Buscar

atividade 6 - Dilema ético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Faculdade Maurício de Nassau
Curso de Administração
Disciplina: Tópicos Integradores I
Prof.ª Me Lea Medeiros
Atividade 6 – DILEMA ÉTICO
Imagine que você é um executivo de nível médio em uma empresa com cerca de mil funcionários. Como você reagiria a cada uma das situações a seguir? (resposta para o portfólio - individual)
1. Você está negociando um contrato com um cliente potencial muito grande, cujo representante insinuou que o negócio será certamente fechado caso sua empresa financie um cruzeiro pelo Caribe para ele e a mulher. Você sabe que os empregadores do representante não aprovariam esta conduta, mas tem autorização para realizar despesa. O que você faria? 
2. Você se depara com uma oportunidade para roubar 100 mil de sua empresa, com absoluta garantia de não ser descoberto nem detido. O que você faria?
3. A política de sua empresa sobre reembolso de despesas com alimentação em viagens de negócios é cobrir os gastos, desde que eles não excedem a 80 dólares/dia, sem necessidade de comprovação. Quando você viaja, costuma comer em lanchonetes e efetuar despesas com comida que raramente ultrapassam 20 dólares/dia. Boa parte de seus colegas pede reembolsos entre 55 e 60 dólares/dia. Independentemente de quanto gastam realmente. Quanto você pediria de reembolso por suas despesas com alimentação?
4. Um outro executivo, que integra a mesma pequena equipe de planejamento que você, frequentemente apresenta bafo de álcool. Você já percebeu que o desempenho dele anda baixo, o que está prejudicando o grupo. Esse executivo é genro do dono da empresa, que o tem em alta conta. O que você faria? 
5. Você descobriu que um de seus amigos mais próximos deu um grande desfalque na empresa. Você fica quieto? Você fala diretamente com seus superiores antes de conversar com o culpado? Conversa com ele para tentar persuadi-lo a devolver o dinheiro? 
�
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional 11. ed. Pearson Prentice Hall. SP, São Paulo, 2005.

Continue navegando