Buscar

Atividade aprendizagem 2-História Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade aprendizagem 2 - História Geral
1) As Histórias de Heródoto, escritas entre 450 e 430 a. C., estavam divididas em 9 livros. Os primeiros 6 eram dedicados ao crescimento do império Aquemênida (persa) e desembocam, justamente, na batalha de Maratona, vencida pelos gregos. Os três últimos livros relatam a reação do rei persa Xerxes I e sua tentativa de vingar a derrota persa.
Dessa forma, a História de Heródoto termina
· a) com a “monumentalização” que colaborou para a própria desconstrução da identidade disciplinar dos historiadores.
· b) com a expulsão dos persas para a costa e a sobrevivência grega assegurada.
· c) com a História perdendo seu status de ciência, finalizando a busca de uma ‘idade de ouro’, e de um ‘passado glorioso’.
· d) com a dominação dos gregos na a costa e a sobrevivência persa assegurada.
· e) quando ele é então informado que não seria mais o “monumento”, pois não teria seu nome ligado a ‘longa genealogia’ da “moderna ciência histórica”
2) Tucídides era ateniense, nascido em 460 a. C. (400 a. C). Pertencia à alta aristocracia da cidade, recebeu uma vasta educação (foi discípulo de Anaxágoras) e era amigo de verdadeiras personalidades da pólis, como Protágoras e Sófocles. Apesar de sua estreita adesão ao governo de Péricles, Tucídides é exilado na Trácia, em sua propriedade, onde escreve, a partir de sua condição de General, sua História da Guerra do Peloponeso (TUCÍDIDES, 1987) Com Tucídides, o sujeito da narrativa história emancipa-se ainda mais da esfera mitológica. 
 
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
 I - Pode-se dizer que é o primeiro historiador analítico, o que se observa, por exemplo, pela rigorosa precisão cronológica, ausente da obra mais poética de Heródoto.
II - Uma de suas condições imanentes é que a história busca captar, compreender e tornar compreensíveis as questões humanas como elas são.
III - Tucídides valoriza toda lenda e ficção, atribuiu um valor especial ao fato de ter buscado investigar os acontecimentos assim como era contato nas histórias.
IV - Em comum acordo com à tradição anterior, Tucídides concordava que a memória e o testemunho eram insuficientes para garantir a fidelidade do relato à realidade.
É correto o que se afirma apenas em:
· a) I e II.
· b) I e IV.
· c) I, II e III.
· d) I, III e IV.
· e) II, III e IV.
3) Como os sucessores culturalistas deste [Tucidides], aspirava a interpretar as motivações e a explicar as circunstâncias que condicionaram os eventos que narrava. Sua preocupação com a motivação dos protagonistas o levou a expor os discursos que teriam pronunciado para justificar seus atos ou incentivar a prática dos que almejavam realizar. Quando, como usualmente ocorria, não dispusesse de registro das palavras que haviam sido pronunciadas, Tucídides leva seus personagens a dizer aquilo que, dadas as circunstâncias, seriam supostos ter dito (H.I.22)”.
 Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Sua proposta era capturar a “essência” dos fatos e ignorar os sentimentos de seus personagens. 
(   ) Tucidides afirmava completamente a influência dos deuses nos assuntos humanos. 
(   ) Sua obra foi julgada perigosa e pouco civil por alguns de seus contemporâneos. 
(   ) Tucídides desconfiava que a memória e o testemunho eram suficientes para garantir a fidelidade do relato à realidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
· a) V – V – F – F.
· b) F – F – V – V.
· c) V – F – V – F.
· d) V – F – V – V.
· e) V – V – V – F.
4) Benedict Anderson em seu livro, Comunidades Imaginadas, citando Marc Bloch, afirma que a ideia de união que perpassa as sociedades medievais vai muito além de uma língua sagrada. Para ele, a cristandade medieval estava ligada por uma concepção própria do tempo .
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Podemos dizer que os diversos pensadores que discorrem sobre o tempo durante o período que conhecemos como a Idade Média auxiliam na criação de uma identidade nacional. Definindo um grupo que partilha, além de dogmas e concepções religiosas, um ideal de tempo similar. Desse modo, podemos dizer que a concepção de tempo e história medieval estão ligadas a uma noção de específica, que remonta também ao pensamento religioso.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
· a) O tempo medieval era regido por uma noção de linearidade, na qual as histórias estariam destinadas a contar a tragetória da humanidade até o Fim dos Tempos.
· b) O tempo medieval estava ligado a uma noção de circularidade, na qual o aprender com o passado poderia auxiliar a uma compreensão do presente.
· c) Para as sociedades medievais a noção de tempo estava apenas ligada aos aspectos cotidianos, e não tinha uma maior influência no modo como a sociedade se organizava para o futuro.
· d) A sociedade medieval não tinha uma noção de tempo bem formada, a noção de união que os permeava estava ligada somente aos aspectos religiosos.
· e) A noção de união da cristandade medieval estava apenas associada a uma noção de tempo, apegada exclusivamente a tradição clássica.

Continue navegando