Buscar

perguntas figado e pancreas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

prezados alunos, 
Segue um estudo dirigido para o tema: fígado, via biliares e pâncreas. 
Fígado e vias biliares
1- Descreva a segmentação hepática de proposta por Couinald. 
Os segmentos hepáticos, segundo os critérios
propostos por Couinaud recebem numeração de 1 a 8,
no sentido horário, empregando-se algarismos romanos. Cada segmento hepático constitui uma unidade
funcional do fígado, recebendo uma tríade portal
individualizada, e sendo drenado por ramo de uma das
veias hepáticas sem prejuízo da irrigação, drenagem e até das funções
dos demais.
2- Explique como é feita a drenagem hepática.
O suprimento sanguíneo do fígado é levado através da veia porta e da artéria hepática. A artéria hepática traz sangue oxigenado para os tecidos hepáticos, enquanto a veia porta leva sangue desoxigenado do conteúdo abdominal para ser filtrado. A artéria hepática se origina da artéria hepática comum e se divide em artérias hepáticas direita e esquerda.
3-Cite os elementos da tríade portal. 
Os elementos compostos do hilo hepático são: a artéria hepática própria (medial), Veia porta (posterior) e Ducto colédoco (lateral). 
4-Como é formado o sistema porta hepático. 
É formado pela veia porta e suas tributárias. Ou seja, a veia porta é formada pela união da Veia Esplênica com a Veia Mesentérica Superior e se divide em ramos direito e esquerdo antes de entrar no fígado. Além disso, o sistema porta tem a função de receber o sangue provenientes dos órgãos abdominais (trato digestivo) para o fígado antes de retornar ao coração.
 
5- Descreva as vias biliares intra e extra hepática. 
As vias biliares intra-hepáticas e extra-hepáticas são formadas pelos ductos hepáticos direito e esquerdo, ducto hepático comum, ducto colédoco, vesícula biliar e ducto cístico. Dessa forma esse conjunto de ductos tem a função de conduzir a bile produzida no fígado para seu armazenamento na vesícula biliar. 
6- Descreva a anatomia da vesícula biliar
A vesícula biliar tem a função de armazenamento da bile ( até 50ml) produzida pelo fígado, localiza-se na face inferior do lobo direito do fígado, possui três partes sendo elas: Fundo uma extremidade larga e arredondada do órgão, Corpo a parte principal, que toca a face visceral do fígado, o colo transverso e a parte superior do duodeno e o Colo extremidade estreita e afilada .Além disso, possui o ducto que une o colo da vesícula biliar ao ducto hepático comum, A prega espiral formada pela túnica mucosa ajuda a manter o ducto cístico aberto e também oferece resistência adicional ao esvaziamento súbito da bile. Ademais, A irrigação arterial da vesícula biliar e do ducto cístico provém principalmente da artéria cística, Ducto cístico, segmento hepático V e ducto hepático comum. O triangulo de Calot contém tecido adiposo, nódulos linfáticos e vasos e outras estruturas neurovasculares. A drenagem venosa do colo da vesícula biliar e do ducto cístico flui pelas veias císticas e Veias tributárias para as veias portais segmentares. A inervação ocorre pelo plexo hepático, pequenos ramos do nervo vago e por fim sua drenagem linfática é feita pelos Linfonodos cístico, linfonodos omento maior, linfonodos da porta hepática, gânglios pancreático esplênicos superiores e gânglios hepáticos inferiores.
 
Pâncreas
1- Descreva a anatomia topográfica do pâncreas e suas relações anatômicas. 
O pâncreas é uma glândula acessória da digestão, alongada e retroperitoneal ( localiza-se atrás do peritônio), situa-se atrás do estomago entre o duodeno á direita e o baço a esquerda. Seus limites são compostos anteriormente pelo estômago, e posteriormente encontra-se quase que totalmente na parede posterior do abdômen ao nivél das vértebras L1 e L2. Além disso, é dividido em cabeça, colo, corpo e cauda. 
2- Descreva a relação anatômica do pâncreas com o duodeno e vias biliares. 
A relação anatômica entre o pâncreas e o duodeno é pela cabeça do pâncreas uma parte expandida da glândula que é circundada pela curvatura em forma de C do duodeno à direita dos vasos mesentéricos superiores logo abaixo do plano transpilórico e está firmemente fixada à face medial das partes descendente e horizontal do duodeno.
3-Descreva a vascularização e drenagem venosa do pâncreas.
A irrigação arterial do pâncreas provém principalmente dos ramos da artéria esplênica, que é muito tortuosa e seus 10 ramos irrigam o corpo e a cauda do pâncreas. As artérias pancreaticoduodenais
(superiores anterior e posterior) e as artérias pancreaticoduodenais (inferiores, anterior e posterior ) formam arcos anteriores e posteriores que irrigam a cabeça do pâncreas. E a drenagem venosa do pâncreas é feita por meio das veias pancreáticas correspondentes, tributárias das partes esplênica e mesentérica superior da veia porta logo a maioria delas drena para a veia esplênica.

Mais conteúdos dessa disciplina