Buscar

censo escolar AtividadeFinal 19 06 2020

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE
CENSO ESCOLAR
ATIVIDADE FINAL
CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
GEANE SOUZA CORDEIRO
BOA VISTA, RR – 19 de JUNHO de 2020.
1 INTRODUÇÃO
Este assunto vem abranger sobre o sistema nacional de educação vem sido discutida há alguns anos, principalmente a partir do PNE, isso vem gerando grandes debates no âmbito educacional. A partir da Reforma educacional dos anos 1990, e em especial com o FUNDEF em 1997, o Estado brasileiro, por meio do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tem constituído cada vez mais, instrumentos de controle e regulação. Entre essas estruturas, está o CENSO ESCOLAR.
O Censo escolar é de suma importância para a definição de políticas públicas e programas educacionais como o FUNDEB, Programa Nacional de Merenda Escolar, PNLD, Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação. Sendo um componente que possibilita definição de políticas educacionais e de gestão democrática. Este trabalho se propõe a discutir o censo escolar, no contexto do federalismo e da democratização da educação básica.
2 CENSO ESCOLAR
Com a criação do Ministério da Educação e Saúde, foi adotado normas para a padronização e aperfeiçoamento de estatísticas da Educação Brasileira. A partir da Lei nº 378, em 1937, foi criado o serviço de estatística da educação e saúde. Em 1987, a realização do levantamento passou para a secretaria de planejamento (Seplan/MEC), cujo objetivo seria uma aproximação com as unidades da federação, isso resultou na implantação de centros de estatísticas em todas as secretarias de educação do país.
Anos depois , em 1995, acontece um novo processo de recuperação das estatísticas educacionais, com a elaboração do projeto de criação do SIED que é constantemente atualizado. A partir da LDB 9394/96 e emenda constitucional 14/97, surge a necessidade de um novo tipo de controle por parte do governo federal para a implantação de novas políticas o que estrutura o Censo Escolar e a partir dele são estabelecidas as políticas de correção dos desequilíbrios regionais e de promoção da equidade na oferta do ensino público (DINIZ, 1999, p. 156).
Anualmente, todas as escolas de educação básica que compõem os sistemas de educação nacional seja ela pública ou privada realizam em parcerias com as Secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal o censo escolar.
Em cada unidade de ensino é o diretor ou alguém indicado por ele que disponibiliza os dados. Para acessar o sistema Educacenso o responsável pelo preenchimento do questionário do Censo Escolar é obrigado a declarar, sob as penas da lei, serem verdadeiras as informações prestadas, mediante assinatura e fornecimento do número do seu CPF.
2.1 Objetivos do Censo Escolar
A tabela a seguir mostra quais objetivos e seu detalhadamento a serem alcançados com o censo escolar. 
	1. Reunir informações para a elaboração de análises e descrições do Sistema Educacional Brasileiro.
	Com os dados coletados, é possível conhecer mais detalhadamente as diferentes realidades educacionais, identificando as peculiaridades de cada escola, e também acompanhar as mudanças ao longo do tempo.
	2. Obter informações sobre a Educação Básica, para subsidiar a elaboração, o planejamento, a execução e o acompanhamento de políticas públicas educacionais.
	Quando as condições reais da Educação são conhecidas, as políticas públicas podem ser direcionadas para resolver mais rapidamente questões adversas.
	3. Coletar os dados necessários para o repasse de recursos dos programas federais.
	As informações coletadas por meio do Censo Escolar da Educação Básica servem de base para subsidiar o repasse de recursos dos programas federais. O recurso do Fundeb, por exemplo, é repassado para as secretarias de educação. (Portaria n° 316, de 04 de abril de 2007).
	4. Produzir, com os dados coletados, indicadores educacionais comparáveis internacionalmente, contribuindo para a discussão sobre a qualidade da Educação Básica.
	A troca de informações e experiências entre os países envolvidos permite o aperfeiçoamento e o fortalecimento dos sistemas de coleta de dados e avaliação da Educação Básica.
	5. Coletar e atualizar informações educacionais para subsidiar o processo de avaliação da Educação Básica realizada pelo Inep.
