Buscar

Prova final Criptógamos Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova final Criptógamos Discursiva
1. Por volta de 550 milhões de anos atrás, a Gondwana surgiu, formada por um enorme bloco continental desértico. Por este motivo, os seres vivos habitavam somente os mares. As algas verdes primitivas foram os primeiros organismos a colonizar a terra firme. Com base nestas informações, descreva as características que permitiram às algas primitivas colonizarem e sobreviverem em ambiente terrestre.
RESPOSTA:
Naquela época a terra possuía um grande número de Nichos, no decorrer dos milhões de anos os vegetais foram selecionados por possuir suporte estrutural, a osmorregulação e garantissem se reproduzir nesse ambiente. Através da sua evolução o surgimento de tecidos de sustentação e um sistema condutor capaz de transportar água, nutrientes, sais minerais e hormônios por toda sua estrutura, permitiu que plantas como algumas árvores das florestas tropicais ou sequoias norte-americanas alcançassem mais de 100 metros de altura e se tornassem os seres vivos mais longevos do planeta.
2. As plantas apresentam ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações. Com relação às plantas terrestres, apenas as briófitas apresentam a fase gametofítica (haploide, n cromossomos) como duradoura, os demais grupos, que incluem as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas apresentam a fase esporofítica (diploide, 2n cromossomos) como dominante e duradoura. Sobre o ciclo de vida das samambaias, na fase de esporófito ocorre a formação de soros, local que contêm esporângios que sofrem meiose e dão origem aos esporos (n). Disserte sobre as próximas etapas do ciclo dessas plantas, incluindo a sequência prótalo, anterídios, arquegônios, fecundação da oosfera pelo anterozoide e formação do zigoto, que dará origem a um novo esporófito, fechando o ciclo.
RESPOSTA:
Ao cair sobre um substrato úmido, o esporo desenvolve-se e origina uma planta pequena haploide chamada de prótalo, que é o gametófito. O prótalo mede cerca de 1 cm, cordiforme, clorofilada e com rizoides. Esse gametófito é um hermafrodita, que na maturidade, forma as estruturas reprodutivas masculinas, chamadas de anterídios e os arquegônios que são estruturas reprodutivas femininas. Nos anterídios, formam-se anterozoides e em cada arquegônio forma-se uma oosfera. Quando estão maduros, os anterídios libertam os anterozoides, que numa chuva nadam sobre a superfície do prótalo até os arquegônios, fecundando suas oosferas. Após a formação do zigoto, através de mitoses, forma-se um embrião que se aloja dentro do arquegônio e, mais tarde, será um novo esporófito, o mesmo cresce sobre o prótalo. O prótalo tem vida curta, morrendo em seguida, e o esporófito torna-se uma samambaia, que mais tarde passa a produzir esporos haploides, fechando-se o ciclo.

Continue navegando