Buscar

Atividade 3 hidraulica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta Atividade 3:
 Cavitação é um termo bastante comum nos departamentos de manutenção ou produção dessas empresas, seja por mecânicos, operadores ou engenheiros, no entanto, muitos sabem que a cavitação é prejudicial, mas não sabem o que ela é, nem porque ela ocorre.
 A Cavitação é um problema ao qual podemos enfrentar ao instalar um sistema hidráulico com bombas, principalmente se tivermos tratando de bombas tipo horizontais. Faz-se necessário manter a relação NPSHdisp > NPSHreq. 
 A Pressão Atmosférica é a responsável pela entrada do fluído na sucção da bomba. Quando a altura de sucção for superior a 8 metros (ao nível do mar), a Pressão Atmosférica deixa de fazer efeito sobre a lâmina d'água. Assim, durante a instalação, quanto maior for a vazão da bomba e a altura de sucção negativa, maior será a possibilidade da bomba cavitar em função do NPSH, bem como caso o reservatório encontre-se instalado no mesmo nível que a bomba ou quando pressão for muito baixa.
 A solução mais simples e econômica para o problema de cavitação é aumentar o nível de líquido do tanque de sucção ou posicionar a bomba abaixo do nível do reservatório principal, de modo que todo o peso do fluido no reservatório possa contribuir para a pressão de sucção. Outra opção seria utilizar a bomba em um ponto do fluxo onde a temperatura do fluido seja menor, pois, deste modo, a pressão de vaporização seria reduzida provocando um ganho de NPSHdisp.
 Outras medidas que podem ser adotadas afim de se evitar a Cavitação são: reduzir a altura de sucção e o comprimento desta tubulação, aproximando-se ao máximo a bomba da captação; na sucção, aumentar do diâmetro dos tubos e conexões com o intuito de diminuir as perdas de carga na sucção. E, quando possível, sem prejudicar a vazão e/ou a pressão final requeridas no sistema, pode-se eliminar a cavitação trabalhando-se com registro na saída da bomba "estrangulado", ou, alterando-se o(s) diâmetro(s) do(s) rotor(es) da bomba(essas, porém, são providências que só devem ser adotadas em último caso, pois podem alterar substancialmente o rendimento hidráulico do conjunto). 
 Para que exista um escoamento de um fluido é necessário haver um diferencial de pressão entre o ponto de origem e o ponto de destino deste fluido. Outro fenômeno que acontece num escoamento é a chamada “perda de carga”, cuja principal consequência é a redução de pressão ao longo do escoamento. Pode acontecer, e é relativamente frequente, da pressão do escoamento atingir a pressão de vapor do líquido em escoamento. Quando isso acontece, tem-se início a geração de bolhas de vapor no escoamento.
 Na maioria dos caso, temos uma bomba promovendo o escoamento desse líquido, sendo o equipamento mais frequente a bomba centrífuga, mas qualquer equipamento ou dispositivo inserido num escoamento está sujeito ao efeito da cavitação.

Continue navegando