Buscar

passe direto

Prévia do material em texto

Usuário
	
	Curso
	2020.1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO [EAD20 - B2]
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	17/06/20 09:43
	Enviado
	17/06/20 10:23
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	39 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante a segunda metade do século XVIII, a Coroa Portuguesa sofreu a influência dos princípios iluministas com a chegada de Sebastião José de Carvalho aos quadros ministeriais do governo de Dom José I. Mais conhecido como Marquês de Pombal, teve como grande preocupação modernizar a administração pública de seu país e ampliar ao máximo os lucros provenientes da exploração colonial, principalmente em relação à colônia brasileira.
 
Disponivel em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/reformas-pombalinas.htm
Acesso em 14 de julho de 2019.
 
Considerando as afirmativas a seguir, no que tange a Reforma Pombalina e a expulsão dos jesuítas, quais estão corretas:
 
I. O subsídio literário era uma imposto cobrado sobre a produção do vinho e da carne.
II. O Marquês de Pombal era ministro de Estado em Portugal e suas reformas objetivavam adaptar Portugal e todas as suas colônias ao mundo moderno.
III. Ainda que a mão de obra para o ensino continuasse a ser aquela formada pelos jesuítas, nasceu o esboço inicial do que podemos chamar de ensino público.
IV. A partir de 1759 o Estado passa a assumir a educação tanto em Portugal como no Brasil.
 
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: “Ainda que a mão de obra para o ensino continuasse a ser aquela formada pelos jesuítas, nasceu o esboço inicial do que podemos chamar de ensino público, ou seja, um ensino mantido pelo Estado e voltado para a cidadania enquanto noção que se articularia ao Estado e não mais um ensino atrelado a uma ordem religiosa que, de fato, como denunciou Pombal, estava tendo preponderância sobre o Estado” (Ghiraldelli, 2009, p.4).
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante o reinado de Dom José I, um novo ministro inspirado por doutrinas de tendência iluminista empreendeu diversas mudanças na administração portuguesa. Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial. A Reforma Pombalina que expulsou os jesuítas do Brasil e de Portugal representa um importante marco para a História da Educação. A partir da eliminação dos colégios jesuíticos, muitas incertezas estiveram presentes até que, em 1759, um Alvará instituiu as aulas régias.
 
Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/reformas-pombalinas.htm Acesso em 13 de julho de 2019. (Adaptado)
 
O que podemos afirmar a respeito dessas aulas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As aulas régias marcam o surgimento do ensino público laico.
	Resposta Correta:
	 
As aulas régias marcam o surgimento do ensino público laico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Quem ministrava as aulas eram professores contratados por meio de concursos públicos, porém, sem a necessidade de comprovar nenhuma formação. Eles deviam apenas obter bons resultados nos testes de aptidão e ter bons antecedentes.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Comenius foi uma significativa liderança religiosa no contexto em que viveu, de 1592 a 1670. Ele era devotado seguidor de Jan Huss e, predecessor do filósofo Jean Jacques Rousseau, foi o criador da Pedagogia Moderna. Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito "Ensinar tudo a todos", o qual resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória.
Disponivel em: https://www.infoescola.com/educacao/a-pedagogia-de-comenius/ Acesso em 15 de julho de 2019.
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta por elas.
 
I. A organização escolar proposta por comenius propunha instrução em todas as coisas, capazes de tornar o homem sábio e piedoso.
PORQUE
II. O homem está inserido no mundo, sendo que seu fim último é a eterna bem-aventurança com Deus devendo ser preparado por meio da instrução, virtude e piedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
 
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Na concepção educacional de Comenius, todas as pessoas devem ter acesso à educação, pois ele vê o homem como a mais esplêndida criatura já criada e como tal deve ser instruído: “Todos tem a tarefa de formar homens, devem educá-los de tal forma que vivam lembrados de sua dignidade e de sua excelência: que procurem, pois orientar seus esforços para esse supremo fim. A educação era, assim, o caminho para se chegar à libertação e à salvação de todos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Mais que uma filosofia, é um método de aprendizado que, além da consulta do saber estabelecido, usa a razão e a experimentação empírica para chegar à conclusão” (Terra, 2014, p.40). O trecho se refere a qual período histórico Europeu?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Renascentismo.
	Resposta Correta:
	 
Renascentismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: De acordo com Terra (2014), o humanismo é o principal valor cultivado no renascentismo.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Renascimento surge primeiramente na Itália entre os séculos XIV e XVII. O termo significa “nascer de novo” e remete à retomada dos elementos da cultura greco-romana.
 
