Buscar

Resenha Ética e responsabilidade social

Prévia do material em texto

ALUNA: KELLY GIL SANCHES
CURSO: TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
DISCIPLINA: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
Resenha: Ética e responsabilidade social
O presente trabalho trata-se de uma Resenha referente a junção de textos e vídeo aulas apresentadas na disciplina “Ética e Responsabilidade social”, onde aborda-se conceitos   e aplicações   teóricas e históricas concernentes à responsabilidade social empresarial – SER  e  sua  relação  com  a Ética social.
Para compreender o contexto ético social e empresarial, devemos primeiramente, falar sobre moral. A moral tem relação fundamental com o desenvolvimento da sociedade. Ela estabelece as regras e costumes, e é a base da ética. Faz com que a ética defina e transforme estas regras e costumes em um agir que fundamenta a vida em sociedade, e molda o caráter.
Ética é o conjunto de modelos morais que guiam o comportamento humano, tanto nos negócios, quanto na sociedade, construindo o próprio caráter em prol do bem estar de todos. A ética se manifesta de acordo com as regras e costumes da comunidade em que o ser humano está inserido. É o agir moral que que nos acompanha durante a vida. Se inicia na comunidade familiar, passa pela escolar e, quando adulto, necessita também vivenciar a ética empresarial.
A globalização e a interdependência entre sociedades nas mais diversas vertentes: economia, política, social, ambiental, entre outras, leva a que cada vez mais o conceito de ética nos negócios assuma um papel de extrema importância em qualquer organização, pelo que é imperativo a conscientização de todos os profissionais, independentemente da natureza da profissão que exercem, para cumprimento de princípios éticos. Existe cada vez mais o interesse acrescido pela ética em geral e pela ética nos negócios, particularmente por parte das universidades, empresas, organismos sócio profissionais, etc. 
Ao longo da história sempre tem se falado de moral, ética, responsabilidade social em muitos âmbitos, mas atualmente, estes termos tem vindo a ganhar dimensão na vida empresarial. Trata-se do “marketing social”, onde uma organização procura identificar as necessidades dos consumidores e dar-lhes resposta através de produtos uteis que estes prefiram aos dos concorrentes e que contribuam para o seu desenvolvimento, bem como da sociedade em que se inserem. Partindo deste principio, empresas e organizações estão apresentando cada vez mais interesse nesta configuração de trabalho. Para isto, as empresas que pretendem trabalhar com ética e responsabilidade social não podem se limitar apenas a seus interesses particulares, mas devem ampliar seus interesses em razão do bem estar coletivo, se importando e trabalhando para que haja mudanças benéficas em relação aos impactos sociais e ambientais.
O objetivo principal apresentado por esta proposta de trabalho é melhorar a qualidade de vida no planeta. Sendo assim, as empresas estão, cada vez mais, assumindo um modelo ético, social e ambiental, em virtude das serias questões sociais e ecológicas enfrentadas pela população e pelo planeta.
Para que isto ocorra, as empresas estão inserindo programas sociais na cultura e na missão de suas organizações. Este novo modelo de trabalho faz com que tanto a empresa quanto seus colaboradores adotem uma nova visão de trabalho voltada para a ética e a responsabilidade social, abrindo um leque de interesses, deixando de ser apenas um agente econômico que visa somente lucros, para também ser um agente social, assumindo uma parcela de responsabilidade pela melhoria da população, bem como, do planeta.
Desta forma, as empresas com responsabilidade social, além de participar de forma mais direta das ações comunitárias e reduzir os danos ambientais resultantes de suas atividades, tornam-se parceiras e corresponsáveis pelo desenvolvimento social. 
Conclui-se que empresas que atuam com responsabilidade social são bem vistas pela sociedade. Estas politicas éticas levam as empresas ao sucesso, devido ao marketing positivo e a visibilidade alcançada, pois os consumidores dão maior atenção as empresas que trabalham com projetos sociais e ambientais. Assim como, ganha maior confiança, tanto de seus clientes, quanto de seus colaboradores.

Continue navegando