	Os dados coletados e atualizados servem de base para a realização da avaliação da Educação Básica, como por exemplo: Prova Brasil, Saeb, ANA e Enem.
	6. Permitir e facilitar o controle social realizado pela sociedade civil.
	Com a divulgação dos dados coletados por meio do Censo Escolar, os cidadãos podem acompanhar a execução das políticas públicas e a distribuição dos recursos financeiros.
3 PLANO OPERACIONAL
O Censo Escolar da Educação Básica é realizado por meio do Sistema Educacenso em duas etapas.
Primeira etapa: na coleta da Matrícula Inicial, é realizada ampla publicidade quanto aos prazos para o preenchimento do Censo Escolar, que se divide em cinco períodos: 
· O primeiro período consiste na coleta das informações escolares, iniciado com a abertura do Sistema Educacenso aos usuários e com duração prevista de 60 dias.
· O segundo período visa a efetuar eventuais correções, exclusões e inclusões de informações, iniciado após a publicação preliminar dos dados no Diário Oficial da União – DOU e com duração de 30 dias.
· O terceiro período estabelece um prazo para as verificações dos dados processados após o período de retificações pelas coordenações estaduais do Censo Escolar.
· O quarto período estabelece o prazo para confirmação ou desconsideração de matrículas duplicadas diretamente no módulo de confirmação de matrícula pelos gestores escolares.
· O quinto período, por fim, consiste na realização das verificações finais dos dados processados após análise e correção de inconsistências no Sistema Educacenso pela equipe do Inep.
Segunda etapa: no início do ano seguinte à coleta da Matrícula Inicial, é disponibilizado para o usuário, no Sistema Educacenso, o módulo Situação do Aluno. Por meio deste módulo são coletados os dados de movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) e de rendimento escolar (aprovado ou reprovado) dos alunos cadastrados no Censo Escolar durante a Matrícula Inicial. A coleta do módulo Situação do Aluno subdivide-se em dois momentos:
· No primeiro momento, o módulo é disponibilizado para preenchimento, durante 30 dias. Após o encerramento desse período os dados são divulgados em relatórios disponibilizados no Sistema Educacenso, para conferência pelos gestores municipais e estaduais de educação.
· No segundo momento, o módulo é reaberto por quinze dias para as retificações necessárias.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que para obter um retrato fidedigno da educação brasileira, todos os anos o Ministério da Educação realiza o Censo Escolar. Desta forma, o aperfeiçoamento do Censo Escolar anual trouxe pelo menos dois benefícios imediatos para a educação brasileira. Em primeiro lugar, permitiu maior equidade na distribuição dos recursos ao oferecer como critério o número de alunos atendidos pelas respectivas redes municipais e estaduais e segundo lugar permitiu uma visão ais ampla da realidade educacional brasileira.
O acompanhamento da declaração dos dados no Censo Escolar permite verificar se as informações declaradas realmente representam a realidade do município ou não e pode ser feito por qualquer pessoa devidamente cadastrada no sistema.
Através do censo fica claro que o Governo Federal dispõe de dados que permitem visualizar a realidade educacional de cada município garantindo assim informações que garanta políticas públicas de apoio à educação, é preciso lembrar o Censo Escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. Este trabalho nos fornece uma visão estratégica por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino.
5 REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Curso Censo Escolarda Educação Básica Sistema Educacenso (Caderno de Estudos) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância – 1ª ed. – Brasília: MEC, FNDE, 2016. 158 p.: il. color. – (Formação pela Escola).
CENSO ESCOLAR da educação Básica. IBGG. Disponível em:< http://www.ibge.gov.br/projetos/ comite_estatisticas_sociais/?page_id=98>.Acesso em: 19 jun. 2020.
DINIZ, Edna Maria Vieira. O Censo Escolar. RBEP, Brasília, v.80, n. 194, p. 156-166
Ministério da Educação (MEC).Censo Escolar da Educação Básica 2015 (Caderno de Instruções) Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Brasília-DF, JUNHO,2015.

Continue navegando