Considerando esse período histórico, é correto afirmar que:
 
I. A razão era a forma pela qual o conhecimento podia ser adquirido e isso deu muita força para as áreas de ciências e matemática, pela exatidão que utilizavam para explicar as coisas.
II. A educação era baseada na teologia, sendo que os currículos eram determinados sempre pelos cleros.
III. O crescimento econômico neste período foi muito significativo e ocorreu a partir das atividades naval, comercial e urbana.
IV. Foi nesse período que houve a queda da classe social burguesa, que sucumbiu à primeira disputa com o feudalismo.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A razão era a forma pela qual o conhecimento podia ser adquirido e isso deu muita força para as áreas de ciências e matemática, pela exatidão que utilizavam para explicar as coisas.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Renascimento surge primeiramente na Itália entre os séculos XIV e XVII. O termo significa “nascer de novo” e remete à retomada dos elementos da cultura greco-romana. Considerando esse período histórico, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A razão era a forma pela qual o conhecimento podia ser adquirido e isso deu muita força para as áreas de ciências e matemática, pela exatidão que utilizavam para explicar as coisas.
	Resposta Correta:
	 
A razão era a forma pela qual o conhecimento podia ser adquirido e isso deu muita força para as áreas de ciências e matemática, pela exatidão que utilizavam para explicar as coisas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Alguns autores apontam como característica importante desse período a mudança do teocentrismo para o antropocentrismo. No primeiro caso, tudo era explicado e justificado pela ação divina. Com a mudança, passamos a ter o ser humano como agente de interação e transformação nessa relação com o mundo.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Como a Revolução Francesa não teve apenas porobjetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade, ela teve de ver-se a braços a um só tempo com todos os poderes estabelecidos, arruinar todas as influências reconhecidas, apagar as tradições, renovar costumes e os usos e, de alguma maneira, esvaziar o espírito humano de todas as idéias sobre as quais se tinham fundado até então o respeito e a obediência.”(...)
 
(TOCQUEVILLE, A. O antigo Regime e a Revolução. Brasília, Ed UNB, 1989) Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/revolucao-francesa.htm Acesso em 14 de julho de 2019.
 
Considerando as três fases de intervenção sobre a escola durante a revolução francesa, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A primeira fase é marcada pela reorganização de um quadro orgânico da educação pública.
	Resposta Correta:
	 
A primeira fase é marcada pela reorganização de um quadro orgânico da educação pública.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Primeira fase: De 1791-1792 é marcada pela reorganização de um quadro orgânico da educação pública. Nesta fase, são fixados os princípios da pedagogia revolucionária: instrução pública para todos, administrada pelo Estado, de caráter laico e livre, destinada a formar o cidadão fiel às leis e ao Estado.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	No século 16, na Europa central, foi iniciado um movimento de renovação da Igreja cristã denominado Reforma Protestante. Já no final da Idade Média
vários fatores contribuíram para que isso ocorresse: a formação dos Estados Nacionais ou as modernas nações européias, com toda a descentralização política e com príncipes limitando a autoridade do Imperador e com forte tensão entre o Estado e a Igreja.
 
Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/
Acesso em 15 de julho de 2019.
 
A respeito da Reforma Protestante, ocorrida durante o período do Renascimento Europeu, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Um dos resultados práticos da reforma protestante foi o surgimento de sistemas de escolas controladas e mantidas pelo Estado.
 
	Resposta Correta:
	 
Um dos resultados práticos da reforma protestante foi o surgimento de sistemas de escolas controladas e mantidas pelo Estado.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A partir desse movimento, Lutero tomou algumas medidas que influenciam até hoje a educação, entre eles o modelo de ensino público que serviu como base para a constituição das escolas públicas atuais.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial. Os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado às escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país. Padre Manoel da Nóbrega e mais dois jesuítas é que iniciaram o processo de catequese e instrução no Brasil. Como eram poucos, os que aqui chegaram criaram as escolas de ordenação, responsáveis por formar mais padres.
Disponivel em:  https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/jesuitas.htm
Acesso em 13 de julho de 2019. (Adaptado)
 
A respeito do processo de educação nesse período, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os jesuítas levaram instrução para as pessoas, o que era uma função secundária dessas instituições.
	Resposta Correta:
	 
Os jesuítas levaram instrução para as pessoas, o que era uma função secundária dessas instituições.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Nessas escolas, com um planejamento adaptado para cada local, os jesuítas levaram instrução para as pessoas, o que era uma função secundária dessas instituições.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na segunda metade do século XVIII, a presença dos jesuítas no Brasil sofreu um duro golpe.Todo desenvolvimento da missão dos jesuítas, seja catequizando, seja ensinando as primeiras letras, seguiu até 1759 quando o Marquês de Pombal, além de expulsá-los, acabou com as escolas criadas e instituiu o desenvolvimento das aulas régias.
 
Qual das alternativas a seguir condiz com o motivo da expulsão dos jesuítas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Adaptar Portugal e todas as suas colônias ao mundo moderno.
	Resposta Correta:
	 
Adaptar Portugal e todas as suas colônias ao mundo moderno.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: “Ainda que a mão de obra para o ensino continuasse a ser aquela formada pelos jesuítas, nasceu o esboço inicial do que podemos chamar de ensino público, ou seja, um ensino mantido pelo Estado e voltado para a cidadania enquanto noção que se articularia ao Estado e não mais um ensino atrelado a uma ordem religiosa que, de fato, como denunciou Pombal, estava tendo preponderância sobre o Estado” (Ghiraldelli, 2009, p.4).
	
	
	
Quarta-feira, 17 de Junho de 2020 10h25min06s BRT

Continue navegando