Buscar

Lista de exercício 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA 2 DE EXERCÍCIO
1. O que é a membrana celular e quais suas principais funções?
A membrana celular é uma membrana semi-permeável fina que abrange o citoplasma de uma célula. A sua função é a de defender a integridade do interior da célula, liberando certas substâncias para a célula, enquanto mantendo a outras substâncias.
2. Quantos e quais são os principais grupos lipídicos presente na membrana celular?
Existem 3 classes de lipídeos que compreende a membrana plasmática: fosfolipídeos, esteróis e glicolípides, que fosofolípides são os mais abundantes, via de regra. A molécula de lípide possui uma característica bioquímica essencial para formar uma bicamada estável, ainda que fluida. glicolípides , Eles são encontrados na superfície externa das membranas celulares, onde desempenha um papel estrutural para manter a estabilidade da membrana, além de facilitar a comunicação célula-célula atuando como receptores, âncoras de proteínas. Esteróis, São lipídios que possuem um núcleo esteroide composto por quatro anéis chamados cicloperidrofenantreno, o colesterol é o principal esterol de origem animal, cujo metabolismo tem grande importância na nutrição.
3. Qual a importância da fluidez da membrana?
A membrana é um fluido bidimensional a Capacidade de movimentação dos diferentes componentes da bicamada lipídica sendo assim, a Fluidez da membrana é importante para que esta desempenhe suas funções.
4. Qual a importância da proteína na membrana e cite sua classificação.
Atuam na maioria das funções especifica, são elas que verificam as propriedades funcionais, características de cada membrana. 
Proteína transmenbrana: penetram a bicamada lipídica e são anfipáticas proteína transmembrana de passagem exclusiva, e transmembrana de passagem múltipla. Podem ter funções de transportar íons, funciona como receptores ou como enzimas. Proteína periférica: se liga a superfície interna e externa da membrana plasmática através de vários mecanismos.
5. O que é o glicocalix?
é um revestimento estabelecido por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
6. Cite e localize duas especializações da mebrana.
Microvilosidades exibem uma estrutura igual aos dedos de uma luva, que se encontram na superfície do tecido epitelial de certas células epiteliais, tais como o Intestino delgado. Junções celulares localizada em quase todos os locais das membranas laterais das células epiteliais. Estas especializações da membrana celular podem ser exibidas em quase todos os tecidos de mamíferos, exceto no músculo esquelético.
7. O que é pH e qual sua importância? Como ocorre a classificação da escala do pH?
Exibi uma escala em que a solução neutra é igual a sete, os valores menores que sete exibem uma solução acida e os maiores que sete compõe uma solução básica. 
8. Qual a classificação do transporte de membrana?
Transporte passivo que ocorre entre duas soluções onde o objetivo é igualar as concentrações, ocorre sem gastos de energia e se divide em osmose e dois tipos de difusão.
Transporte ativo é o transpor de uma substancia de meio menos concentrado para um meio bem mais concentrado, contra o gradiente, que ocorre com gastos de energia.
9. Qual a diferença entre o transporte ativo e passivo?
Transporte ativo ocorre gasto de energia, transporte passivo ocorre sem gasto de energia.
10. Explane o que é osmose e difusão.
A osmose é o deslocamento de água que é exibido dentro das células através de uma membrana semipermeável. Esse deslocamento é realizado a partir de um meio com menor concentração de água para outro com maior concentração.
A difusão facilitada e a difusão simples é o transporte passivo de substâncias por entre a membrana celular. A exclusividade, que na difusão facilitada existe a assistência de proteínas, as permeases. Essas proteínas representam como carreadoras de substâncias, elas capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula.
11. Qual a classificação de como ocorre o transporte na membrana?
Podemos classificar o transporte na membrana verificando o gasto de energia que uma célula exibiu ao movimentar uma substância. O transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e o que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.
12. Desenvolva e responda corretamente 5 questões

Outros materiais