Buscar

Prova 2 Aspectos Legais em Infórmatica e Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513957) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18023389
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de Segurança da Informação Websense, 95% dos funcionários de empresas latino-americanas acessam páginas de conteúdo não relacionado ao trabalho durante o expediente, no qual 49% passam mais de 50 minutos por dia navegando por páginas que nada têm a ver com sua atividade profissional. Muitas organizações, no afã de ter um maior controle acerca do conteúdo acessado por seus funcionários, vêm desenvolvendo políticas de uso da internet e cientificando seus funcionários sobre as regras a serem seguidas, bem como das consequências pelo mau uso. Neste sentido, com base na situação descrita e na legislação trabalhista vigente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Pesquisa Web@Work 2008 América Latina. Expediente: 95% em sites não relacionados. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/noticias/geral/05/11/2008/expediente-95-em-sites-nao-relacionados>. Acesso em: 6 out. 2014.
	 a)
	A empresa, ao instituir regras de controle de acesso à internet, viola os direitos à liberdade de expressão e privacidade do empregado.
	 b)
	Por falta de previsão legal na CLT acerca do uso da internet nas empresas, não há possibilidade de demissão por justa causa do empregado.
	 c)
	O funcionário, ao desrespeitar as normas da empresa, poderá ser demitido por justa causa a qualquer tempo, independente de motivação legal.
	 d)
	O descumprimento às regras da política de uso da internet caracteriza indisciplina do empregado, ensejadora de demissão por justa causa.
	2.
	Com a finalidade de regular as relações de consumo entre fornecedor e consumidor, quais os tipos de cláusulas que o Código de Defesa do Consumidor considera nulo de pleno direito? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cláusulas que estabelecem a inversão do ônus da prova com prejuízo do consumidor.
(    ) Cláusulas que estipulam autorização ao fornecedor realizar o cancelamento do contrato de forma unilateral.
(    ) Cláusulas que obrigam o consumidor ao ressarcimento dos custos de cobrança sem que igual direito lhe confira o mesmo pedido contra o fornecedor.
(    ) Cláusulas que definem o valor do contrato entre o consumidor e o fornecedor na prestação de serviço. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	O direito autoral encontra-se regulamentado por um conjunto de normas jurídicas: na Constituição Federal, na Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/98) e nos tratados internacionais, tendo por finalidade proteger as relações entre o criador e a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas. A partir da manifestação e publicação de uma obra, cria-se um vínculo a nível de conhecimento público, entre a obra e seu autor, sendo que a Lei do Direito Autoral define este vínculo como direito moral do autor sobre sua obra. Acerca deste direito do autor, podemos classificá-lo como:
	 a)
	Parcial.
	 b)
	Personalíssimo.
	 c)
	Coletivo.
	 d)
	Provisório.
	4.
	O autor não é obrigado a registrar seu software, porém, atualmente, recomenda-se o seu registro. Qual é o órgão responsável pelo registro no Brasil?
	 a)
	INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
	 b)
	OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
	 c)
	CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
	 d)
	CDC (Código de Defesa do Consumidor).
	5.
	A obrigação tributária é a relação jurídica pela qual o Estado tem o direito de exigir do contribuinte uma prestação ou um tributo. Tal obrigação tem sua origem na obrigação civil, em que o sujeito ativo é representado pelo Estado e o sujeito passivo pelo particular, sendo estes os elementos subjetivos da obrigação. Já o elemento objetivo é representado pelo objeto da obrigação, qual seja: a prestação de dar, fazer ou deixar de fazer. Concernente à obrigação tributária, analise as sentenças a seguir:
I- O contribuinte ou responsável pela obrigação são considerados sujeitos ativos da obrigação principal, dependendo do grau de relação (direta ou indireta), com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
II- O Estado é o sujeito ativo competente para exigir o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo que sua alíquota pode variar de 8 a 20%, de acordo com o valor total constante na nota fiscal.
III- O fato gerador da obrigação tributária principal corresponde à situação definida na lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. 
IV- O sujeito passivo da obrigação trata-se sempre daquele que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Segundo a Lei de Software (Lei nº 9.609/98), o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador será nos mesmos moldes previstos às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no país. Contudo, deve-se observar as ressalvas estabelecidas pela Lei de Software. Neste sentido, segundo a Lei de Software, qual é o prazo concedido ao autor com relação aos direitos de proteção sobre o programa de computador?
	 a)
	Cinco anos, devendo ser renovado ao final desse período.
	 b)
	Trinta anos, contados a partir do primeiro dia útil após a morte do autor.
	 c)
	Sessenta anos, contados a partir da data da sua criação.
	 d)
	Cinquenta anos, contados a partir do primeiro dia do ano subsequente ao da publicação ou criação.
