Buscar

Moda Barroca: Elegância e Simplicidade

Prévia do material em texto

BARROCO
Como continuidade do processo antropocêntrico advindo com o Renascimento, o século XVII trouxe para a humanidade a revolução científica. Desse novo pensamento, surgiu na Itália o estilo barraco que se expandiu em toda a Europa e consequentemente pelo mundo. 
No cenário político e econômico está acontecendo à luta pelo poder entre os países Espanha, França e Inglaterra em cenário com a revolução cientifica e a transformação intelectual.
A indumentária do estilo barraco elimina a farthingale e consequentemente o rufo até então que era alto e composto pelo excesso de volume se transforma em uma gola caída, e os exageros das épocas anteriores nesse período e trocado pela simplicidade e elegância, saindo de moda qualquer excesso. 
A moda feminina do barroco é marcada pela cintura fina e no lugar, saias fartas, porém sem farthingale, o uso do chemise na parte de baixo, meias de sedas, uso de rendas nos punhos e golas, encurtamento das mangas. Os tecidos eram os veludos, brocados e rendas nas cores vermelho – cereja, vermelho – escarlate, azul escuro e o branco. 
As mulheres do barroco faziam uso do penteado denominado de la fontange e principalmente das moscas da beleza. Nos sapatos faziam uso de saltos altos com frente alta, as joias eram pérolas e outras pedras preciosas. 
A moda masculina não sofreu tantas mudanças com a transição de período. O uso de rendas em golas e punhos ficou sendo utilizadas na indumentária masculina. As camisas eram de mangas compridas com amarração nos punhos formando um laço, o gibão se tornou mais largo e consequentemente mais comprido, os calções ficaram abaixo dos joelhos. No que tange ao vestuário o paletó era usado desabotoado para a exibição da camisa interna. Outro item de extrema importância do período barroco para moda dos homens foi o uso do cravat que era uma espécie de lenço amarrado no pescoço e com uma forma amarrotada, nos calçados o uso da bota. Os cabelos eram longos ou utilizavam as perucas, muitos faziam uso de chapéus bem adornados com plumas. O excesso da moda masculina foi gradativamente sendo extinto em meados dos anos de 1680.

Continue navegando