Buscar

Avaliação AOL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Viviane Oliveira Pizaforte dos Santos
Nota finalEnviado: 19/06/20 15:58 (BRT)
Pergunta 1
Segundo Douglas Cesar Lucas, os direitos humanos, na posição de universais não homogeneizadores, precisam justamente reconhecer a existência de uma moralidade que impõe reciprocidade de comportamentos a todos os indivíduos e instituições como condição de possibilidade para serem freadas as diferenças que conduzem à desigualdade excludente ou, mesmo, à homogeneização que inviabiliza o aparecimento das diferenças. Segundo o texto, assinale a alternativa correta.
Apresenta a Educação em Direitos Humanos como importante ferramenta para combater as desigualdades sociais que muitas vezes levam a intolerância. Resposta correta
Pergunta 2
Podemos citar como indicadores da metodologia pedagógica eficaz a ser trabalha em Educação em Direitos Humanos, os seguintes pilares:
1. Conhecimento, Fundamentos Argumentativos, Aplicação Social. Resposta correta
Pergunta 3
A contribuição da educação superior na área da educação em direitos humanos implica a consideração dos seguintes princípios, exceto:
2. Lançamento de formadores de opinião com intuito isolado de promover a capacitação técnica e melhorar o faturamento individual de cada profissional, com a finalidade de melhorias no IDH. Resposta correta
Pergunta 4
O Texto: “Para tanto, é necessário compreender as crianças, adolescentes e jovens que frequentam a escola como alunos e estes como sujeitos de direitos, isto é, percebê-los a partir do seu ponto de vista, com seus interesses, necessidades, concepções do contexto sociocultural em que se encontram imersos, com distintos modos de olhar e dar sentido ao mundo em que vivem por meio de suas ações, pensamentos e palavras, e não apenas do ponto de vista dos adultos.” (MEC, Caderno Pedagógico, Direitos Humanos, p.16). Referente a esse texto, assinale a alterativa que corresponde a sua ideia central em articulação com os objetivos da educação em direitos humanos:
3. O texto coloca a criança como protagonista, agente ativo de seu processo educativo na escola, consciente de seus direitos e dos direitos do outro. Resposta correta
Pergunta 5
São princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, exceto:
4. A formação isolada da matriz curricular e desenvolvimento avaliativo disciplinar.  Resposta correta
Pergunta 6
Assinale a alternativa que NÃO apresenta objetivos do PNEDH:
5. Identificar e Apresentar questões relativas à mudança de pensamento social.    Resposta correta
Pergunta 7
Temos como exemplo de situação em que a Educação em Direitos Humanos visa combater:
6.  Intolerância religiosa, ocasionado por litígio entre duas comunidades religiosas distintas.  Resposta correta
Pergunta 8
No texto: “Parecia-nos, deste modo, que, das mais enfáticas preocupações de uma educação para o desenvolvimento e para a democracia, entre nós, haveria de ser a que oferecesse ao educando instrumentos com que resistisse aos poderes do “desenraizamento”, de que a civilização industrial a que nos filiamos está amplamente armada. Mesmo que armada igualmente esteja ela de meios com os quais vem crescentemente ampliando as condições de existência do homem. (FREIRE, 2002, p. 97)”. Assinale a alternativa que dialoga com o pensamento do referido autor :
7. A educação como ferramenta que, busca apresentar soluções em face de situações problemas. Resposta correta
Pergunta 9
Considerando as propostas apresentadas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, compreendemos as ações programáticas para cada grau de ensino. Considerando o enunciado, assinale a alternativa que NÃO corresponde às ações programáticas para o Ensino Básico.
Ocultar opções de resposta 
8. Construir sistema de aprisionamento de alunos para que replique ideais de posicionamento político. Resposta correta
Pergunta 10
A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões, EXCETO:
9. Fortalecimento da ideologia de imposição de pensamento filosófico mediante desacordo entre duas comunidades. Resposta correta

Outros materiais