Buscar

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - Prova Presencial - 2020/01 - ULBRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO – Prova Presencial – 2020/01 - ULBRA
1. Ao falarmos em organização escolar inclusiva, dizemos que deve seguir um modelo inovador em termos de
metodologias e de gestão, diferente das práticas adotadas na Escola Tradicional. Partindo desta afirmativa,
está correto afirmar:
C) uma escola que se diz inclusiva precisa aprender a trabalhar em parceria com diferentes segmentos escolares.
2. A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, considera-se pessoa com deficiência aquela que:
E) apresente impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
3. O Atendimento Educacional Especializado - AEE é previsto em todos os níveis educacionais, mas qual é o objetivo deste serviço? Assinale a alternativa correta:
A) Atendimento Educacional Especializado - AEE destina-se a garantir a permanência do aluno na escola regular, promovendo primeiro o acesso ao currículo, por meio de acessibilidade física como adaptações arquitetônicas, oferta de transporte, adequação de mobiliário e de equipamentos, acesso a sistemas de comunicação. Dado o acesso, como consequência, para o ensino em si, o AEE tem como finalidade também favorecer e a organização de materiais didáticos e pedagógicos, estratégias diferenciadas, instrumentos de avaliação adequados às necessidades do aluno para que, de fato, sua permanência na escola lhe proporcione desenvolvimento acadêmico e pessoal.
4. A ciência e a pesquisa em torno das pessoas com deficiência nas últimas décadas vêm traçando novos caminhos, garantindo inclusive direitos que a eles antes não eram nem mesmo cogitados. É possível afirmar que desta forma a pessoa com deficiência consegue garantir:
E) autonomia e qualidade de vida como qualquer outro cidadão na perspectiva da inclusão e acessibilidade.
5. Através das leituras e reflexões realizadas é possível afirmar que o processo de inclusão na escola se dá através:
I. Da empatia com o outro
II. Da sensibilidade às diferenças
III. Do discernimento para atender a individualidade
IV. Da preparação de capacitação do grupo para auxiliar no processo de inclusão
Estão corretas as alternativas:
E) II, IV
6. O uso das TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional, garantindo a
inserção na sociedade. As TICs e as tecnologias assistivas, são mecanismos de acesso a sociedade contemporânea, mas garante as pessoas com deficiência o acesso infinito a recursos com acessibilidade. Assim, com base no texto apresentado, conclui-se que:
A) as TICs e as tecnologias assistivas, garante o acesso e a troca de informação, promoção do sujeito e universalização do conhecimento através de métodos e recursos adaptados a toda a sociedade contemporânea.
7. Quando falamos a respeito da terminologia sobre deficiências, lembramos da importância do uso de uma linguagem correta e respeitosa em relação às pessoas com deficiências.
Leia as frases a seguir:
I. Aquela é uma criança normal, pois não é portadora de deficiência.
II. Sou professora de alunos com deficiência.
III. Joana é surda, mas não é retardada mental.
IV. "LIBRAS" é a Língua Brasileira de Sinais.
V. Cléber foi vítima de um acidente de carro e usa uma cadeira de rodas motorizada para se locomover.
Identifique formas CORRETAS de utilização dos termos acima:
A) II, IV, V.
8. O mundo do trabalho tem exigido profissionais capazes de ir além das suas atribuições convencionais para cada um dos cargos, demandando um perfil autônomo, capaz de transformar as dificuldades em potencialidades e acima de tudo um profissional que saiba agregar a equipe e desenvolver as tarefas de forma
colaborativa. Neste cenário, a pessoa com deficiência pode e deve adotar o mesmo perfil exigido pela empresa, inclusive buscando tecnologias assistivas para adaptar e suprir possíveis limitações profissionais, tornando-se um profissional polivalente, capaz de interagir em situações de constantes mutações. A fim de contribuir com isso, a educação profissional inclusiva tem:
B) apresentado à pessoa com deficiência, novas áreas profissionais ao estruturar programações diversificadas e articuladas por eixos tecnológicos, visando o desenvolvimento da empresa, mas sempre respeitando as condições individuais do sujeito, não o colocando em riscos, tão pouco deixando-o em funções menos favorecidas, simplesmente para o cumprimento das regras do Ministério do Trabalho.
9. Conforme a Lei Brasileira de Acessibilidade - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, o conceito de acessibilidade é:
C) a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
10. Ao colocar a pessoa à frente da deficiência, escolhemos um caminho mais alinhado à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Pensar em soluções específicas e exclusivas para as pessoas com deficiência não está de acordo com a perspectiva inclusiva. Além disso, a discriminação quando gera desigualdades é inaceitável. Ao encontrarmos uma placa de sinalização com diversos nomes e orientações que não possui alternativa em braile ou descrição sonora próxima, estamos diante de uma barreira:
C) barreira nas informações e comunicações.

Outros materiais