Buscar

Seguridade

Prévia do material em texto

Av - Seguridade Social: a Política de Saúde e o Sus - NM
1) O Sistema de Planejamento no SUS (PlanejaSUS) é um importante instrumento de gestão do Sistema Único de Saúde como forma de ação articulada, integrada e contínua entre as três esferas de gestão. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os instrumentos básicos utilizados no PlanejaSUS:
Alternativas:
· a) Relatório de programação bianual e relatório de desempenho dos serviços de saúde.
· b) Avaliação qualitativa e monitoramento de processos de faturamento.
· c) Relatório de saúde municipal e regional e controle orçamentário.
· d) Programação orçamentária, relatórios de gestão semestrais e controle do faturamento e licitações.
· e) Plano de Saúde, Programação de Saúde e Relatórios de Gestão.
2) O PlanejaSUS é considerado um sistema de:
Alternativas:
· a) Programação orçamentária centralizada na gestão federal.
· b) Financiamento dos programas de promoção de saúde.
· c) Planejamento das verbas orçamentárias e gastos com saúde nos próximos 5 anos.
· d) Ação pontual da esfera federal e municipal.
· e) Ação de planejamento contínua e integrada entre todas as esferas de governo.
3) O Sistema Único de Saúde (SUS) é regido por princípios doutrinários. Quais são esses princípios?
Alternativas:
· a) Universalidade, individualidade e justiça.
· b) Universalidade, integralidade e equidade.
· c) Igualdade, regionalização e participação social.
· d) Hierarquização, centralização e equidade.
· e) Integração, equidade e participação social.
4) Entre as diretrizes do Sistema Único de Saúde inscritas no Capítulo 2, Seção 2 (da Saúde), artigo 198 da Constituição Federal de 1988, inclui-se a:
Alternativas:
· a) Participação da comunidade na gestão do SUS.
· b) Prioridade para o atendimento hospitalar.
· c) Centralização das ações de saúde no governo federal.
· d) Financiamento privado da saúde.
· e) Regulação do setor de saúde suplementar.
5) É um instrumento legal obrigatório, que reflete todas as diferentes realidades do país, assegurando cada princípio doutrinário e organizativo do SUS. Ele é único e contempla toda as ações nacionais de saúde, elaborado a cada quatro anos pela União. A qual instrumento nos referimos no texto acima?
Alternativas:
· a) Relatório de gestão da saúde.
· b) Programação dos serviços de saúde e gastos orçamentários.
· c) Plano de Saúde do PlanejaSUS.
· d) Estratégia operacional de saúde do Ministério da Saúde.
· e) Plano de ação e contingência do SUS.
6) A base inicial de qualquer planejamento reside na execução de um diagnóstico correto do contexto para a formulação de ações voltadas para cada realidade, garantindo assim metas e objetivos adequados. Em relação aos processos avaliativos, quais elementos compõem as avaliações em Saúde Pública?
Alternativas:
· a) As avaliações de desempenho geral por equipes de trabalho ao nível municipal e estadual e as avaliações específicas por categoria profissional e por indivíduo.
· b) A identificação de falhas na organização dos processos de atendimento dos serviços de saúde e dos responsáveis por elas.
· c) A estimativa anual de gastos com a saúde pública e a alocação de recursos em todas as esferas, priorizando as esferas federais e estaduais em detrimento da esfera municipal, uma vez que compõe a menor rede de serviços.
· d) A contabilização de atendimentos realizados nos últimos 12 meses em comparativo ao número de óbitos por doenças contagiosas, não-contagiosas e agravos não-transmissíveis.
· e) A avaliação das metas delineadas no Plano de Saúde e do cumprimento das mesmas, bem como os objetivos alcançados por elas e o impacto da implementação dessas medidas na situação de saúde da região investigada.
7) Conferências de Saúde são fóruns nos quais a sociedade civil tem participação por meio de representantes e a possibilidade de apontar problemas e necessidades de saúde da população. Esses representantes também propõem e votam nas melhores alternativas de resolução para os problemas apresentados. Essas conferências são importantes para:
Alternativas:
