Buscar

AD1 BIOQ 2019 2

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A) ΔH = produtos – reagentes
 o ΔH será negativo (- 15kcal/mol)
 Então a reação é exotermica , porque o produto é maior do que o reagente.
B) Δ H = Δ H - TΔ S
 Δ G= ( -10,3 +3,3)
 Δ G = -7 - ( - 3,5 )
 Δ G = - 3,5
O ΔG é menor que zero, então a reação sera espontânea
QUESTÃO 2
 
Há 4 principais mevanismos de regulação do metabolismoo.
CONTROLE DOS NIVEIS DAS ENZIMAS – A concentração das enzimas intracelulares são diferentes, e dependem basicamente das suas velocidades de sintese e degradação, o nivel da maioria das enzimas é controlada predominantemente pela alteração da velocidade de transcrição dos genes que os codificam.
CONTROLE DAS ATIVIDADES ENZIMATICAS - Pode ser controlada de duas formas: pela interação com o ligante, controle alosterico, que esta relacionado a qualquer alteração na estrutura terciaria ou quartenaria de uma enzima, sendo induzida por uma molecula ligante. E pela modificação covalente de sua molecula que geralmente esta associada com regula~ção em cascata, uma enzima ativa a outra até atuar no substrato.
CONTROLE POR COMPARTIMENTALIZAÇÃO - Em geral a via de sintese de uma molecula acontece em um compartimento celular diferente da via em que aocorre a sua degradação, facilitando a regulação da via.
CONTROLE POR REGULAÇÃO HORMONAL - O organismo coordena diversas atividades em diferentes niveis de organização por meio de sistemas complexos de sinalização envolvendo mensageiros quimicos, os hormonios. Ha diversas funçoes moduladas pelas ações combinadas de hormonios, tais como mudanças na concentração de uma enzima, na permeabilidade da membrana por um substrato.
QUESTÃO 3
Atraves do acoplamento das reações. As reações acopladas pode tornar possível uma reação termodinamicamente desfavorável. O processo substitui a reação desfavorável por duas reações favoráveis. Na primeira etapa o ATP reage para formar um intermediário rico em energia. Na segunda etapa, o intermediário libera essa energia para a formação do produto.
QUESTÃO 4
As fases são : etapa de investimento e de pagamento.
Na etapa de investimento, encontran-se 5 reações que culminam com a transformação da glicose em duas moleculas de gliceraldeido 3 fosfato.
Na etapa de pag
amento, começam a partir de duas moleculas de gliceraldeido 3P. As duas meleculas de gliceraldeido 3P serão convertidos em duas moleculas de piruvato, o produto final do processo de quebra parcial da glicose.
A celula prepara a molecula de glicose na primeira fase, para ser reconhecida e utilizada na segunda etapa.4
QUESTÃO 5
R1 – glicose para glicose 6P , enzima hexoquinase 
R2 – glicoser 6P em frutose 6P, enzima fosfoglicose – isomerase
R3 – frutose-6P para frutose 1,6-bifosfato, enzima fosfofrutoquinase 
R4 – frutose -1,6- bifosfato, gerando hihidroxicetona fosfato e gliceraldeido 3-fosfato, enzima aldolase
R5 – dihidroxicetona-P para gliceraldeido -3, enzima triose-fosfato
R6 – gliceraldeido 3P para 1,3 bifosfoglicerato, enzima gliceraldeido 3 desidrogenase
R7 – 1,3-biP-glicerato perde fosfato, formando ATP, enzima fosfoglicerato 
quinase
R8 – 3P-glicerato forma 2P-glicerato, enzima fosfoglicerato mutase
R9 – formação do fosfoenolpiruvato, enzima anolase
R10 – fosfoenolpiruvato perde fosfato, formando ATP, enzima piruvato quinase.
QUESTÃO 6
O sentido deste fenômeno é a geração de energia para as celulas do corpo, atraves da degradação da molecula de glicose. Seu comportamento oscilatorio se da pela concentração de ATP nas celulas pois, quando há quantidade suficiente de ATP, a via tem sua velocidade reduzida, devido a não necessidade de produção de ATP naquele momento.
QUESTÃO 7
QUESTÃO 8
A) A acumulação de ácido láctico leva aos sintomas do envenenamento por trematol. O exercício físico aumenta a produção de ácido láctico pelos músculos.
B) A incapacidade de metabolizar o ácido láctico no fígado, causada pelo trematol, leva ao acúmulo de ácido láctico no sangue, diminuindo o seu pH 
QUESTÃO 9
A) – tiamina pirofosfato (TPP)
		Flavino Adenina Dinucleotideo (FAD)
	Coenzima A (COA)
		Nicotinamida Adenina Dinucleotideo (NAD)
	Acido Lipoico 
B) B1, B2, B3, B5
C)Matriz mitocondrial
D) via glicolitica

Continue navegando