Buscar

Avaliação de Biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESPIRITOSANTENSE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
BIOMEDICINA
PROVA INSTITUCIONAL
Prova de Introdução à Biomedicina – 1º PERÍODO – 1º BIM 2020/1
Professor: Fabrícia Villefort Santos Borges
	Aluno(a): Gleiciane Correa Dos Santos
	Turma: B3AN Especial
	Data: 16/04/2020
	
Nota:
1ª Questão 	 (4,00 pontos)
Durante o desenvolvimento de nosso trabalho na área da saúde, tanto no atendimento direto ao paciente ou nas atividades de apoio, entramos em contato com materiais biológicos, como o sangue, secreções e excreções tipo vômito, urina, fezes, sêmen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais que sempre vamos considerá-los infectantes.
Responda:
a) O que você entende por Biossegurança?
Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos que podem comprometer o ser humano e o meio ambiente.
b) Cite pelo menos cinco equipamentos de proteção à saúde,
Luvas, Máscaras, Aventais, óculos, Toucas.
c) Dê exemplos de doenças que podemos adquirir se não utilizarmos as medidas de segurança à saúde,
Problemas de visão, asma ocupacional, perda auditiva, distúrbios mentais, DORTs...
d) O que você entende por infecção?
Infecção é uma doença caracterizada pela presença de agentes infecciosos que provocam danos em determinados órgãos ou tecidos do nosso organismo causando febre, dor, eritema (vermelhidão), edema (inchaço), alterações sanguíneas.
2ª Questão 	(2,00 pontos)
Sendo você um futuro Biomédico, diga que área gostaria de trabalhar e como atua um Biomédico nessa área. 
Toxicologia Forense/Perícia Criminal. Destinada a observar, interpretar e descrever os elementos sensíveis, ou seja, vestígios encontrados no local dos fatos, no instrumento utilizado ou no corpo da pessoa, viva ou morta, tendo como objetivo vinculas pessoas às circunstâncias e ao evento de provável ou evidente interesse judiciário.
3ª Questão 	 (2,00 pontos)
Sabemos que o Código de Ética é de suma importância para o profissional Biomédico; diga com suas palavras qual a função e a importância do código de Ética para esse profissional.
A função do Código de Ética na profissão de Biomédico, tem como função auxiliar o profissional e deixa-lo ciente de suas obrigações, seus direitos e deveres. Respeitando leis e normas estabelecidas, respeitando seus colegas e outros profissionais. Com tudo o Profissional deve estar ciente do que não é permitido fazer em sua atuação como Biomédico, também deixar em alerta as punições que são recebidas por atos de infrações podendo ter até a cassação do diploma dependendo da gravidade cometida...
4ª Questão 	 (2,00 pontos)
O Biomédico, sendo um profissional de saúde, deve estar apto a desenvolver ações de diagnóstico, de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Fale sobre algum desses aspectos de uma doença apresentada em sala. 
Diagnóstico: Asma preexistente ou doença obstrutiva crônica (DPOC), exacerbadas pelo frio, exercícios ou substâncias irritantes no ambiente de trabalho. 
Para examinar um trabalhador suspeito de ter asma ocupacional, é necessário, primeiramente, estabelecer o diagnóstico de asma e depois buscar o diagnóstico de asma causada por exposição ocupacional. O propósito é o diagnóstico médico, e a relação com o trabalho deve ser demonstrada de modo bem objetivo. Se o propósito tiver objetivos epidemiológicos, os critérios necessários podem ser menos marcantes, o que por sua vez aumenta a sensibilidade da identificação de casos. O diagnóstico diferencial deve ser feito com as condições estabelecidas como: História compatível com exposição a agentes causais; Teste cutâneo e dosagem de IgE específica; Avaliação da Hiperreatividade Brônquica; Normal/ Reatividade Aumentada, dentre as demais condições.
 BOA SORTE!!!

Outros materiais

Outros materiais