Buscar

Prova Trit II noite

Prévia do material em texto

Nome: __________________________________________________________
	Matrícula: ________________
	Disciplina: CCJ0031 / DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II
	Data: ___ /___ /______
	Período: 2020.1 / AV2
	Turma: 3001
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas.
Boa prova.
1ª) Supondo a criação de Lei n. XX, publicada em 27 de novembro de 2015, que alterou o valor venal de um certo veículo automotor, questiona-se: Quando será eficaz o aumento legal? Fundamente.
Resposta:
2ª) Em janeiro de 2014, a pessoa jurídica XYZ Ltda., com sede no Município A, prestou serviço de decoração e jardinagem no Município C e não recolheu o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). No entanto, em julho do mesmo ano, a empresa foi surpreendida com a cobrança administrativa do imposto pelos dois entes tributantes, ou seja, pelo município A e pelo município C. Sobre a hipótese, responda aos itens a seguir. A) A qual município o ISS é devido? B) Caso o contribuinte ajuíze ação consignatória com o depósito do montante integral, visando solucionar o conflito de competência entre os municípios A e C, os municípios poderão ajuizar execução fiscal visando à cobrança de ISS?
Resposta:
3ª) A pessoa física X ajuizou ação de indenização por danos morais em face da pessoa jurídica W Ltda., em razão da inclusão indevida do seu nome no cadastro de inadimplentes. A pessoa jurídica foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). A União, ao tomar ciência da condenação, lavrou auto de infração visando à cobrança de imposto sobre a renda da pessoa física, incidente sobre a indenização recebida. A pessoa física X apresenta impugnação ao auto de infração, que está pendente de julgamento.
Sobre a hipótese, responda aos itens a seguir.
A)  A indenização recebida pela pessoa física X está sujeita ao imposto sobre a renda? Fundamente.
B)  Na hipótese, a União poderá negar certidão de regularidade fiscal ao contribuinte?
Resposta:
4ª) O Estado Alfa editou duas leis relativas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ¿ ICMS. A primeira, com o objetivo de fomentar a indústria de uma determinada área e atrair contribuintes de outros Estados da Federação, concedeu redução da base de cálculo do ICMS para pessoas jurídicas que instalassem indústrias dentro daquela região, sem a deliberação dos outros Estados. A segunda, de abril de 2016, reduziu o prazo para recolhimento do ICMS.
Sobre a hipótese, responda aos itens a seguir.
A)  É legítima a redução de base de cálculo concedida pela primeira lei?
B)  A segunda lei está sujeita ao princípio da anterioridade?
Resposta:
5ª) JOSÉ MANUEL, proprietário de imóvel no Município do Rio de Janeiro, recebeu informações de seu contador dando conta de que é necessário dirigir-se à Secretaria Municipal de Fazenda para ser devidamente intimado do lançamento do IPTU, mesmo após a emissão do carnê pelo órgão municipal. Diante disso pergunta-se: assiste razão ao contador? A atividade administrativa de lançamento é discricionária ou vinculada?
Resposta:

Continue navegando