Buscar

PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova:
	16923588
	Nota da Prova:
	8,68
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Atualmente, a maior preocupação da alfabetização é formar cidadãos letrados. A alfabetização e o letramento vêm sendo discutidos como dois processos inseparáveis, mas ainda há muitas dúvidas sobre a diferença entre um conceito e outro. Nesse sentido, muitos autores pesquisadores têm contribuído para esclarecer melhor estes dois termos. Com base no exposto, disserte sobre o que é letramento no contexto escolar.
	Resposta Esperada:
O letramento é um conceito recente para designar as práticas sociais de leitura e escrita, e não se refere só à capacidade de ler e escrever, é mais do que estar alfabetizado. É saber utilizar e resinificar seus conhecimentos de leitura e escrita em prol das suas necessidades humanas e sociais.
	2.
	As crianças possuem muitos conhecimentos sobre a oralidade, pois desde pequenos dialogam com pessoas que fazem parte do seu convívio. Cabe à escola desenvolver a escrita, sem deixar de levar em consideração os saberes já adquiridos. Essas crianças já trazem consigo um repertório de leitura. Disserte sobre esse repertório.
	Resposta Esperada:
A criança no ambiente em que está inserida, tem acesso a diversos produtos, como rótulos, outdoors, livros e revistas, panfletagens de supermercados e propagandas das mais diversas áreas. Sobretudo, as crianças chegam à escola com outros tipos de conhecimento, não relacionados à escrita: aprendizagem relacionada à prática cultural, política, religiosa etc.
Parte inferior do formulário

Outros materiais