· a) Auxiliar a União, os Estados e Municípios na elaboração dos planos de saúde e contribuir nas definições de ações prioritárias.
· b) Estabelecer prioridades para a gestão da saúde à nível nacional de modo verticalizado e hierárquico, compreendendo planos de ações elaborados exclusivamente pelos órgãos da União.
· c) Propor estratégias de organização que priorizem a alocação de recursos financeiros onde a rede de atenção à saúde é mais concentrada, ou seja, à nível federal.
· d) Avaliar as condições de saúde da população a partir de diagnósticos situacionais para determinar as prioridades na gestão do SUS, levando em consideração apenas dados estatísticos dos sistemas de informação em saúde.
· e) Auxiliar as três esferas de governo na alocação de recursos financeiros para a gestão do SUS, determinando percentis exatos e valores máximos e mínimos a serem gastos pela União, pelos estados e pelos Municípios.
8) A descentralização é uma estratégia utilizada para garantir que o município seja o principal responsável pela saúde de sua comunidade. Nesse sentido, o que significa municipalizar?
Alternativas:
· a) Significa que os estados e a União não necessitam fornecer cooperação técnica e financeira para os municípios, uma vez que esses componentes devam ser obtidos a partir da própria gestão municipal.
· b) Significa transferir para os municípios a responsabilidade e os recursos necessários para exercerem plenamente as funções de gestão da saúde local, controlando os recursos financeiros, as ações e os serviços de saúde prestados em seu território.
· c) Significa que as funções de coordenação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria da saúde local são de responsabilidade dos municípios, porém a gestão financeira é de competência da União.
· d) Significa que a União e os estados não têm competência para gerir o SUS, uma vez que dependem da cooperação técnica e financeira dos municípios para garantir que os serviços de saúde da rede federal mantenham-se funcionando.
· e) Significa que o município é totalmente independente das outras esferas de governo na gestão do SUS, sendo capaz de coordenar, planejar, avaliar e auditar os serviços de saúde locais, sem a necessidade de cooperação das demais esferas.
9) Pacto pela Saúde designa um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuadas entre a União, os estados e municípios com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão a fim de alcançar a eficiência e a qualidade da assistência à saúde. O Pacto pela Saúde atua em três diferentes dimensões, são elas:
Alternativas:
· a) Pacto de Integralidade; Pacto de Universalidade; e Pacto de Equidade.
· b) Pacto de Financiamento do SUS; Pacto pela Saúde como Direito de Todos; e Pacto de Organização Econômica.
· c) Pacto de Reconstrução do SUS; Pacto de Participação Popular; Pacto de Defesa dos Direitos das Minorias.
· d) Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; e Pacto de Gestão do SUS.
· e) Pacto pela Gestão Social; Pacto pela Gestão Econômica; e Pacto pela Gestão Logística.
10) No ano de 2015 houve mudanças no sistema de benefícios previdenciários adotado pelo governo. Assim como a pensão por morte, o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o auxílio-reclusão tiveram alterações nas suas regras de concessão. Qual a principal alteração na concessão do auxílio-reclusão?
Alternativas:
· a) O benefício passa a ser pago as esposas dos presidiários, impedindo que eles tenham acesso ao dinheiro público, como ocorria anteriormente.
· b) Foi abolida a necessidade de contribuição por prazo mínimo de 12 meses para que o presidiário tenha acesso ao auxílio, sendo assim, agora não há carência.
· c) Foi determinado que, para ter acesso ao auxílio, o presidiário deve ter contribuído no mínimo 12 meses para o INSS (período de carência).
· d) Para o(s) descendente(s) do presidiário ter(em) acesso ao auxílio-reclusão, foi determinado que o presidiário deve ter contribuído no mínimo 24 meses para oINSS.
· e) O presidiário aposentado por invalidez passa a ter direito ao auxílio-reclusão no valor integral relativo ao mesmo valor pago em aposentadoria, ou seja, o valor é automaticamente multiplicado por 2

Continue navegando