Buscar

Trabalho Karin - Paola

Prévia do material em texto

Aluna: Paola Tolotti Fernandes XIX-2
08- Como a gravidez altera o ciclo?
O ciclo menstrual inicia, quando ocorre a menstruação, ou seja, a descamação de parte da mucosa do útero, o endométrio. Na fase folicular (estrogênica), o FSH promove o crescimento dos folículos antrais selecionados - eles secretam estrógeno, que estimula a proliferação das células refazendo o endométrio. Como resultado do feedback negativo exercido pelo estrógeno acontece a diminuição dos níveis de FSH. Entretanto, no final dessa fase, ocorre um pico desse hormônio, possivelmente em virtude da secreção de progesterona. O aumento brusco do estrógeno provoca o pico de LH, que desencadeia a ovulação. A queda pós-ovulatória do LH pode ser causada pelo declínio do estrógeno ou pela depleção do conteúdo de LH na hipófise. Essa fase termina um dia após a ovulação. Com a formação do corpo lúteo, tem-se a fase lútea, sob a influência do LH, essa glândula endócrina produz progesterona e um pouco de estrógeno. Quando o óvulo é fecundado, a progesterona do corpo lúteo dá suporte para uma gravidez inicial. Durante essa fase, o endométrio se prepara para ajudar na gravidez , altos níveis de progesterona fazem com que o endométrio pare de se espessar e comece a se preparar para uma potencial fixação do óvulo fecundado (estrogénio promove o crescimento adicional do endométrio, enquanto a progesterona promove o desenvolvimento das glândulas secretoras e do tecido conjuntivo, transformando o endométrio num órgão secretor rico em nutrientes, capaz de nutrir precocemente o embrião e de permitir a sua fixação). Após a fertilização, o embrião é formado e a tuba deve transportá-lo ao endométrio. Neste trajeto que dura 5 dias, o embrião se divide em várias células e chega ao útero numa fase conhecida como blastocisto, quando infiltra o endométrio e começa a produzir as células que vão formar a placenta. Estas células produzem o βhCG (gonadotrofina coriônica humana), que pode ser detectado por testes de gravidez. Este hormônio mantém o corpo lúteo produzindo a progesterona, que ajuda a manter a gestação.
09- Quais as alterações uterinas que ocorrem no ciclo menstrual? 
· Fase menstrual: ocorre a descamação das células endometriais
· Fase folicular: ocorre a proliferação do endométrio, com crescimento rápido das suas glândulas e vasos sanguíneos, as glândulas também produzem um muco fino e pegajoso que se alinha no canal cervical, e que tem por função guiar os espermatozoides até ao útero. 
· Fase lútea: Após a ovulação, o corpo lúteo produz estrogénios e progesterona em grandes quantidades. O estrogénio promove o crescimento adicional do endométrio, enquanto a progesterona promove o desenvolvimento das glândulas secretoras e do tecido conjuntivo, transformando o endométrio num órgão secretor rico em nutrientes, capaz de nutrir precocemente o embrião e de permitir a sua fixação, caso ocorra a fertilização.
10- Explique o transporte e viabilidade dos gametas masculinos. 
A espermatogênese é responsável pela formação dos espermatozoides, ela ocorre na parede dos túbulos seminíferos que compõem os testículos ao final do processo, os espermatozoides são liberados por esses túbulos. Ao redor dos túbulos seminíferos estão as células de Leydig, responsáveis pela produção do hormônio masculino testosterona. As células que iniciam o processo são chamadas espermatogônias e ficam inativas no organismo masculino até o início da puberdade, entre 13 e 16 anos. A partir daí inicia-se um intenso processo de proliferação dessas células que permite sua maturação no epidídimo. Os canais da rede testicular – ductos eferentes- por possuírem cílios e contrações da musculatura lisa que permitem o transporte do espermatozoide para o epidídimo. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozoides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozoides maduros produzindo um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozoides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra já que quando há uma excitação os espermatozoides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sémen, num processo a que se dá o nome de ejaculação.
11- Explique as fases da fertilização e clivagem. 
Fases da fecundação:
· 1- Passagem do espermatozoide através da corona radiata do ovócito (reação acrossômica): Auxiliado pela ação da enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozoide, e também, pelo movimento da cauda do espermatozoide.
· 2- Penetração na zona pelúcida: Formação de um caminho na zona pelúcida através da ação de enzimas. Logo que o espermatozoide penetra a zona pelúcida desencadeia o fim da segunda meiose e uma reação zonal, mudanças das propriedades físicas da zona pelúcida que a torna impermeável a outros espermatozoides.
· 3- Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide: A cabeça e a cauda do espermatozoide entram no citoplasma do ovócito na área de fusão
-Término da segunda divisão meiótica do ovócito: Formação do ovócito maduro (pronúcleo feminino) e o segundo corpo polar.
-Formação do pronúcleo masculino: Dentro do citoplasma do ovócito, o núcleo do espermatozoide aumenta para formar o pronúcleo masculino, enquanto que a cauda do espermatozoide se degenera. Durante o crescimento, os pronúcleos replicam seu DNA.
-Lise da membrana do pronúcleo: Ocorre a agregação dos cromossomos (23 cromossomos de cada núcleo resultam em um zigoto) para a divisão celular mitótica e primeira clivagem do zigoto.
Clivagem do Zigoto
· Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. Estas células embrionárias – os blastômeros- tornam-se menores a cada divisão. Quando já existem de 12 a 32 blastômeros o concepto é chamado de mórula.
12- Quando o ovócito II passa a ser chamado de óvulo? 
O óvulo só se formará após a fecundação de um ovócito II, que se encontra em metáfase II, que é a célula liberada quando a ovulação do ovário. Esta célula, em virtude do "estímulo" da fecundação, termina a meiose originando o óvulo e o 2º glóbulo polar. 
13- Qual a relevância do zigoto, considerando geneticamente?
É a primeira célula que contém todo o material genético (do pai e da mãe) do embrião que será formado. Célula única que é primordial em todo o processo de desenvolvimento humano.
14- O que é mórula? 
É o primeiro estágio da embriogênese de alguns tipos de zigotos, processo que ocorre logo após a fertilização, e este sofre sucessivas clivagens até a formação da blástula, passando pelo estágio de mórula. Este estágio se caracteriza por um a massa sólida com cerca de 12 a 32 blastômeros, que mudam sua forma e se juntam uns aos outros para formar uma bola compacta de células. Este fenômeno - compactação - provavelmente é mediado por glicoproteínas. O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero. 
RESUMO: Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da formação de uma blástula.
15- Defina: 
a) Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião.
b) Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta.
c) Citotrofoblasto: Camada mais interna do trofoblasto (trofoblasto celular), que delimitará a cavidade blastocística. 
d) Sinciciotrofoblasto: Camada mais externa do trofoblasto, que consiste em uma massa protoplasmática, multinucleada, na qual não se observam limites celulares. 
e) Cavidade blastocística: Cavidade formada no interior da mórula, constituída por fluido.

Continue navegando