Buscar

Trabalho 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAYNARA MIKAELLE TORRES OLIVEIRA
(171013722)
PROCESSOS METALÚRGICOS
Fortaleza
 29/04/2020
AULA 8 – Lista de Exercícios 
01 – Cite as Características da Ferrita?
Pode ser definida como uma solução sólida de carbono em ferro alfa (Feα). A solubilidade máxima do C na ferrita ocorre em 727 °C e é de 0,022%. A solubilidade do C na temperatura ambiente na ferrita é de 0,008%. A ferrita é um dos constituintes mais dúcteis dos aços. Suas propriedades são:
Estrutura CCC; Dureza de aproximadamente 90 HB L.R.= 280 N/mm2 ; Alongamento de 35 a 40%; Magnética a temperatura ambiente
02 – Cite as Características da Austenita?
É definida como uma solução sólida de carbono em ferro gama (Feγ). A solubilidade máxima do carbono na austenita é de 2,1% e ocorre a 1147 ºC.Suas propriedades são:
Estrutura CFC (Não é magnética); Dureza de aproximadamente 300 HB; L.R. = 1000 N/mm2; Alongamento de 30%
03 – Cite as Características da Cementita?
É o carboneto de ferro, de fórmula Fe3C, e contém aproximadamente 6,7% de carbono e 93,3% de ferro. É um dos constituintes mais duros e frágeis dos aços.
Suas propriedades são:
Estrutura ortorrômbica; Dureza de aproximadamente 700 HB;Alongamento: 0% Magnética a temperatura ambiente.
04 – O que são diagramas tempo x temperatura x transformação?
Servem para indicar quanto tempo se deve ficar a determinada temperatura para atingir o grau de transformação desejado. Indicam transformações que ocorrem tendo o tempo como variável. São gerados a partir de gráficos de fração de transformação em função do logaritmo do tempo para diferentes temperaturas.
05 – Um aço com uma microestrutura formada por Bainita e outro formado por Martensita. Qual apresenta a maior resistência mecânica e maior Dureza?
Frequentemente uma bainita de baixo carbono é considerada como possuindo maior tenacidade do que uma martensita revenida com resistência mecânica equivalente, a qual invariavelmente possui maior teor de carbono, e maior dureza a resistência mecânica é a bainita. 
06 – Partindo de qual fase de origem e utilizando qual tipo de resfriamento chegamos na Perlita. Justifique sua resposta
O resfriamento lento da perlita vira uma fase proeutetóide. A temperatura em torno de 540 ºC é produzido uma perlita mais fina, pois com a diminuição da temperatura a taxa de difusão do carbono diminui, e as camadas se tornam progressivamente mais finas

Outros materiais