Buscar

Trocadores de Calor: Chicanas, Temperaturas e Análises

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Qual é o papel das chicanas nos trocadores de calor casco e tubo? Como a presença de chicanas afeta a transferência de calor e os requisitos de potência de bombeamento?
Sua função é suportar os tubos e garantir o fluxo cruzado do fluido do casco, colocadas do lado do invólucro para que o fluido passe através deste e aumente a transferência de calor para manter um espaço uniforme entre os tubos. 
As chicanas interrompem o fluxo do fluido e com isso é necessário um aumento da potência de bombeamento para manter o fluxo, mas também são elas que eliminam pontas mortas e aumentam a taxa de transferência de calor.
2. Imaginemos um trocador de calor, no qual tem-se dois fluidos de trabalho. Pergunta-se, é possível a temperatura do fluido frio estar acima da temperatura de entrada do fluido quente em algum local deste trocador de calor? Justifique sua resposta.
Não, a temperatura do fluido frio nunca será maior que à do fluido quente porque depois do fluido quente sair do trocador de calor, a temperatura automaticamente cai devido à troca de calor com os materiais que o mesmo entra em contato, com isso retorna com a temperatura mais baixa que a do trocador de calor para que novamente o processo de aquecimento ocorra.
3. Cite quais são as aproximações comuns feitas na análise de trocadores de calor?
Levando em conta os diversos tipos de trocadores de calor, e como são utilizados para diferentes finalidades, cabe destacar:
O alcance da mudança de temperatura especificada e prever as temperaturas de saída dos escoamentos dos fluidos quente e frio em determinado trocador de calor.
O primeiro destaque utiliza o método de análise a Diferença de Temperatura Média Logarítmica (LMTD), que é indicado quando as temperaturas são conhecidas ou podem ser determinadas e o segundo utiliza o método de análise Efetividade (NTU).

Continue navegando