Buscar

Lista 06 Daniel Junio Novaes Barduino dos Anjos

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia Civil 
	Professor: Ted do Prado Amaral
	Lista de Exercícios 06 – Computação Gráfica
Valor 3 pontos
Data Limite para entrega: 18/06/2020
	Nome: Daniel Junio Novaes Barduino dos Anjos Matrícula: 202002826861
1) Qual é a diferença entre BIM e REVIT? Apresente 3 vantagens desse software em relação ao Autocad.
R: BIM é uma metodologia que consiste em trabalhar com informações gráficas e não gráficas durante todo o ciclo de vida da construção. 
REVIT é uma ferramenta que implementa essa metodologia. 
Vantagens: • Modelagem de informação gráfica e não gráfica. 
 • Trabalho coparticipativo. 
 • Acompanhar o ciclo de vida da construção. 
2) Defina Indústria 4.0 e apresente 4 impactos da quarta revolução industrial na engenharia civil.
R: Indústria 4.0 é uma revolução que envolve a conectividade e a gestão da informação.
Impactos: 1º Teremos mais agilidade no atendimento, produção e logística dos fornecedores; 
2º Melhora significativa da priorização do tempo dos colaboradores; 
3º Aumento da produtividade no que diz respeito à saúde e segurança dos funcionários; 
4º Gerenciamento de estoque poderá ser controlado com maior eficácia, em todos os níveis do processo de fabricação e também de entrega.
3) Quais os principais desafios enfrentados pela indústria de construção civil para absorver as novas tecnologias oriundas da indústria 4.0?
R: Por ser uma trajetória longa e gradual, existem alguns desafios a serem vencidos pelo caminho. Afinal, trata-se de algo muito recente. A inserção de novas tecnologias no ambiente de trabalho carrega consigo a responsabilidade de modificar toda uma cultura empresarial, fazer constantes treinamentos de equipes e integrar a cadeia de suprimentos.
Para superar os obstáculos, é preciso enfrentar desafios no ambiente econômico e na formação dos trabalhadores, incentivando a eficiência e o desenvolvimento do mercado para viabilizar novos negócios. O Brasil, apesar de contar com um vasto segmento comercial, ainda tem um longo caminho quando o assunto é a competitividade. A formação de profissionais que saibam lidar com o digital e que estejam preparados para integrar engenharias especializadas em construção, mecânica e eletroeletrônica é outro ponto crucial no desenvolvimento da indústria 4.0 do setor da construção civil. O papel da TI (Tecnologia da Informação) é incontestável em ambientes que utilizam estas soluções.
Um estudo aponta que mais da metade das organizações entrevistadas (53%) indicam a ausência de cultura digital e de capacitações específicas como um dos principais desafios enfrentados durante a implantação do conceito.
4) Considerando a classificação de um projeto em níveis de BIM, a partir de qual nível a utilização do Revit apresenta funcionalidades vantajosas em relação ao Autocad?
R: Nível 2: apresenta a introdução do trabalho colaborativo. Os envolvidos trabalham com 2D-3D e não necessariamente trabalham sob um único modelo compartilhado, ocorre a inserção de diversas informações sobre os elementos construtivos, gastos e cronogramas no projeto.
5) Na sua opinião quais das tecnologias mencionadas em sala de aula é mais importante para um recém formado em engenharia civil? Justifique.
R: BIM. Por todo o decorrer da matéria, analisei que se qualificar melhor e ir mais a fundo com o uso da metodologia BIM será um ponto chave para sair na frente, em relação ao mercado de trabalho. Essa metodologia é muito eficaz e já abrange várias outras tecnologias que trabalham juntas para melhor desenvolvimento de um trabalho. Por ser uma metodologia recente e nova no Brasil, o engenheiro que está se formando e já com um domínio dessa ferramenta, terá um desempenho mais produtivo e satisfatório para a empresa que irá atuar como engenheiro.

Continue navegando