Buscar

AV2 Dir Adm I

Prévia do material em texto

1- Determinado município concedeu licença para construção de unidades habitacionais populares em área supostamente regularizada. Todas as unidades foram rapidamente vendidas e as famílias assentadas. Passados 4 anos, verificou-se que a licença fora concedida irregularmente, tendo em vista que o loteador apresentou documentos falsos, o que conduziu a Administração ao erro. Diante da situação constituída, desprezando a atuação criminosa do loteador, manifeste-se, na qualidade de Procurador municipal, quanto à solução a será adotada no que tange às construções, considerando os princípios administrativos pertinentes.
2 -A verificação da legalidade dos atos administrativas somente pode ser realizada pela Administração Pública?
Não. Poderá agir em conjunto, sujeitando-se aos poderes Legislativo e Judiciário, verificando sua atuação com os princípios e regras que do ordenamento jurídico.
Os bens públicos têm alienabilidade condicionada e são imprescritíveis. O que significa cada uma dessas características?
São características dos bens públicos:
Inalienabilidade condicionada - Também chamada de relativa, consiste dizer que os bens públicos podem ser alienados, desde que não haja afetação sobre eles, ou seja, destinação específica, mas se faz necessário preencher os requisitos em previstos em lei. Entre eles, avaliação prévia e licitação para uma concorrência justa.
Imprescritibilidade - Por essa característica, os bens públicos não podem ser usucapidos, independente da categoria que pertençam, pois se trata de uma modalidade de prescrição aquisitiva, não consiste na perda do bem, mas na aquisição de um direito real sobre um bem pelo decurso do prazo.
José está inscrito em concurso público para o cargo de assistente administrativo da Administração Pública direta do Estado de Roraima. Após a realização das provas, ele foi aprovado para a fase final do certame, que previa, além da apresentação de documentos, exames médicos e psicológicos. A lista dos candidatos aprovados e o prazo para a apresentação dos documentos pessoais e para a realização dos exames médicos e psicológicos foram publicados no Diário Oficial do Poder Executivo do Estado de Roraima após 1 (um) ano da realização das provas; assim como foram veiculados através do site da Internet da Administração Pública direta do Estado, tal como previsto no respectivo edital do concurso. Entretanto, José reside em município localizado no interior do Estado de Roraima, onde não circula o Diário Oficial e que, por questões geográficas, não é provido de Internet. Por tais razões, José perde os prazos para o cumprimento da apresentação de documentos e dos exames médicos e psicológicos e só toma conhecimento da situação quando resolve entrar em contato telefônico com a secretaria do concurso. Insatisfeito, José procura um advogado para ingressar com um Mandado de Segurança contra a ausência de intimação específica e pessoal quando de sua aprovação e dos prazos pertinentes à fase final do concurso. Na qualidade de advogado de José, indique os argumentos jurídicos a serem utilizados nessa ação judicial.
Desconsiderando as normas dos editais prevendo a intimação pessoal e específica do candidato José, a administração pública tem o dever de intimar o candidato, pessoalmente, quando há o decurso de tempo razoável entre a homologação do resultado e a data de nomeação, não desprezando os princípios da publicidade e razoabilidade. Ademais, fica improvável exigir que José (impetrante) leia todos os dias o DOE por mais de um ano, dificultando ainda mais que no lugar onde reside não circula o DOE nem possui acesso à internet.
5 - A administração pública pode apenas revogar seus atos administrativos? Justifique.
Sim. por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. segundo o disposto na Súmula 473. Se o ato não é mais oportuno ou útil, revogar é a forma de desfazer esse ato que não interessa mais à administração pública. Como por exemplo, a CEF altera seus horários e dias de atendimento ao público, devido a demanda do saque do auxilio emergencial, depois de controlado, volta ao horário normal, assim revogando o ato anterior.

Continue navegando