Buscar

fernanda hackbart ESTÁGIOS PELO MOODLE DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19

Prévia do material em texto

FACULDADE METODISTA CENTENÁRIO
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Fernanda Hackbart Rosa
PLANO DE TREINO 1 DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
MODALIDADE DE VOLEIBOL 
Trabalho de Estágio Supervisionado I, realizado pelo MOODLE devido a PANDEMIA DO COVID-19, apresentado ao Curso de Educação Física da Faculdade Metodista Centenário, como requisito parcial para obtenção da aprovação na Disciplina. 
Orientadora: Profª Tatiana Trevisan
SANTA MARIA
2020-1
PLANO DE TREINO
Modalidade: Voleibol
Público alvo: 16 atletas da equipe mirim feminino 
Idade: 12 a 14 anos
Local: Ginásio Poliesportivo do Clube Recreativo Dores
Tempo de duração do treino: 70 minutos
Materiais necessários: rede, 8 bolas de voleibol,1 bola de pilates, 4 pedaços de tnt ou tecido. 
Objetivo do treino: Na fase da adolescência, os esportes e exercícios são essenciais, pois ajudam os jovens a enfrentar todos os efeitos de transição comuns nessa fase e ainda combatem problemas sérios como o sedentarismo e a obesidade. Objetivo desse treino é para os alunos identificar quais são os fundamentos básicos do Voleibol e, através de atividades recreativas, adquirir capacidades técnicas mínimas para realizar estes movimentos, além de conseguir viabilizar sua aplicação durante o jogo. Sendo de uma forma lúdica e que desperte interesse para as próximas aulas poder aplicar em si todos fundamentos e até o jogo.
Alguns desses fundamentos trabalhados serão saque, recepção, toque e uma simulação de jogo sem ser competitivo e sim cooperativo.
1. PARTE INICIAL
Tempo de duração: 10 minutos 
1.1 Exercício 1
Tempo de duração: 5 minutos
Os alunos serão divididos em duplas 8 para cada lado e cada dupla com uma bola. Cada um ficará posicionado de um lado da quadra, na linha de 3 metros, realizando o toque de um para o outro por cima da rede. O toque poderá ser feito de frente, lateralmente ou de costas. Se os alunos estiverem com muita dificuldade para executar o movimento poderão deixar que a bola toque no chão uma vez. À medida que forem se adaptando a esta tarefa, deverão aumentar a distância de um para o outro, dificultando, desta forma, a execução do movimento.
1.2 Exercício 2
Tempo de duração: 3 minutos
Seguindo da mesma forma que o primeiro, porém acrescentando mais o fundamento de manchete e os alunos deverão assim que passar a bola com algum desses fundamentos trocar de quadra para a adversária e trocar com a sua dupla que recebeu a bola e irá tocar novamente e assim sucessivamente.
1.3 Exercício 3
Tempo de duração: 2 minutos
Organizar os alunos em um círculo pedir para realizarem 15 polichinelos, logo após 15 saltos e finalizando com o restante de tempo em uma corrida estacionaria levantando os ombros e dirija-os para trás realizando um grande movimento circular, logo após flexionando os joelhos até encostar no glúteo e tocando com as mãos no calcanhar.
2. PARTE PRINCIPAL 
Tempo de duração: 50 minutos 
2.1. Exercício 1
Tempo de duração: 5 minutos
 Volençol: Dividir os alunos em quatro grupos de quatro integrantes. Iniciar com dois grupos. Cada um dos grupos deverá segurar o lençol estendido ou o tecido de TNT, com a participação de todos os integrantes do grupo. A bola será lançada pelo grupo iniciante, através da organização coletiva, no intuito de arremessar a bola para o outro lado da quadra, como se fosse um saque. O grupo do outro lado deverá receber a bola com o lençol, sem deixá-la cair no chão, como acontece no voleibol. Se conseguirem receber a bola com o lençol, devem lançá-la de volta sempre por cima da rede ou corda, visando fazer com que a bola toque o chão do lado oposto. Qualquer um dos dois grupos que não conseguir receber a bola e deixar com que a mesma toque seu lado da quadra, trocará de lugar com o grupo da reserva, e assim sucessivamente, os grupos irão trocando de lugar. Aqueles que forem conseguindo cooperar com os colegas e trabalhar em equipe para atingir o objetivo do jogo vão permanecendo em quadra.
2.2 Exercício 2
Tempo de duração: 5 minutos
Dividir os alunos em oito para cada lado da rede e com a bola de pilates fazerem toques da forma que quiserem, mas sem deixar a bola cair. Todos do grupo contar em voz alta a quantidade de toques que estão fazendo e quando deixar cair zerar a contagem e iniciar novamente tentando conseguir mais que a ultima contagem de toques feitas. Logo a após fazer a mesma dinâmica, mas com a bola de vôlei. Intuito de se familiarizarem com a bola ver diferença no tamanho, peso e se motivarem a tentar fazer mais e uns ajudando aos outros.
