Buscar

Poltrona di proust

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poltrona di proust 
Autor alessandro mendini
Criada em 1978 por alessando mendine, para o palácio de diamante em ferrara, foi exposta pela primeira vez na exposição “encontros próximo a arquitetura” em 1978.
A poltrona é pintada a mao utilizando a técnica pontilhismo inspirada nas obras do artista francês paul signac 1863 – 1935 no movimento artístico impressionismo, trata-se de uma pintura produzidas por pontos de tinta, que deixa de lado o degrade feito por pincelada.
O estilo da poltrona tem inspiração em LUIZ XV (rei da franca conhecido popularmente como o bem amado) no estilo romântico barroco.
A obra de mendini homenageia o autor marcel proust 1871-1922 frances autor de “À procura do tempo perdido” que conta sua historia em 7 volumes, em suas hitorias prust coloca muitas cores para marcar as vestimentas de seus personagens, nasce ai a libertação para estampas coloridas inspiradas na vida de prust.
Alessandro mindine 1931-2019 italiano, foi um designe e arquiteto desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do designe italiano pos-moderno e radical , iniciou uma serie de redesigne de mobiliário ornamentando pecas já existente, proust havia começado a trabalhar em um padrão de tecido para cassina (empresa italiana especializada em criação de moveis de designe de alta qualidade) que era uma suposta inspiração a obra de marcel proust, durante as pesquisas descobriu uma copia da cadeira de luiz xv e teve a ideia de fazer a homenagem a proust
A poltrona é totalmente pintada por pontos remetendo uma imagem se uma arte sem margens. 
Mendine produzil algumas dúzias de exemplares assinadas por ele, e teve uma breve interrupção na supervisão de cada peca produzida retomando em 1989, há alguns anos sua neta claudia mendine quem produa e pintava as poltronas acompanhada e surpervisionada pelo autor.
Hoje a poltrona di proust ganhou releitura de algumas empresas como capenellini e magic, com predominância de cores marcantes ou estampas, vendidas no valor de 5,500 reais em lojas conceituadas como a loja novo ambiente no brasil no rio de janeiro.
Curiosidade: mendine em 2014 fez uma versão da di proust em mármore da carrara para a robot city com edição limitada, foi usado comandos numéricos computadorizados para escupir a rocha 
Foram produzidas poucas unidades, que so foram assinadas por mendini quando as poltronas ficaram famosas.

Continue navegando