência.
Os planos de assistência médica e odontológico são benefícios que atraem e em sua maioria, determinante na escolha do emprego. Muitos colaboradores optam pelo serviço por poder desfrutar de um plano de saúde ou odontológico onde possa inclusive, beneficiar a família. Mas é importante ressaltar que o nível de satisfação dos colaboradores nem sempre é medido pelo número de benefícios oferecidos e sim pelo clima organizacional, construída através de sua relação com seus colegas e superiores.
A organização apostando no potencial de seus colaboradores promove cursos de qualificação e programa de oportunidades internas, onde garantem o desafio, afastando a monotonia e a rotina, impulsionando o crescimento, tornando o empregado potencialmente empregável. Motivados, sentem-se animados a produzir, buscam excelência e alcançam com maiorfacilidade o resultado esperado. Isso é benéfico para ambos os lados, além de formar uma opinião positiva diante da sociedade e despertar interesse de futuros colaboradores, pessoas dinâmicas, dispostas a se comprometer com os objetivos organizacionais.
Não se pode falar em um clima organizacional saudável sem mencionar itens com igualdade e justiça. É praticamente impossível estabelecer uma atmosfera produtiva e útil onde alguns se sentem em demérito aos outros. Observando essa questão, criou-se um canal de relacionamento, onde são expostas ideias e reclamações, para que essas, ao fim da cada semana, sejam revistas e ações sejam tomadas buscando soluções para desenvolver a compreensão das dificuldades, realizarem ajustes e reduzir frustração.
De modo geral, os colaboradores participantes sentem-se satisfeitos em relação ao lugar em que trabalham e às ações realizadas, fortalecendo a relação interpessoal e projetos idealizados, com o intuito de promover a capacitação e valorização. Questionados a respeito de remuneração e reconhecimentos, declaram-se acima da média, pois empresas do mesmo ramo/porte não remuneram nem oferecem planos de carreira para seus funcionários da mesma forma. A confiança e estabilidade oferecida fazem com que a organização seja indicada para trabalhar.
2.2. Conclusão
Essa análise mensura através de um questionário amplo e detalhado, alguns aspectos importantes para que haja um clima organizacional saudável, propondo este, ao final, sugestões de melhorias para viabilizar o melhor entendimento de possíveis conflitos e a solução de desajustes, caso venham ocorrer. A maioria dos colaboradores informou que participam de palestras sobre segurança, higiene e qualidade de vida. A comunicação interna é boa e a clareza na transmissão das informações e um bom sistema de expressão e negociação de conflitos são eficazes, minimizando o desgaste emocional em dias considerados mais cansativos.
As informações prestadas nesse projeto são de importante relevância para o desempenho individual, pois promovem ganhos tanto para a empresa como para seus colaboradores. Conclui-se que clima organizacional é resultante da maneira que as pessoas se relacionam, onde funcionários entrosados trabalham focados em seus objetivos e executando suas atividades com responsabilidade, evitando doenças do trabalho que geram novas contratações, queda de produção e demissões efetivas.
2.3. Demonstrativo do grau de satisfação dos colaboradores e participantes
2.4.Anexos
Instruções de resposta ao questionário
Este questionário versa um conjunto de temáticas relativas ao modo como o colaborador percepciona a organização de modo a aferir o grau de satisfação com a organização e de motivação sobre as atividades que desenvolve. É de toda a conveniência que responda com o máximo de rigor e honestidade, pois só assim é possível à sua organização apostar numa melhoria contínua dos serviços que presta.
Não há respostas certas ou erradas relativamente a qualquer dos itens, pretendendo-se apenas a sua opinião e sincera. Este questionário é de natureza confidencial. O tratamento deste, por sua vez, é efectuado de uma forma global, não sendo sujeito a uma análise individualizada, o que significa que o seu anonimato é respeitado.
Abaixo do questionário consta legenda com cores para colaboradores marcar as opções escolhidas.
2.5. Questionário
1 – Relacionamento entre equipe:
( ) Excelente ( ) Bom 
( ) Ruim ( ) Não sabe
2 - A autonomia e participação para propor ideias:
( )Muito satisfatória ( )Satisfatória 
( )Pouco satisfatória ( )Não sabe
3 - Em termos de realização profissional com o trabalho que executa você se sente:
( )Muito realizado ( )Realizado 
( )Pouco realizado ( )Não sabe
4 - Em termos de sentir que suas idéias e sugestões são ouvidas pela empresa você está:
( )Muito satisfeito ( )Satisfeito 
( )Pouco satisfeito ( )Não sabe
5 - Você se sente reconhecido pelo trabalha que você executa?
( )Muito reconhecido ()Reconhecido 
( )Pouco reconhecido ( )Não sabe
6 - Em termos de estabilidade no emprego, as pessoas na sua área, incluindo você, sentem-se atualmente:
( )Muito seguros ( )Seguros 
( )Pouco seguros ( )Não sabe
7 - Como você se sente em relação aos critérios utilizados para promoções internas?
( )Muito satisfeito ( )Satisfeito
( )Pouco satisfeito ( )Não sabe
8 - A quantidade de treinamento que você vem recebendo é:
( )Muito satisfatória ( )Satisfatória 
( )Pouco satisfatória ( ) Não sabe
9 - O relacionamento entre os superiores imediato e os subordinados dentro da sua equipe é:
( )Muito satisfatória ( )Satisfatória
( )Pouco satisfatória ( )Não sabe
10 - Para você, as informações gerais sobre resultados são:
( )Totalmente confiáveis ( )Confiáveis 
( )Pouco confiáveis ( )Não sabe
11 - Levando tudo em consideração, como você se sente em trabalhar aqui?
( )Muito satisfeito ( )Satisfeito 
( )Insatisfeito ( )Muito insatisfeito 
( )Não sabe
12- vocês esta satisfeito com os benefícios oferecidos pele empresa (cesta básica/ticket, plano de assistência medica e odontológica).
( )Muito satisfeito ( )Satisfeito
( )Muito insatisfeito ( )Não sabe
Espaço destinado a observações e ressalvas:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fechadas Múltiplas: (aceitam mais de uma opção como resposta
13 – Dos itens abaixo relacionados, marque até 4 opções que você considera atualmente como os principais fatores de motivação para os funcionários da sua empresa. Marque somente as opções que retratam o real sentimento de hoje, não aquilo que você gostaria que ocorresse.
1 - ( )
Instalações físicas
2 - ( )
Quantidade de treinamento que recebem
3 - ( )
Qualidade dos treinamentos que recebem
4 - ( )
Integração da equipe de trabalho
5 - ( )
Oportunidade de crescimento
6 - ( )
Autonomia
7 - ( )
Estabilidade no emprego
8 - ( )
Gostar do que faz
9 - ( )
Salário somado a benefícios
10 - ( )
Imagem da empresa
11 - ( )
Desafios existentes no trabalho
12 - ( )
Relação com o cliente
13 - ( )
Participação das decisões
14 - ( )
Relação com a liderança da equipe
15 - ( )
Ser valorizado e reconhecido pelo trabalho que executa
16 - ( )
Ser ouvido
17 - ( )
Nada
18 - ( )
Outros
Fonte: Instituto MVC – www.institutomvc.com.br
3. REFERENCIAS 
BERGAMINI, Cecília Whitaker, BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1988.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1997.
BRITO, Marcelo. Disponível em http://gestaodepessoasrh.wordpress.com/tag/climaorganizacional. Acesso em Out/2009.
Fonte: Instituto MVC – www.institutomvc.com.br

Continue navegando