2.3 Exercício 3
Tempo de duração: 10 minutos
Dividir os alunos e duplas.
As duplas ficam no meio da quadra de voleibol, um de frente para o outro. Um 
dos dois fica lançando a bola na direção do outro que vai recepcionar a bola no meio da 
quadra, retorna à bola para o lançador e corre até a linha lateral e recebe de novo a bola, devolvendo sempre de manchete. Depois troca quem estava lançando vai recepcionar e 
vice-versa.
2.4 Exercício 4
Tempo de duração: 15 minutos
Saque / recepção: Em duplas, um aluno impulsiona a bola para cima com as duas mãos, o outro deverá esperar a bola quicar no solo um a vez e dar um toque para cima e segura a bola. O mesmo devolve a bola de modo que o colega faça o mesmo exercício. 
 Mesma dinâmica do exercício anterior, porém o aluno es pera a bola quicar no solo duas vezes e executa um a manchete para cima e segura a bola. 
 Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes quem es tiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir es te tipo de saque, quando devolver a bola.
2.5 Exercício 5
Tempo de duração: 15 minutos
Acerte o quadrante: Para esta atividade, cada um dos lados da quadra será dividido em quatro quadrantes, numerados aleatoriamente de um a quatro, sendo que cada quadrante será ocupado por um aluno. Portanto, teremos quatro alunos de um lado da quadra e outros quatro na outra metade. O jogo terá início com um saque por cima, em direção ao quadrante do lado oposto. Se o aluno que sacar conseguir que a bola caia no chão marcará um, dois, três ou quatro pontos, dependendo da região que atingir. O aluno que estiver recepcionando a bola terá o mesmo objetivo: enviá-la para o lado oposto para que ela caia em um dos quadrantes, marcando pontos desta forma. O jogo terminará quando um dos lados alcançar 25 pontos.
3. PARTE FINAL 
Tempo de duração: 10 minutos 
O desaquecimento é tão importante quanto o aquecimento, pois evitará aquelas dores musculares desagradáveis após a aula.
O ideal é se fazer um alongamento com bastante calma e também totalmente suave, principalmente nos músculos mais acionados como membros superiores.
Extensor do antebraço. Girar o ombro para o exterior, a fim de entrar na posição ideal para esticar o músculo do antebraço. Depois de ter conseguido trazer o corpo para esta posição, colocar pressão sobre a outra mão para iniciar o alongamento.
Flexão lateral do pescoço, Rotação de pescoço. Começar girando o pescoço de uma maneira lenta, mantendo o queixo um pouco elevado para isolar o músculo. Para um alongamento mais profundo, terá que colocar pressão com a mão oposta à direção que está girando.
Deltoide lateral: Com os braços esticados sobre o corpo, coloque pressão com a mão para adicionar o estiramento dos ombros. Repetir com o outro braço.
Inclinação músculos enfatizados: isquiotibiais. Comece posicionando os pés um na frente do outro. Mantendo as costas retas, traga as mãos para os quadris e comece a flexão.
Levantar o braço e dobrar o cotovelo, mantendo a mão atrás do pescoço. Com a outra mão, empurrar o cotovelo. sendo que o braço que vai por cima deve ser puxado pelo pelo braço que está por baixo. A intenção no sentido da força é que as duas mãos se encontrem nas costas. Realizar dos dois lados, por 10 segundos.
Com as costas retas e as pernas juntas, dobrar uma das pernas para trás segurando no pé por 30 segundos. Repita com a outra perna. Se for necessário, seapoiar no colega.
Estique uma perna, mantendo apenas o calcanhar no chão e tente tocar com as mãos nesse pé. Mantenha a posição durante 30 segundos e repita com a outra perna.
REFERÊNCIAS
BROTTO, F.O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar! Santos: Re-Novada, 2001.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 3 ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998.
PAES, Roberto Rodrigues; e OLIVEIRA, Valdomiro de. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos Jogos desportivos coletivos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 71, 1994. http://www.efdeportes.com/efd71/jogos.htm
SANTOS, F. V. dos. Coletânea de Atividades de Educação Física para o Ensino Fundamental. Curitiba: Expoente, 2003. 
SOLER, R. Esporte Cooperativo: uma proposta para além das quadras, campos e pátios. Rio de Janeiro: Sprint, 2009. Brincando e Aprendendo com os Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2011.
https://www.ecofit.com.br/atividades-fisicas-para-adolescentes-quais-sao-as-mais-indicadas/
http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/jogos-ludicos-para-voleibol
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6260
https://www.efdeportes.com/efd156/metodologia-para-iniciacao-de-voleibol.htm

Continue navegando