	7.
	O código processual estabelece em regra que a prova cabe a quem acusa, ou seja, o ônus da prova é uma conduta processual exigida da parte para que a verdade dos fatos por ela narrados seja admitida pelo juiz. Entretanto, o Código de Defesa do Consumidor inovou ao possibilitar a inversão do ônus da prova, desde que atendidos determinados requisitos. Acerca dos requisitos para a concessão da inversão do ônus da prova a favor do consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A hipossuficiência do consumidor caracteriza-se exclusivamente pela sua situação econômico-financeira.
	 b)
	O consumidor deverá ser considerado pobre, ou seja, ganhar menos de cinco salários mínimos.
	 c)
	Dentre os requisitos para a concessão, encontra-se a hipossuficiência, fazendo jus automaticamente o consumidor que se encontrar desempregado e sem nenhuma outra fonte de renda.
	 d)
	A inversão do ônus da prova será concedida ao consumidor, se ficar demonstrada a autenticidade da alegação.
	8.
	O contrato é o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas com o objetivo criar, modificar ou extinguir direitos. Por se tratar de um negócio jurídico, requer, para sua validade, a observância de alguns requisitos essenciais, sob pena de nulidade. Acerca dos requisitos essenciais do contrato, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É nulo o contrato que tenha por objeto a comercialização de entorpecentes, haja vista a ilicitude do objeto.
	 b)
	Dentre os requisitos essenciais do contrato, encontra-se a instrumentalidade, ou seja, devem ser documentados para que tenham validade jurídica.
	 c)
	Ao celebrar um contrato de cessão de software, as partes contratantes deverão possuir no mínimo 16 anos.
	 d)
	As cláusulas contratuais poderão divergir do que estabelece o ordenamento jurídico em razão de corresponderem à vontade das partes.
	9.
	No Brasil, os direitos de propriedade intelectual foram incluídos no rol dos direitos e garantias fundamentais do artigo 5º da Constituição Federal, os quais posteriormente foram regulados pela Lei 9.610/98, denominada Lei de Direitos Autorais. Tal ordenamento visa a proteger as criaçõesde espírito, desde que materializadas de alguma forma, como, por exemplo, os programas de computador, armazenados em meios eletrônicos. Diante disso, acerca das proteções previstas na respectiva legislação aos autores/desenvolvedores de software, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para efeitos legais, a identificação do autor da obra deve obrigatoriamente estar vinculada ao seu nome civil completo.
	 b)
	O autor poderá ser pessoa jurídica, quando o software for desenvolvido em ambiente empresarial.
	 c)
	Os autores estrangeiros, desde que domiciliados no Brasil, terão proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil.
	 d)
	Diferentemente do que prevê a Lei de Software, a Lei de Direitos Autorais garante ao autor direitos morais sobre a obra, o qual é indissociável de sua pessoa e inalienável.
	10.
	Mérvio adquiriu, no ?Lojão dos Computadores Ltda.?, um computador fabricado pela empresa ?Computer S.A.?. Decorridos sessenta dias da aquisição, o produto repentinamente deixou de funcionar, impelindo Mérvio a contactar a assistência técnica, sendo imediatamente orientado a encaminhar o produto para reparo. Sem obter resposta acerca do conserto no prazo de trinta dias, Mérvio ajuizou uma ação de conhecimento em face do fabricante e do comerciante do computador. Acerca da situação hipotética exposta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O comerciante e o fornecedor são subsidiariamente responsáveis, logo a ação deveria ter sido ajuizada, inicialmente, somente em face do fornecedor.
(    ) A responsabilidade do fornecedor é objetiva, não havendo, portanto, a necessidade de apurar a culpa.
(    ) O fabricante não será responsabilizado se provar não ter colocado o produto no mercado ou, ainda que o tenha colocado, a inexistência do defeito, e, por derradeiro, tratar-se de culpa exclusiva da vítima ou de terceiro.
(    ) Cabe inversão do ônus da prova em favor de Mérvio, por expressa determinação legal, não podendo, em qualquer hipótese, o julgador negar tal pleito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais