Buscar

Av2 terapia existencial e humanista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Como é entendida e qual é o papel dos existencialistas em relação a angústia?
 Resposta: A angústia não representa o medo da morte pela morte, mas representa a consciência de ter que viver mesmo diante da iminência da morte, da finitude. ou seja, uma existência que sempre se faz circundante e incompleta. Embora os pensadores tenham elaborado explicações distintas, suas reflexões iniciaram-se baseadas no ser humano em sua concretude.
2. Discorra sobre o ser saudável e o ser neurótico de acordo com Rollo May:
Resposta: Ser saudável: É proporcional à ameaça, sem repressão consciente e pode ser confrontada. Passamos por ela ao crescer e modificar nossos próprios valores, ou então em momentos de criação.
Ser neurótico: é desproporcional à ameaça, ocasiona a repressão e bloqueio ou negação na consciência. Acontece quando os valores são “empedrados”, nos recusamos a modificá-los e recusamos o crescimento e desenvolvimento, a mudança.
3. Como é visto o corpo na filosofia de Merleau-Ponty? 
Resposta: Para Ponty, nós não temos um corpo: somos corpos. O corpo humano, juntamente com a realidade externa, é a base da consciência; por essa razão, há um inseparável vínculo existencial entre o sujeito conhecedor e suas circunstâncias.
4. Como Merleau-Ponty considera o comportamento humano?
Resposta: Ele crítica a concepção de relações lineares e pontuais entre os elementos do mundo físico e a fisiologia do organismo, procurando mostrar que o organismo responde aos estímulos e se projeta no meio enquanto unidade vital, isto é, enquanto totalidade ou estrutura. Mais especificamente, a estrutura não se reduz à soma das partes, mas o significado de cada parte depende da estrutura de que participa.
5. Discorra sobre os temas "Essência" e "o ser no mundo"
Resposta: “Essência” Significa que não existe uma natureza que determine o que o indivíduo será. Ou seja, sua essência só é formada após existir. Ela é formada através de suas vivências e experiências, da sua liberdade e responsabilidade de fazer escolhas.
“O ser no mundo”
 Entender a pessoa como um "ser-no-mundo" é diferente de olhar para seus aspectos meramente naturais, fisiológicos ou ideais, mas compreender que cada pessoa desenvolve diferentes significados e valores de acordo com o tempo e o espaço.

Continue navegando